5 habilidades imprescindíveis para um profissional de marketing

O consenso geral que temos é de que o profissional de marketing e da comunicação em geral precisa saber de tudo um pouco, diferente de outras áreas. De fato, essa ideia tem um bom fundo de verdade. Mas, ao ser questionada sobre o perfil ideal do profissional de marketing, comecei a pensar nas habilidades que considero imprescindíveis, até mesmo para conseguir lidar com esse “saber de tudo um pouco”. Aqui vai minha lista:

1 – Curiosidade:

A curiosidade move o mundo. O que seria de nós se não fosse a curiosidade incessante de Da Vinci, Einstein e outros grandes nomes da história? Ser curioso, um questionador por natureza, tentar entender como as coisas e as pessoas funcionam é pré requisito para seguir essa carreira.

2 – Criatividade:

Óbvio, mas não tão óbvio quando explico o motivo: Falo da criatividade não só para quem rabalha com criação, mas para todos nós que precisamos abusar desse recurso criativo para criar campanhas de mídia online, um ação de endomarketing, o conteúdo do blog, enfim… Somos, diariamente, desafiados e, sem criatividade, não seria possível inovar. Algo, inclusive, que todas as empresas estão buscando em seus profissionais.

3 – Relacionamento Interpessoal:

Conversar com pessoas, usar sua rede de contatos, expressar suas ideias com clareza, vender seu peixe, etc. Tudo isso só é possível com sua capacidade de relacionamento interpessoal. Você precisará usar estes artifícios constantemente.

4 – Saber lidar com números:

Não se engane achando que trabalhar com marketing elimina a necessidade de lidar com números. Muito pelo contrário. Saber gerenciar campanhas, um orçamento anual do setor, calcular o retorno do investimento (ROI), Custo de Aquisição de Clientes (CAC), entre outros cálculos farão parte da sua rotina. Então, acabe com o pânico por cálculos e comece a praticar.

5 – Estratégia:

O marketing estará na cadeia estratégica de qualquer empresa que entende a importância deste setor. Planejar, pensar estrategicamente, analisar concorrentes, gerenciar crises e outras atividades que exigem uma dose de raciocínio estratégicos são rotina na vida de um profissional de marketing.

Pontuei estas cinco habilidades, com a difícil tarefa de priorizar apenas cinco. Esta é uma percepção, reflexo do meu dia a dia como profissional da área. Discorda da lista? Deixe sua opinião nos comentários e vamos conversar sobre o assunto. Quem sabe isso não sai do papel e vira um encontro produtivo e com muito networking?

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply