3 dicas para evitar a fadiga de marca

Se você bombardeia seu cliente com e-mails e conteúdos genéricos, talvez seja hora de parar e analisar se ele não está ficando cansado de você!

Você sabe o que é fadiga de marca? Sabe quando você fica algumas horas sem olhar seu e-mail e quando você abre tem dezenas de novas mensagens de ofertas e promoções? Aposto que você não lê todos eles e geralmente, a maioria vai para lixeira sem sequer serem abertos.

Com o volume de informações que recebemos diariamente, precisamos criar uma forma de otimizar nosso dia e as informações que chegam até nós. Geralmente, criamos algum filtro nos nossos emails, ou simplesmente guardamos somente aqueles que, de alguma forma, podem ser útil.

Esse é o segredo: como ser útil em tempos de abundância de informações?

Ser relevante para seus clientes entendendo o que eles querem e precisam, é a única forma de criar laços relevantes com eles. A parte boa é que não é tão difícil assim. Dá uma olhadinha nas dicas:

1) Não seja chato

A melhor forma de evitar a fadiga de marca é entregar ao seu público o que ele realmente quer e com a frequência que ele optou receber. Para isso, a sugestão é que você comece divagar e seja altamente pessoal. Assim, você conseguirá conhecer melhor o seu cliente, ter a chance de se relacionar, conhecendo-o melhor.

Com uma base menor, você consegue conversar e entender o que é realmente útil pra ele e preparar conteúdos ricos em seu blog e redes sociais.

2) Descubra a frequência ideal.

Seu produto ou conteúdo realmente tem atualização diária? Você precisa enviar e-mail todos os dias para seus clientes/prospects? Será que eles estão satisfeitos com a frequência? Um volume grande de mensagens em um e-mail particular afasta o cliente da sua marca. Ele está sempre vendo seu nome, sua marca, o tempo todo pedindo atenção. Será que o conteúdo está realmente sendo relevante pra isso? O mais importante aqui não é a frequência, mas a qualidade do que está sendo ofertado. Analise o seu caso. Pode ser que somente um e-mail por semana (com conteúdo altamente relevante) seja o suficiente.

3) Descubra o que seus clientes querem de você

Pare, olhe e escute seu cliente. Entregue valor para eles. Seja indispensável. Torne-se uma autoridade sobre tudo que é relacionado a sua empresa. Você só vai conseguir isso se ouvir o que ele quer. E o mais importante: entregue só o que ele quer. Não bombardeie seu cliente com assuntos que não são relevantes pra ele.

O que você ganha com isso?

Você evita a fadiga da sua marca. Quando você segue essas dicas básicas você ganhará de várias formas:

● Melhora suas taxas de e-mail – conversão, abertura e diminui os cancelamentos;

● Seu conteúdo se torna realmente relevante, melhorando as taxas de conversão do blog/site;

● O reconhecimento da sua marca cresce nos canais de marketing;

●Seu posicionamento nas redes sociais melhora consideravelmente quando você produz conteúdo que engaje a audiência, favorecendo o posicionamento de outros conteúdos.

Não canse seu cliente. Ao longo do tempo você verá que os resultados crescerão e você ganhará mais força se tornando uma autoridade de marca.

Você tem experiências ou dúvidas que gostaria de compartilhar? Não deixe de comentar abaixo para a gente conversar! :)

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.