4 ferramentas que vão ajudar você a executar seu plano de ações em 2015

Crédito da imagem: Freepik

Crédito da imagem: Freepik

Mais um ano começou e nessa etapa, a maioria de nós define uma série de objetivos a serem trabalhados durante o ano, visando alcançar sempre resultados positivos. Mas para esses objetivos serem executados, precisamos criar um plano de ações e colocá-lo em prática. Aí é que vem o problema. Seja você um pequeno empreendedor ou profissional atuante em empresa pública ou privada, a execução e acompanhamento de resultados dessas ações precisam de ferramentas e a escolha de quais ferramentas utilizar para cada tipo de ação muitas vezes consome um tempo tremendo da nossa etapa de planejamento. Sem falar que às vezes o processo de liberação de verba é um pouco demorado, ou não tem espaço para incluir novos custos que não foram previstos anteriormente.

Por isso, meu post de hoje vai apresentar algumas dicas de ferramentas super úteis para por a mão na massa e executar seu plano de ações para 2015. Todas elas com versões gratuitas que suprem muito bem a necessidade para um teste ou início de operações.

Vamos lá?

Zoho: Tipo Google

Você registrou um domínio e quer ter um site, e-mail próprio e acesso a outros recursos, mas ainda não tem verba para isso? Seus problemas acabaram! Apresento a plataforma Zoho. Eles são tipo Google. Tem quase tudo que o Google oferece na versão Google Apps for Business, com a vantagem de dar acesso gratuito aos recursos especiais para necessidades pequenas. Se você tem um domínio e deseja criar até dez contas de e-mail, por exemplo, use a versão gratuita do Zoho Mail. Eu testei e é realmente fácil de usar, tem uma interface boa e intuitiva. Na hora de configurar e fazer a verificação do domínio, talvez você precise da ajuda de alguém que manje um pouco de tecnologia. Mas fora isso, use e abuse, inclusive com aplicativos para smartphones.

Mailchimp: e-mail marketing

Esse muita gente já conhece. O que muitos não sabem é que eles simplificaram bastante a adoção e customização de templates prontos, os relatórios estão mais precisos e agora existem versões de layout responsivo (que se adaptam para exibição em dispositivos móveis). Tudo isso na versão free. Vale a pena conhecer, usar e ganhar “Hi 5” do simpático macaquinho.

Todoist: gerenciador de tarefas

Como a Priscila Stuani já comentou outras vezes, a criação de listas de tarefas ajuda muito a produtividade. Eu, particularmente, uso até para a vida pessoal. E a dica para isso é o Todoist. Eles tem uma interface amigável e intuitiva, super simples de usar. Com essa ferramenta, você pode criar diferentes projetos, compartilhar tarefas com outras pessoas, adicionar notas e prazos de execução. Tudo na versão gratuita.

Freepik: Banco de imagens e vetores

O sonho de todos os profissionais de marketing que não possuem domínio da parte gráfica é contar com um bom designer. Mas nem sempre isso é possível, já que o investimento pode ser bem representativo. Por isso, indico o Freepik. Um site que possui vetores grátis de primeira linha. Eu, particularmente, não gosto de usar um vetor “puro” de lá. Mas crio meu conceito, busco os vetores mais adequados e “monto” minha peça muito melhor e mais rápido do que meu conhecimento de edição permitiria. Claro que na maioria das vezes, o resultado final não chega nem perto da concepção de alguém especializado que recebeu o briefing certeiro da sua necessidade. Mas que quebra um baita galho para as coisas mais simples do dia a dia, como postagens em redes sociais, isso quebra!

Por hoje é isso!

Espero que essas dicas possam ser úteis para aqueles que desejam tirar o máximo proveito do seu tempo para executar um plano impecável em 2015. E você, conhece alguma ferramenta que tenha versão gratuita que ajuda no seu dia a dia? Deixe sua dica nos comentários.

Get started!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply