Antigamente, a vida era mais simples. Você estudava, fazia alguns estágios, se formava e ia trabalhar para valer. Bastava ir à um ou dois congressos bons por ano, ler alguns artigos e manter uma rede de relacionamentos boa e ativa para ser um profissional adequado. Sendo esperto e com raciocínio rápido, era possível se destacar dos demais. Também era bacana ser antenado nas principais tendências, por meio de jornais, revistas, rádio e TV. À primeira vista, as coisas não mudaram tanto assim, não é mesmo? Exceto por um detalhe: a internet.
Ah, a internet! Essa danada que foi chegando de mansinho invadindo nossas vidas e virando tudo de ponta-cabeça de uma hora para outra. E hoje, graças à ela, tudo é infinitamente mais ligado. Acontecimentos do outro lado do mundo interferem diretamente no nosso dia a dia e o marketing, não se faz mais como antigamente. Agora, por mais que sejamos especialistas nisso ou naquilo (e a lista de opções cresceu muito), precisamos ter um conhecimento mais generalista, assim como o olhar de um clínico geral. Se almejarmos postos de liderança então, aí não tem jeito. Tem que estudar diariamente – e ainda assim pode ser pouco.
Para quem está começando ou é “das antigas” e está querendo se atualizar, preparei uma lista com cinco dicas que vão dar um norte de por onde começar esse upgrade mental, para ficar tinindo como profissional de marketing em 2014 (e mais além). Note que o foco é o marketing digital, que é o responsável por essa revolução nas nossas carreiras. Vamos lá?
1.Marketing digital
Não importa se você atua em uma loja física que tem apenas uma unidade. O mundo está na web e se sua empresa não for para lá espontaneamente, pode ser que seus clientes a insiram lá sem você nem saber. Portanto, estude nem que seja o básico sobre marketing digital e quais seriam as opções para inserir sua empresa nesse universo de forma produtiva.
2.Mídias sociais
Nem toda empresa precisa (ou deve) ter perfil em mídias sociais. Mesmo assim, você deve estudar as principais (Facebook, Twitter, Linkedin, Foursquare, Instagram, Pinterest, Google Plus, etc), compreender como seu público interage em cada uma e monitorar possíveis menções à sua marca, assim como o comportamento do mercado no qual o negócio atua e as ações de seus concorrentes. Talvez seja interessante escolher uma rede que seja para sua empresa estar presente. Qual? Vai depender do propósito da sua marca, seu negócio e quem são seus clientes. Caso sua empresa opte por ter uma página, anunciar no Facebook tem sido um bom negócio, pois permite uma aproximação geral com o público-alvo. Tem opções de direcionamento de anúncio que, se usadas corretamente, aumentam muito o retorno sobre o investimento. Vale estudar e se aprofundar um pouco mais.
3.SEO (search engine optimization) e SEM (search engine marketing)
Anunciar no Facebook é bom, mas sem uma estratégia de SEO e SEM, com campanhas de links patrocinados o tiro pode sair pela culatra. Em boa parte dos casos, as pessoas têm certo receio de clicar direto sobre um link desconhecido na mídia social. Logo, há uma tendência de que elas saiam dali e busquem por seu nome no Google ou outro mecanismo de busca, fazendo com que as estratégias se complementam e aumentam sua conversão.
4.Tecnologias móveis
Em uma rápida busca pela web é possível localizar estudos recentes de institutos respeitáveis apontando o crescente número de pessoas que acessam sites e realizam compras através de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Logo, é preciso estar atento e compreender um pouco esse universo de sistemas operacionais, experiência do usuário, etc. Você está pronto para tirar proveito dessa tecnologia? As pessoas se sentem confortáveis acessando seu site através desses dispositivos ou elas fogem pela dificuldade ao tentar? Você sabe o que é um site responsivo? Já ouviu falar em “mobile first”? Então pode começar por aí… e se começar a gostar, porque não ir além e pensar em ações de mobile marketing? E que tal criar um aplicativo para aproximar os clientes da sua empresa? Vale estudar o assunto e explorar suas possibilidades.
5.Análise de dados
E para finalizar nossa lista, estude ferramentas de análise de dados como os relatórios do Google Analytics, Adwords, Trends, Facebook Insights e tantos outros. Existem ferramentas gratuitas e pagas, simples e sofisticadas. Escolha a mais adequada para você. Se preferir, use o bom e velho Excel, mas faça acompanhamento de sua presença no mundo digital e cruze os dados. Entender essa parte não é tão fácil, pois envolve conhecimentos de estatística, sociologia, antropologia e muito mais. Por isso requer muito estudo e dedicação.
Essas são apenas cinco dicas que visam servir como um ponto de partida para você entrar nesse mundo digital. Mesmo que você atue em alguma área offline, são conhecimentos que todo profissional de marketing de hoje deve ter se deseja ser um top. E quando você estudar tudo e achar que está ótimo, comece de novo. A grande diferença do mundo atual para o de antigamente, é que a maioria das verdades absolutas são totalmente perecíveis. Todo dia, algo muda.
E para finalizar, vou deixar um link camarada para você dominar a ferramenta de buscas do Google, o que pode ser seu ponto de partida no mundo digital.
Curso online gratuito Google Experts.
Agora sim. Tenha um feliz ano novo, de muito estudo e sucesso!
João Augusto
Ótimo texto Aline, adorei a parte que você ressalta que “A grande diferença do mundo atual para o de antigamente, é que a maioria das verdades absolutas são totalmente perecíveis. Todo dia, algo muda.”
A cada movimento de rotação da terra, muda-se muita coisa.
Paula
Adorei a contextualização…
Tenho uma grande dúvida e estou confusa. Sou estudante de marketing e quero me fortificar a minha formação marketing c vendas e promoção. Como poderia atrelar, Como Vc fez c marketing digital?
Pensei no Trade marketing… Boa opção? Quais outras?
Poderia me responder via email? ap_monteverde@yahoo.com.br
Parabéns, ótimo artigo!
Aguardo…
Mateus Rosa
Aline,
Ótimo artigo concordo plenamente com você. Parabéns pela abordagem e recomendo à todos profissionais que querem se destacar no mercado dar uma lida no teu post.
abç
Heron Xavier
Olá Aline! Parabéns pelo artigo!
Gosto muito das análises de dados que você citou, até porque preciso muito delas para desenvolver ações de trade.
Já não sou muito fã de mídias sociais e mkt digital, pois o ROI é quase sempre negativo: mas entendo que é extremamente necessário para linkar à marca ao dia-a-dia das pessoas.
Grande abraço!
Eliane Lages
Parabéns pelo post, Aline! Tenho certeza que suas dicas ajudarão muito profissionais a obterem sucesso na área de marketing.
Continue compartilhando suas ótimas ideias conosco.
Abraços, Eliane.