3 testes para fazer sua campanha decolar no Facebook

O Facebook se tornou indispensável na vida dos anunciantes, principalmente quando se trata de montar um plano de mídia efetivo. Ignorar o potencial dessa rede social é o mesmo que dar um tiro no pé e perder dinheiro.  Pensando nisso hoje vou te dar dicas para sair na frente e ter um retorno positivo em relação ao seu investimento.

  • 1ª DICA –  TESTE VÁRIOS OBJETIVOS DE CAMPANHA

Não existe uma fórmula exata. Quando for fazer uma campanha teste vários objetivos. Tudo vai depender da sua estratégia e do retorno que você espera ter, veja abaixo os objetivos que eu mais utilizo na minhas campanhas.

– Engajamento dentro da página:  Se você quer ganhar novas curtidas, comentários e compartilhamentos esse é o momento de fazer posts dentro da página e impulsiona-los.  O alcance orgânico no Facebook é quase igual a 0, então não deixe de impulsionar com pouca grana os seus posts e analise sempre que puder a taxa de engajamento deles para criar pautas mais relevantes e investir no lugar certo. Lembre-se que vídeos sempre tem um alcance orgânico maior.

– Obter Cadastros:  Esse objetivo tem me deixado bastante feliz, uma vez que alguns sites não têm thank you pages e acabam atrapalhando na mensuração dos resultados.  Outra coisa importante de ser mencionada é que você provavelmente não vai querer só anunciar no Facebook, por isso é importante saber de que mídia você recebeu uma cotação ou teve um preenchimento de formulário. No objetivo de cadastros mensurar é muito mais fácil.

O diferencial desse tipo de campanha é que você cria uma Landing Page no próprio Facebook e capta as informações do usuário automaticamente, sem que o seu público precise sair da rede social e migrar para o seu site com o propósito de preencher um formulário. Essa ação economiza tempo, dinheiro e aumenta as chances de você obter mais cadastros, no entanto é obrigatório colocar uma página de política de privacidade no seu site e informar o que acontecerá com o e-mail do usuário após o preenchimento dos dados.

 

– Conversões/Tráfego: Esses objetivos são ótimos para quem quer gerar mais tráfego/conversões no site, mas prefiro usa-los com um pixel de conversão instalado no site. Em um dos posts que eu fiz mostro o passo a passo para instalar esses pixels. Se você tiver interesse sobre esse assunto leia o artigo sobre Facebook Ads e os seus mistérios.  Nesse artigo eu explico bem a diferença entre conversão e tráfego e como você pode fazer para otimizar as campanhas para qualquer uma dessas finalidades.

 

  • 2ª DICA –  TESTE VÁRIOS PÚBLICOS

Saber o jeito certo de segmentar campanhas é fundamental para obter resultados. Existem 3 tipos de segmentação de público, escolha a que mais combina com o seu momento:

– Público Personalizado: Esse é o meu preferido.  Você pode impactar uma base de e-mails de clientes para fazer um pós venda no Facebook ou impactar pessoas que navegam no seu site em URLS especificas, isso se você já tiver um pixel base instalado em todas as suas páginas.

–  Público Semelhante: Esse é o famoso lookAlike que todo mundo faz. É muito poderoso quando você faz em cima de uma base de potenciais clientes para conseguir clientes novos com o perfil semelhante, mas é preciso sempre colocar filtros para acertar mais ainda a segmentação.

 –  Público Salvo:  Se você ainda não tem uma base de clientes essa é a hora de desenhar uma persona e selecionar os interesses dela.

 

  • 3 ª DICA –  TESTE VÁRIOS FORMATOS

– VÍDEO VERTICAL + CANVAS: Nas minhas campanhas esse é o formato de anúncio que melhor atende as minhas necessidades, o próprio Facebook recomenda que os anunciantes façam anúncios de vídeo responsivos na vertical.  O Canvas é só um complemento a peça que desperta a curiosidade do público e torna a experiência dele mais agradável. Veja o esqueleto de um Canvas que eu geralmente brifo abaixo.

O tamanho de vídeos na vertical é de:

 

– CARROSSEL:  Carrossel performa bem para objetivo de cliques/conversão, porém é preciso se atentar a alguns detalhes: o Facebook não permite criar peças com mais de 20% de texto na imagem e nesse formato é necessário colocar imagens bonitas contando uma história.  Trabalhe sempre com 4 imagens no máximo, cada uma deve ter 600×600 px. Essa é minha recomendação.

– IMAGEM ÚNICA: Neste caso é necessário passar uma mensagem direta na comunicação, respeitando também a regra dos 20% de texto na imagem. Esse formato é muito usado para vendas diretas e funciona bem.

Bom é isso, não deixe de fazer testes A/B em suas campanhas e invista sempre mais na mídia que te traz mais retorno. Qualquer dúvida entre em contato comigo!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.