Os 4 P´s do marketing – Um conceito que evolui com a empresa

4Ps

No 1º Implantando Marketing na Prática, falei sobre a necessidade de iniciar todo processo de consultoria mercadológica analisando e aprendendo sobre a empresa a partir dos 4P´s.

Jerome MacCarthy idealizou a teoria dos 4 P´S e, hoje, ela é uma função empresarial, sem a qual qualquer empresa sucumbirá após uma primeira experiência negativa de reclamação por parte dos clientes e quando os próprios funcionários não querem e nem indicam os produtos/serviços da empresa.

Exatamente o que as empresas necessitam para implantarem em suas estratégias de desenvolvimento ou de lançamento? Faltava um ponto norteador, daí surgem os consultores e determinam que o início de tudo é a análise de PFOA, também conhecido como SWOT (eu gosto do português).

Mas, onde está escrito ou descrito em livros ou em cursos de planejamento estratégico de marketing que tem que ser assim? Não tem…

Depois de mais de 5.000 horas de consultoria e cerca de 15 anos de estrada, aprendi que o marketing inicia com o estudo dos 4 P´S e pronto.

Fiz um curso pela FGV há cerca de 10 anos sobre Consultoria Empresarial. Muito bom, mas limitado ao estudo do PFOA. Aprendi que cabe ao consultor o papel de falar a verdade sem subterfúgios, mesmo que ofenda ao gestor maior. Isso mesmo, muitas vezes e a minha estatística na maioria das vezes, o problema da empresa é o dono ou o gestor maior.

Cada um dos 4 itens do composto promocional, mais conhecidos como 4 P´S, PRODUTO, PREÇO, PONTO DE VENDA e PROMOÇÃO! Existe SIM, uma ordem cronológica e necessária para o estudo, e é esta citada. Nesse curso, pude entender e é verdade, muitos ainda não sabem diferenciar o que é ambiente interno e ambiente externo no início da análise do PFOA, daí a importância de um curso de Pós-Graduação sólido.

Bem, perder tempo é tudo o que a empresa não quer, é tudo o que o custo de consultoria não quer proporcionar. Claro que estou tratando da consultoria de marketing.

Aprender sobre a empresa pode levar muito tempo se a análise não for por esse caminho. Não quer dizer que esteja errada a forma de se fazer consultoria, mas os resultados podem ser melhores e mais rápidos e sustentáveis quando o consultor aprende sobre a teoria de MacCarthy.

Seguindo esse princípio, a empresa cria um PRODUTO para atender às necessidades e desejos do consumidor, que coloca um PREÇO por enxergar nele valor que identifica-se com os seus próprios. Claro que não adianta ter produto e preço se ele não estiver disponível ao consumidor no PONTO DE VENDA, que é o local sagrado do marketing, onde o consumidor vai ter uma experiência de consumo. E daí vem a PROMOÇÃO, afinal de contas o consumidor nunca vai saber que um produto ou um ponto de venda existe se não forem desenhadas as estratégias de comunicação que sejam eficazes.

Como uma ferramenta de gestão estratégica, o marketing utiliza esse conceito de maneira importante, grandiosa e de excelentes resultados globais, em todas as esferas da organização, seja nas vendas, no RH, no setor financeiro ou na logística. Assim, os resultados sempre serão positivos.

“Sem vendas a empresa não vive e sem marketing não sobrevive”, diz Enio Carvalho, com grande sabedoria. E em uma analogia metafórica, as vendas são as pernas da empresa.

A utilização do composto de marketing, ou composto promocional, na seriedade complexa e ao mesmo tempo simples, pode ser aprendida em 2 anos. Mas, entender e aplicar os conceitos vai durar uma vida inteira de trabalho, de acertos e erros. Então, podemos deduzir afirmando que um consultor pode até ter uma excelente formação e conhecimentos teóricos ricos, deve reunir a esses itens a experiência dos anos vividos e diversas áreas de mercado, focar em apenas poucos segmentos e achar que pode fazer uma boa consultoria é pouco, o trabalho será raso, o consultor deve conhecer de pelo menos 10 áreas diferentes, aí ele vai acertar mais.

Enfim, marketing é uma disciplina, função e operação que envolve as esferas estratégicas, táticas e operacionais. Portanto, deve ser tratada com tamanha importância. Sem qualificação suficiente, ninguém deveria se arvorar a fazer consultoria.

Escreva para nós, leia as outros colunistas, utilize o www.implantandomarketing.com para a sua atualização diária. Estou aguardando os seus comentários > professorfreire2008@gmail.com

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.