4 Regras para criar um TeamWork na Gestão Empresarial

O TeamWork ou Trabalho em Equipe é fundamental para a Gestão Empresarial atual. As palavras “TeamWork” significam “Trabalho em equipe” ou seja, representa na prática que na realização de um bom trabalho o principal fator é um time de qualidade. Um trabalho eficiente é feito com qualidade e de forma rápida, seja ele realizado individualmente ou em grupo.

No Brasil a palavra “Team” representa um grupo de pessoas que tem um objetivo em comum, ou seja, um grupo que trabalha em conjunto para o mesmo objetivo.

Quando é analisada no contexto maior entendemos:

TeamWork – Palavra que representa um trabalho realizado por um grupo de pessoas com o mesmo objetivo em comum, e com isso reduzem o tempo de trabalho sem diminuir a eficiência. Elas ganham tempo sendo eficientes ao trabalhar em grupo.

A gestão de pessoas é uma das bases da gestão empresarial, uma gestão eficiente é pautada em processos e métricas bem definidos, mas principalmente em uma equipe eficiente e dinâmica.

Ter uma equipe que realiza TeamWork é o sonho de todo empresário, mas como criar este espírito na equipe e manter esta estrutura?

Vou destacar 4 fatores que encontrei ao longo dos anos nas equipes onde existia TeamWork:

 

1. Monte um time

O primeiro fator é ter um time, ou seja, ter pessoas comprometidas com o mesmo resultado e objetivo e que trabalham juntas de forma eficiente. Todas trabalham para o crescimento do grupo de forma a manter a qualidade e eficiência dos processos.

Num time de qualidade, em geral, existe um especialista para cada função mas que tem conhecimento do trabalho dos colegas para se necessário cumprir a função do colega sem perder a qualidade e eficiência. Isso é conquistado quando existe uma gestão de multiplicadores.

2. Determine prioridades

Uma equipe eficiente tem prioridades bem definidas que direcionam o tempo de cada profissional e da equipe. Quando montei uma equipe de atendimento na Imobiliária Feltrin tinhamos um TeamWork perfeito, um exemplo claro foi uma vez que estava toda a equipe tomando café e o telefone tocou, não precisei falar nada, a atendente do plantão saiu e atendeu prontamente pois sabia das prioridades da equipe e o trabalho que estava realizando.

O ideal é definir as prioridades em 2 frentes:

* Processos: Quais processos são prioridades para a gestão estratégica? Qual a ordem de execução prioritária dos processos?

* Resultados: Quais ações são prioridades para conquista dos resultados?

3. Defina a hierarquia

Para existir agilidade na tomada de ações é obrigatório existir uma hierarquia interna dentro do grupo, saber quem é o responsável pelo processo é fundamental para determinar resultados e cobrar as prioridades citadas acima.

Um Time tem sempre um Capitão e seus Subalternos, esta definição é a base para uma gestão de TeamWork eficiente.

4. Destaque a colaboração

 

A motivação é a principal força de um TeamWork e está pautada na capacidade do grupo em acreditar no colega que trabalha ao seu lado, na confiança de que seu colega é capaz de realizar o seu trabalho caso você não esteja presente. Motivar a equipe e seus resultados é a garantia para conquistar a colaboração da equipe para realização dos processos de forma correta.

Destaque a colaboração entre as pessoas, incentive elas a aprenderem o trabalho da outra e gratifique os resultados individuais e os coletivos.

TeamWork é uma adaptação de uma palavra em inglês e uma em português que definem quando existe um trabalho de gestão de pessoas qualificado.

Ter uma equipe que desenvolva o TeamWork é o sonho de qualquer empresário, treinar a equipe muitas vezes não é suficiente. É necessário garantir processos eficazes, definir as prioridades e a hierarquia e sempre destacar a colaboração entre as pessoas da equipe.

As novidades da tecnologia podem garantir agilidade nos atendimentos aos clientes e a manutenção eficiente dos processos, mas garantir uma equipe coesa é a base para construir uma gestão empresarial que seja eficiente.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.