Você está escrevendo artigos bem elaborados para o blog da sua empresa, produzindo vídeos inesquecíveis, gerandoguias detalhados e encantando seus usuários? O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que demanda concentração e esforço.
Porém, criar e compartilhar conteúdo de qualidade é uma das melhores ações de marketing para atrair e converter seu público alvo em clientes.
O marketing de conteúdo bem feito educa os consumidores sobre seus produtos e sua empresa, aumentando a credibilidade e a preferência, levando seu mercado alvo a fazer negócio com você.
Peter Drucker falava que o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua e o marketing de conteúdo é a melhor forma para fazer isso acontecer.
Siga essas cinco dicas para tornar seu marketing de conteúdo um sucesso:
1 – Planeje o conteúdo
A tendência é começar a criar logo o conteúdo, principalmente, quando quem está escrevendo entende do assunto. Porém, pare para pensar antes.
O primeiro passo é definir qual o objetivo do marketing de conteúdo. Confira alguns exemplos:
- Prospectar clientes, gerando uma lista de e-mails;
- Relações públicas, construindo a marca da empresa;
- Relacionamento com o cliente, fornecendo mais informações sobre o produto.
Faça uma pesquisa de mercado e identifique o que os principais concorrentes estão fazendo e o que mais está gerando interação com o público-alvo.
Defina exatamente quem você quer que leia seu conteúdo. É todo o seu mercado alvo? É algum segmento específico?
Defina a mensagem que você quer transmitir com seu conteúdo e qual o melhor formato para divulgá-lo. Por exemplo, se você quer demonstrar a superioridade do seu produto, um vídeo pode ser uma excelente opção.
2 – Crie ideias para o seu conteúdo
Uma das melhores maneiras de gerar ideias de conteúdo para o seu site é manter-se constantemente informado. Abra uma conta no Feedly.com e faça uma lista com as melhores fontes dentro do ramo de atuação da sua empresa.
Outra ideia é criar um Alerta do Google com notícias encontradas com as principais palavras- chaves relevantes do mercado da sua empresa.
Faça também uma pesquisa com os usuários do seu site e clientes. Você vai descobrir quais são suas principais dúvidas e dificuldades. Crie conteúdo para atender essas questões.
3 – Como criar conteúdo?
Independente do formato, siga os passos abaixo para criar conteúdo da forma mais rápida possível, sem correr o risco de “dar um branco”:
- Selecione o tema e a principal palavra-chave para usar no SEO;
- Faça pesquisa sobre fontes interessantes sobre o assunto;
- Crie pelo menos cinco versões para o título do artigo, vídeo ou apresentação;
- Faça uma lista ou um mapa mental com a estrutura do conteúdo;
- Organize suas ideias com subtítulos;
- Elabore cada subtítulo com mais ideias, pontos de vista e estatísticas;
- Comece a escrever sem se preocupar com gramática;
- Revise o seu texto, aguarde mais algumas horas e releia para fazer os últimos ajustes.
4 – Promova seu conteúdo
Se você identificou uma boa palavra-chave e desenvolveu conteúdo de qualidade já tem alguma chance de conseguir uma boa posição no Google e começar a atrair visitantes.
Porém, existe uma lista de atividades que você pode fazer para atrair maior atenção:
- Envie um e-mail para sua lista de usuários;
- Divulgue em sua conta do Twitter pelo menos três vezes espaçadamente;
- Publique no Google +;
- Publique em sua Fan Page no Facebook;
- Compartilhe em outras mídias sociais importantes como Pinterest, LinkedIn, YouTube;
- Compartilhe com outros bloggers ou sites relevantes e parceiros;
- Faça comentários em outros blogs apontando para o seu conteúdo.
O importante é ter uma agenda de divulgação e seguir essas atividades constantemente.
5 – Mensure os resultados
O trabalho ainda não terminou. Chegou a hora de medir os resultados em relação ao objetivo criado no início.
Entre em sua conta do Analytics. Verifique o número de visitantes, identifique o “bounce rate”, o tempo de visita ou outra métrica que melhor represente o sucesso do seu objetivo.
Por exemplo, se o seu objetivo é gerar leads através de um formulário em sua página, você deve medir o número de pessoas que entraram na sua lista através do conteúdo. Nesse caso, o número de compartilhamentos no Facebook pode não ser relevante, por exemplo.
O Marketing de Conteúdo não é uma atividade nova, mas ganhou muita força recentemente em função da qualidade dos usuários que atrai, principalmente, dos sites de busca.
É uma excelente estratégia para blogs e sites que tem um público ávido por informação. Mas, deve ser feito estrategicamente, com planejamento e preocupação com a qualidade.
Eliane Lages
Gostei das dicas, Marcelo! Aprendi muita coisa com seu post e vou começar a aplicar no meu trabalho. Continue compartilhando boas ideias conosco.
Abraços, Eliane Lages.