Quando não compreendemos algo ou conhecemos de maneira superficial parece que tudo é fácil. Quando o assunto é marketing não é diferente, pois rapidamente vem à nossa cabeça os 4P’s. Essas quatro palavras: Produto, Praça, Preço e Promoção podem parecer uma fórmula simplista, tanto que alguns estudiosos criaram outros P’s. Mas, para quem entende a complexidade envolvida nessas quatro palavras, e o quanto elas representam para o nosso dia a dia, nas mais variadas áreas, é fácil perceber que os 4P’s são “Pês” praticamente mágicos. Como disse David Packard, um dos fundadores da HP, “Marketing é importante demais para ser deixado para o departamento de marketing”.
Durante, o 1º Implantando Marketing na Prática realizado em março, na cidade de Belo Horizonte, o professor Antônio Freire, que escreve também para o nosso blog, chegou a falar sobre os 4P’s. Alguns dias depois ele resumiu o que seria o processo da teoria de Jerome MacCarthy, idealizador do conceito dos 4P´s nos seguintes termos: “A empresa cria um PRODUTO para atender às necessidades e desejos do consumidor, que coloca um PREÇO por enxergar nele um valor que se identifica com os seus próprios. Claro que não adianta ter produto e preço se ele não estiver disponível ao consumidor no PONTO DE VENDA, que é o local sagrado do marketing, onde o consumidor vai ter uma experiência de consumo. E daí vem a PROMOÇÃO, afinal de contas o consumidor nunca vai saber que um produto ou um ponto de venda existem se não forem desenhadas as estratégias de comunicação que sejam eficazes.” Você pode ler o artigo completo aqui.
Nos últimos anos, parece que o marketing vem agregando novos nomes. Marketing político, de conteúdo, digital, esportivo, turístico e outros tantos nomes que vem aparecendo, mas todos têm como base os 4P’s.
O que podemos fazer para conhecer esses novos nomes, entre as mudanças constantes que vivemos no nosso tempo, mas não esquecendo a base do marketing está bem sintetizado no artigo: Marketing dia a dia. Ele foi escrito no mês passado por Rodofo Daniels, que destaca um ponto importante: “O mercado para os profissionais de marketing está cada vez mais competitivo e somente a busca por aprimoramento constante pode proporcionar crescimento. Certamente, a sua participação mais ativa e questionadora no dia a dia pode proporcionar muito conhecimento para você e para o crescimento de sua empresa.”