4 Estratégias obrigatórias de Vídeo Content

Com as facilidades criadas pela tecnologia é fácil fazer vídeos de sua empresa ou serviço, porém quantos deles estão realmente alinhados em uma estratégia de vídeo content?

O vídeo deve ser alinhado diretamente com o planejamento estratégico da empresa, deve ser tratado como fator fundamental da comunicação e tratado como tal. A maioria das empresas não determina um valor especifico para criação de uma estratégia empresarial quem dirá determinar um valor para criação de vídeos profissionais.

“A criação do vídeo content tem uma linha de raciocínio básica que é informar com qualidade, sendo uma informação clara e objetiva através da criação original.”

Mas existem outras estratégias que podem ser alinhadas diretamente na construção do vídeo, são elas:

  • Personalização do Conteúdo por Mídia

É necessário personalizar o conteúdo conforme a mídia social utilizada, não adianta criar um conteúdo único e disparar em todos os canais, o Instragram tem um perfil de público, o Facebook outro, o Site de sua empresa outro.

Cada tipo de plataforma tem um tempo especifico de visualização, linguagem e principalmente conteúdo do material, vamos exemplificar não adianta criar um vídeo que não mostre muitas imagens e que seja mais texto falado e direcionar para o Instagram que é uma mídia altamente visual.

O vídeo antes de tudo é um registro de conteúdo e se fizer errado é isso que ele vai representar de você “Um Erro”.

  • Um Roteiro de Qualidade

O roteiro é a estratégia mais importante do vídeo content, existe um ditado que diz: um bom roteiro pode salvar um filme ruim, um bom filme não salva um roteiro ruim. Veja este vídeo que fala sobre Estrutura de um Roteiro.

O roteiro quando realizado da maneira correta é uma imagem contextual do vídeo, ele deve direcionar o conteúdo, fazer com que a informação seja transmitida de forma que o público o entenda de maneira clara e objetiva.

Mesmo nos programas ao vivo é necessário ensaiar um roteiro mínimo para transmitir a informação, um erro e toda imagem digital de sua empresa é destruída em segundo.

“fazer vídeos ao vivo sem roteiro é como andar em cima de uma corda pelo abismo,”

  • Qualidade de Imagem

Sim, a qualidade de imagem é uma questão fundamental para o vídeo content, já que o objetivo é informar com qualidade.

É necessário estudar o mínimo sobre enquadramento, iluminação, edição e, principalmente, fotografia. As imagens podem destruir todo um contexto textual, não adianta falar de amor e colocar imagens de ódio, porém é mais profundo que este exemplo simples.

Qualidade de imagem não representa um equipamento de qualidade, por exemplo, você é corretor de imóveis e vai tirar uma foto ou fazer um vídeo e em uma das paredes tem uma tomada quebrada no canto da imagem, ela destrói todo o conteúdo construído. Veja este vídeo que traz 4 dicas para criar content vídeo:

  • Estudo do Comportamento do Consumidor

O comportamento do consumidor deve ser colocado também no vídeo, afinal o consumidor é a parte principal do processo, e estudar a repercussão do vídeo é a chave para construir uma linguagem para se comunicar com seu público alvo.

Cada publico alvo tem uma determinada atuação de resposta aos vídeos content, realizar as pesquisas de opinião sobre o vídeo é algo que deve ser pensado, quem sabe entrar em contato com 10% das pessoas que curtiram o vídeo na mídia social para realizar uma pesquisa mais direcionada. Este vídeo apresenta como o comportamento do consumidor afeta a construção do content vídeo.

 

“Criar estratégias obrigatórias para criação de vídeo content é uma das premissas que podem determinar o sucesso ou fracasso do seu trabalho.”

Após começar a criar vídeos você deve pensar também na construção de um Canal Digital para disponibilizar seu conteúdo.

Criar Content Vídeos é o primeiro passo na construção de uma linguagem digital para sua empresa.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.