5 dicas para atuar na área de economia criativa

economia criativa2

Uma área que cresce muito atualmente é a economia criativa. Mas, qual é o conceito de economia criativa e qual a melhor forma de atuar nessa área?

O professor de Gestão de Negócios para Empresas Criativas, Manuel Muller, define o conceito como “áreas em que a qualidade e o valor do trabalho dependem do talento das pessoas que o fazem, não do tamanho da empresa e do capital que ela possui”.

Confira cinco dicas para quem deseja atuar nessa área do mercado:

Tenha um objetivo: Compreenda a necessidade que as pessoas têm em oferecer um produto ou serviço, que tenha relevância. Lucro é conseqüência.

Coloque sua ideia em prática: Planeje, pesquise e implemente. Boas ideias não viram negócios sozinhos.

Crie um protótipo: Aproveite a internet para lançar um produto novo sem ter terminado ele de fato. As correções e aperfeiçoamento são feitos de acordo com o feedback dos usuários e quando for lançar no mercado ele já estará em uma versão melhor para o consumidor.

Use métricas: Conheça os resultados do impacto. Use pesquisa qualitativa e quantitativa. Investidores “amam” números e resultados.

Capacite-se em gestão: Estude matérias relacionadas a gestão e tenha conhecimento do seu empreendimento a fundo.

O que podemos perceber é que a economia criativa é uma economia em crescente evolução, quanto maior o intelectual humano, maior será a gama de ofertas na economia criativa. Isso se dá, devido a economia criativa estar ligada diretamente ao potencial humano, sua capacidade de assimilar e ter desejo de preservar a cultura da localidade onde esta inserido, transformando ela em uma fonte de renda. As dicas apresentadas no presente post, servem de exemplo, podendo ser melhoradas com técnicas de gestão, combinadas com maior conhecimento sobre a atividade desenvolvida, ou seja, sempre estar aprimorando o que esta sendo desenvolvido. Até o próximo post.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply