5 dicas para melhorar o layout da sua loja

Os primeiros fatores a serem percebidos por um consumidor ao ir às compras são a fachada e o ambiente da loja. O impacto gerado poderá influenciar o cliente de duas formas, positivamente ou negativamente. Por isso, é importante ficar atento á tudo o que envolve o layout da sua loja, como vitrine, exposição de produtos, iluminação, cores e limpeza, entre outros aspectos que devem ser observados.

É claro que deve-se considerar o segmento do negócio e perfil do público alvo para determinar o estilo da comunicação visual da loja, o merchandising.

O Layout de uma loja é a utilização dos espaços disponíveis, onde se define a melhor forma de utilizar os espaços e adaptá los, quando necessário, para melhorar o trabalho de vendas e garantir a comodidade dos clientes.

Neste artigo, veremos 5 dicas sobre como melhorar o layout da sua loja.

1- Vitrine

A vitrine é o cartão de apresentação de uma loja, pois tem o intuito de apresentar o que o comércio tem de melhor a oferecer aos clientes que estão passando por ela. Isso significa que a vitrine tem apenas alguns segundos para convencer o consumidor de que vale a pena entrar no estabelecimento, porque ali podem existir produtos de seu interesse.

É preciso ter criatividade e bom senso na hora de montar sua vitrine. Como disse anteriormente, deve-se considerar o segmento do negócio e seu público alvo para se comunicar com ele de maneira adequada. A melhor opção é contratar profissionais da área para executar essa tarefa, principalmente.

Vale ressaltar, ainda, que a vitrine precisa ser constantemente renovada, tanto na exposição de produtos, como tematicamente, para chamar a atenção do cliente e não ficar na mesmice. Caso existam itens em oferta, é preciso deixar isso bem claro por meio de placas ou cartazes criativos.

A vitrine pode ser utilizada também para influenciar a compra em datas comemorativas e feriados. Neste caso, não apenas a vitrine, mas todo o layout da loja deve se adaptar ao momento em que o comércio se encontra. Portanto, é necessário estar sempre atualizado aos acontecimentos do seu setor de atuação para acompanhar as tendências de consumo do seu público-alvo.

2- Visibilidade

O consumidor não pode ter dificuldade para visualizar os produtos na vitrine. Posicione-os, se possível, na altura da visão. Os itens de maior destaque devem ser os mais visíveis.

3- Espaço

Toda loja tem produtos de maior saída, os que têm saída média e aqueles que vendem com menos frequência. Você pode aproveitar esse aspecto ao seu favor organizando o espaço físico do estabelecimento de forma estratégica.

Para tanto, considere ocupar mais espaço do interior com os produtos que vendem mais. Neste caso, é coerente que se uma mercadoria que representa 40% das vendas, por exemplo, ela também ocupe 40% da área de exposição.

Itens que geram mais lucratividade para o negócio, por terem um número maior de vendas, devem ocupar os espaços maiores e de melhor destaque.

4- Cores

A escolha das cores é muito importante, elas devem compor tanto o exterior do estabelecimento quanto a decoração da loja, e não pode ser feita ao acaso. É imprescindível que elas sejam pertinentes à identidade visual da empresa.

Muitas lojas optam por fazer referência às cores do logotipo, mas é necessário priorizar a harmonia entre os tons. Evite o contraste de tonalidades muito fortes.

5- Iluminação

Deve-se considerar a iluminação da loja como forma de agregar valor não somente ao espaço interno, mas também aos seus produtos expostos, seja qual for o segmento de atuação de sua empresa, pois os clientes podem ignorar o que está na penumbra, como também podem facilmente notar melhor as coisas com a ajuda da luz. Um produto que esteja em um ambiente iluminado atrai o olhar, capta a atenção do cliente e produz uma percepção de valor ainda mais elevado. A iluminação deve ser utilizada a favor da sua loja. Por essa razão, os diferentes tipos de sistemas de iluminação, devem ser pensados e distribuídos estrategicamente a fim de agregar valor aos produtos. Lembre-se que as repetições podem gerar monotonia, então variar o sistema de iluminação nos diferentes ambientes da loja é uma ótima estratégia para quebrar a mesmice.

É possível posicionar as luminárias de modo a realçar detalhes específicos de seus produtos.Trabalhar estrategicamente a iluminação de loja faz toda a diferença no visual dos produtos.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 comment

  1. Heron Xavier

    Boas dicas! Parabéns pelo artigo Aquila!

    Gosto muito de visual merchandising e já apliquei em clientes que prestei consultoria de imagem de loja. O resultado é fantástico e as vendas crescem automaticamente!