3 dicas para quem quer começar a utilizar o inbound marketing

Você provavelmente já ouvir falar de inbound marketing e percebeu que este é o assunto da vez entre gestores de diversos tipos de empresa. O conceito da Hubstpot, plataforma pioneira de automação de marketing, que é praticamente a “criadora” do termo, diz:

“Inbound Marketing pode ser considerado qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo.”

Ou seja, damos adeus ao marketing tradicional que nos forçava a ver propagandas nada segmentadas e que, muitas vezes, não nos interessava em nada e substituímos por técnicas focadas em atração e conteúdo.

As principais vantagens do inbound marketing são:

* Menor investimento (comparado ao marketing tradicional)

* Segmentação de campanhas

* Criação de autoridade para sua marca

* Facilidade de mensurar resultados

Se você pretende começar a trabalhar com inbound marketing, deixo algumas dicas que podem orientar seus primeiros passos:

1) Estude: O inbound ainda é uma técnica muito recente e requer estudos constantes. Acompanhe tendências, cases e todo material de fontes confiáveis, procure cursos de instituições reconhecidas. Muitas vezes será necessário recorrer a conteúdo de fora do país, onde o inbound marketing já é empregado há mais tempo.

2) Benchmarking: Analisar o que outras empresas estão fazendo e como estão fazendo é fundamental para que você comece a traçar como o inbound poderá ser aplicado ao seu negócio. Pesquise e tente contatar diferentes empresas que já estão utilizando esse modelo e aprenda com elas. Saiba onde investir, o que evitar e minimize suas chances de erros.

3) Não tenha medo de contratar uma agência ou consultoria: Por mais que você estude e pesquise muito sobre o assunto, pode ser necessário contratar uma empresa com know-how suficiente para implantar o processo em sua empresa, diminuindo os riscos e aumentando as chances de sucesso. Procure por profissionais renomados, converse com empresas que foram atendidos por eles, e foque em contratar uma consultoria que preze por treinar sua equipe ao invés de apenas criar dependência do próprio serviço.

Bônus: Se deseja obter mais conhecimento sobre o assunto, a própria Hubspot oferece um curso online e gratuito com certificado, e que agora possui legendas em português. Você também pode se interessar pelo certificado de marketing de conteúdo da Rock Content.

Tem alguma dica para quem está começando a desbravar o mundo do inbound marketing? Compartilhe conosco.

O blog do projeto Implantando Marketing está concorrendo ao Prêmio Top Blog Brasil 2015. Se você curtiu este post, clique aqui e vote!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.