5 lições importantes do RD on the Road

A Resultados Digitais, empresa especializada em marketing digital, organiza anualmente o evento RD on the Road, que passa por diversas capitais brasileiras abordando assuntos como inbound marketing, marketing de conteúdo, SEO, aceleração de vendas e etc.

No último dia 04, foi a vez de Belo Horizonte receber o evento, contando com a participação de nomes como Victor Peçanha, (Rock Content), Alberto André (Sem Dúvida), Rodrigo Nascimento (Buscar ID), Rafael Rez (marketingdeconteudo.com), dentre outros. Foi um evento de grande troca de experiências e que, particularmente, me proporcionou grandes insights, Por isso, decidir compartilhar com vocês as principais lições que aprendi no evento, para quem sabe, também de proporcionar alguns novos insights.

Lição nº1: Invista em marketing de conteúdo

Parece óbvio se você for um profissional de marketing antenado, mas é incrível a quantidade de empresas que poderiam estar aumentado sua receita 10x mais se estivessem investindo nisto.

Marketing de conteúdo é uma estratégia para atrair leads, ou seja, possíveis clientes, através de conteúdo relevante. É uma estratégia barata se comparada às demais e ainda permite mensuração imediata. Se você deseja saber mais sobre o assunto, certamente encontra outros materiais aqui no blog para te ajudar (links). Mas se quiser começar a pensar sobre o assunto imediatamente, uma dica bem interessante na hora de produzir conteúdo é pensar em quais são os problemas dos seus clientes, o que está impendindo-os de comprar. Por exemplo, comprar um apartamento exige planejamento financeiro, pois é uma compra bem pensada que demora para ser concretizada. Logo, um conteúdo bem legal seria um guia de planejamento financeiro.

Lição nº2: Venda agora é consultiva

O inbound marketing trouxe outro conceito para vendas. Esqueça vendedores chatos tentando te empurrar algo que você não está nem um pouco interessado em comprar. Primeiro porque o inbound não vai atrás de clientes e sim os seduz, trazendo para o time de vendas apenas quem está realmente interessado no produto. Segundo porque, mesmo que você trabalhe com uma estratégia outbound, seus vendedores podem substituir os scripts de telemarketing por um discurso consultivo. E o que isso quer dizer?

Venda consultiva é atuar como consultor e atender as necessidades do consumidor. O papel do vendedor deixa de ser o de descrever funcionalidades do produto para mostrar benefícios e acompanhar o cliente ao longo de sua jornada de compra, e inclusive após a compra.

Lição nº3: Relacionamento é a alma no negócio

Bom, é isso mesmo. Vivemos a era do cliente, é ele quem decide, opina cada vez mais e é exigente. Exige principalmente um atendimento personalizado. Para conquistar ou reter um cliente é muito importante investir em relacionamento.

Primeiro você precisa de um CRM para gerenciar seus clientes, depois, treine seu time para realmente se relacionar com seus clientes. No mínimo você precisa ser ágil, estar disponível e oferecer um atendimento humanizado, além de canais que funcionem.

Não crie expectativas que não poderá comprimir. Por exemplo, se oferecer um chat par atendimento online em seu site, tenha alguém disponível para responder, ou você só criará antipatia com sua marca.

Utilize o poder de alcance das redes sociais: você não precisa estar em todas, mas naquelas em que seu público está. Conhecer seu público também é fundamental para falar a mesma língua que eles e conseguir assim, um engajamento muito maior.

Enfim, não esqueça seus clientes ou ignore o que eles demandam. Converse com eles e seja um parceiro, não apenas mais um fornecedor.

Lição nº4: Aprenda com os clientes

Acabei de falar aqui sobre relacionamento, e essa lição também está relacionada ao diálogo com seus clientes. Se você perdeu algum cliente, entenda o porquê. Não ignore clientes insatisfeitos, pois são eles que vão colocar o dedo na ferida e falar sobre suas falhas. Escute-os e analise onde você precisa melhorar. Aprenda com os erros para não cometê-los novamente.

E claro, utilize também os depoimentos de clientes satisfeitos como uma estratégia para fortalecer sua imagem aos olhos dos seus visitantes. Depoimentos inspiradores em seu site podem aumentar sua conversão!

Lição nº5: Se diferencie dos concorrentes

Teve um momento bem interessante onde um dos palestrantes perguntou “quem acha que seu mercado está prostituído?” e em uma sala com mais de 500 pessoas, quase todo mundo levantou a mão. E o que ele disse em seguida foi: se você acha isso, a culpa é sua.

Você com certeza acha seu mercado competitivo e eu também acho o meu, Então, mais do que nunca, você (e eu) precisamos nos diferenciar dos concorrentes.

Para isso minha dica é estar atento a tendências, investir em treinamentos e cursos, em novas ferramentas, participar de eventos da área, enfim, sair da zona de conforto e correr atrás do sucesso.

E você, foi no evento e aprendeu outras coisas? Acha que estas lições podem ser aplicadas ao seu negócio? Compartilhe conosco nos comentários.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

67 comments

  1. Carolina

    Artigo muito dinâmico e fácil entendimento. Num ponto de vista estratégico, as orientações abordadas nele, apontam características presentes no mundo dos negócios, Que sem o marketing é impossível lidar com todas as divergências inseridas nas lições. Parabéns pelo artigo.

    -1
    • Carina Lima

      Obrigada Carol! Espero que tenha te ajudado de alguma maneira! :)

  2. Mariana

    Estar inserido no meio empresarial hoje em dia, requer busca pelas mudanças diárias. É preciso ter bom relacionamento interpessoal, ser criativo e inovador. Além disso, é muito importante ser transparente, com o que da e não da pra ser feito. Outra característica atual, é o feedback rápido. Hoje em dia é indispensável, ainda mais com tanta tecnologia!

    • Carina Lima

      Com certeza Mari! Ninguem está disposto a esperar por retornos de empresas. (In)felizmente nossa geração é imediatista, fast food, quer tudo pra ontem.

  3. Elaine de Paula

    Adorei o artigo, linguagem de fácil entendimento e dicas de ouro, vou aproveitar algumas agora que vou investir em vendas online. Parabéns Carina já estou ansiosa pelas próximas dicas.

    • Carina Lima

      Obrigada Elaine! Continue acompanhando o blog, tem posts diariamente de outros associados tbm. Abraços!

  4. Yasmin

    Muito bom o artigo, fácil compreensão e ótimas dicas. Parabéns!

    • Carina Lima

      Obrigada!

  5. Karine

    Excelentes dicas Carina! Essas lições são os primeiros passos que todas as empresas deveriam aplicar no seu negócio. Muito bem abordado a importância do relacionamento e, principalmente, como as empresas devem conhecer os seus clientes. Entender que a venda não se resume na entrega do produto/serviço final, mas sim a construção de todo um processo.

    • Carina Lima

      Obrigada Karine! Realmente precisamos começar a mudar o conceito de marketing e vendas entre as empresas do Brasil. Venda é processo, ciência e não (somente) feeling.

  6. Weslei Amorim

    Muito bom o Artigo. Parabéns!!!

    • Carina Lima

      Obrigada! Continue acompanhando as publicações do blog.

  7. Francislaine

    Top o artigo! Essas lições são ótimas e super válidas no dia dia. O que mais me chamou atenção, foi a questão das vendas consultivas, e sei o quanto é importante entender o cenário do cliente para oferecer realmente o que vai suprir as necessidades dele. Show de bola! parabéns!!!

    • Carina Lima

      Isso mesmo Fran! O papel do vendedor tambem mudou. A venda agora vem acompanhada de um consultoria, que realmente vai ajudar o cliente.

  8. Fernanda

    Adorei o artigo! Achei de fácil entendimento e criativo.

    • Carina Lima

      Obrigada Fernanda! Continue acompanhando as publicações do blog.

    • Carina Lima

      Obrigada Fernanda! Leia tambem os artigos de outros associados. Com certeza agregará muito no seu dia a dia.

  9. Priscila

    Excelente artigo!
    Ótimas dicas sobre o tema.
    Parabéns!!!

    • Carina Lima

      Obrigada! Fico feliz que tenha gostado.

  10. Nathan Marcos

    Muito bom o artigo. Parabéns.

    • Carina Lima

      Obrigada! Acompanhe nossos posts diariamente!

  11. Lorena Milo

    Ótimo texto! Direto, bem escrito e gostoso de ler. Parabéns!

    • Carina Lima

      Obrigada Lorena, fico feliz que tenha gostado!

  12. André Damasceno

    Questionamentos atuais e relevantes. Gostei da parte do “relacionamento é a alma do negócio. Desde 2010 venho falando que redes sociais são canais de relacionamento e relacionamentos são negócios disfarçados. Qualquer empresa/marca que inicia sua presença online com o único objetivo de vender não terá sucesso.

    • Carina Lima

      Isso mesmo Andre! E veja só, já tem anos que você e outros profissionais estão batendo nessa tecla, e ainda vemos MUITAS empresas ignorando relacionamento com cliente.

  13. Ingrid

    Ótimo artigo, parabéns!

    • Carina Lima

      Obrigada Ingrid!

  14. Gabriela

    Artigo didático e direto. Me lembra algumas premissas de marketing que os profissionais e empresas esquecem. Parabéns pelo texto Carina. Vou ficar de olho nos seus artigos.

    • Carina Lima

      Obrigada Gabriela! Fique de olho no blog mesmo, será muito útil pra você!

  15. Jaqueline Franca

    Parabéns minha Amiga Carina !!! Sempre arrasa nos artigos ! Esperando os próximos ????.

    • Carina Lima

      Obrigada Jaque! Fico feliz que tenha gostado e esteja aproveitando nosso conteudo.

  16. Gabriel Felipe

    Dicas cruciais e um direcionamento bem objetivo para aplicação.
    Não precisa de mais que isso.

    • Carina Lima

      Obrigada Gabriel! Em tempos de “saturação da informação”, se nao formos objetivos e claros, nao conseguimos prender a atenção do leitor.

  17. Maria Auxiliadora

    Parabéns pelo artigo Carina, gostei muito!

    • Carina Lima

      Obrigada! Fico feliz que tenha gostado!

  18. Karla Fortes

    Adorei! Informações úteis e a abordagem ficou clara e simples de entender. Parabéns!

    • Carina Lima

      Obrigada Karla! Espero que possa aplicar estas dicas no seu dia a dia.

  19. Renato

    Muito bom o artigo, com boas dicas Parabéns!!!

    • Carina Lima

      Obrigada Renato! Não deixe de acompanhar os demais posts do blog.

  20. Camila

    Adorei! O texto muito dinâmico de facílimo entendimento. Com vários pontos de utilização em negócios! Parabéns!

    • Carina Lima

      Obrigada Camila! Espero que possa aplicá-los de alguma maneira, em seu dia a dia.

  21. Jorge Fernando

    Excelente artigo. Muito boa a linguagem, deixando de forma clara e objetiva o assunto! Parabéns. Desejo-lhe sucesso profissionalístico sempre.

    • Carina Lima

      Muito obrigada Jorge! Confira também os demais posts do blog.

  22. Douglas Andrade

    Ótimo post! Linguagem simples e de fácil entendimento!

    • Carina

      Obrigado Douglas! Tento descomplicar ao maximo, para atingir profissionais com diferentes niveis de conhecimento.

  23. Gustavo Camargos

    Artigo excelente!! Parabéns!!

  24. Felipe Cojack

    Excelente artigo! Parabéns!

  25. Gláucia Lima

    Ótimo texto! Claro e objetivo! Parabéns!

  26. Natália

    Carina, excelente artigo! Adorei as dicas! Parabéns! Você brilha! Abraços…

  27. Beatriz

    Ótimo artigo!

  28. Francis

    Ótimo artigo. Parabens

  29. Gabriel Brasil

    Excelente artigo. Parabéns

  30. Elias

    Artigo bom e com boas dicas , vlw.

  31. Angelo Carvalho

    Boa matéria, vale destacar a parte que fala de ouvir o cliente insatisfeito, em nossa empresa conseguimos fazer uma solução muito melhor com feedback de clientes que nem está mais conosco.
    Sucesso a todos.

  32. André Moreira

    O artigo é bem direto e fácil para compreender, principalmente para quem não pode participar do evento. Além de auxiliar muito quem ainda esta engatinhando nas veias do Marketing Digital. Parabéns pelo ótimo texto.

  33. João Flávio Resende

    Acabou a era da venda simples, do “empurrar produtos”. A imagem institucional de uma empresa hoje vale muito mais do que o lucro proporcionado exclusivamente por operações de venda. O relacionamento entre empresa e cliente precisa ser algo cada vez mais personalizado — a empresa procurando entender toda a realidade do cliente, se interessando de verdade pela necessidade que o cliente apresenta. E é fundamental nunca se esquecer de que o cliente insatisfeito faz muito mais barulho do que o satisfeito — além de nunca mais voltar.
    Talvez o mercado de telecomunicações seja o mais emblemático. No Brasil, as empresas do ramo são muito parecidas entre si. Alguma que se destacasse, que tivesse um diferencial bem ousado certamente teria muito mais mercado, o que, por outro lado, pode esbarrar na capacidade de entregar o que vende…
    É desafio mesmo. Se fosse fácil, já estaria pronto.

  34. Silvana

    Ei Carina, parabéns, excelentes dicas!! Gostei muito das últimas 3 lições, totalmente voltada para a cliente! Se parte das empresas que conheço colocassem em prática, seria lindo! Sucesso!!!

  35. Barbara

    Muito bom o artigo. Parabéns!

  36. Thais

    Muito legal este artigo! Ajuda as pessoas que nao puderam ir ao evento, absorverem um pouco de conhecimento.

  37. Wesley F.

    Parabens! Otimo post!!

  38. Luciana

    Parabens! Excelente abordagem da tematica!

  39. Daniela

    Excelente texto! Parabens! Continue escrevendo, voce poderá ajudar muitos profissionais.

  40. Ana Carolina Mendes

    Primeiramente parabens, normalmente a leitura de um artigo para ser fluida e atrativa é necessario ter um conhecimento prévio e um interesse pela area, mas o seu pelo que pude ler e presenciar nos demais comentarios é que foi exclarecedor e acima de tudo uma leitura gostosa.

    Sucesso em sua carreira e espero ter mais conteúdos como esse para que eu possa aprofundar ainda mais em algo tao bacana como o marketing.

    Abraços.

  41. Lorrayne

    Excelente artigo. Claro e esclarecedor . Parabéns !

  42. Paloma Andrioni

    Muito bom o artigo, dicas interessantes de fácil entendimento. Parabéns!

  43. Carolina

    Excelente artigo! Ideias muito interessantes