5 motivos para pesquisar

A pesquisa de informação é a chave para o sucesso de qualquer empresa, para isso basta captar as informações certas, no momento certo, para o departamento certo.

Conheça 5 motivos para pesquisar.

1º – Ouça seu cliente

Ao ler o primeiro motivo você vai dizer, isso é o óbvio, mas lembro da minha atual colega de trabalho Leticia Mendes “O óbvio deve ser dito diariamente”. Muitas vezes a rotina da operação nos tira a possibilidade de entender os segredos por trás das palavras dos clientes e o mais importante: a forma como você o escuta. Exemplo: quem ouve seu cliente é de quem ele reclama?, Os dados são formatados para vivarem informação?, Existe uma comissão de avaliação de reclamações? Se todas estas respostas foram negativas não perca tempo fazendo pesquisa.

2º – Pesquise o mercado

Fundamental para pequenas e médias empresas, pois o risco da chegada de um grande concorrente pode atrapalhar severamente o planejamento, esteja à frente do seu mercado, sempre. Para empresas grandes esta pode ser a grande chance de aumentar a capacidade e produtividade. Um exemplo que vivi: Na época em que trabalhei na Medley fiz o lançamento do Medicamento Genérico, nosso Diretor Geral contou que “quando foi comentada a possibilidade de o governo lançar genérico, nos fomos a outros países que tinham feito esta escolha e analisamos, identificamos que seria irreversível e investimos para produzir para o mercado, sendo o único aprovado pelas leis do governos, previamente estudadas.”

3º – Desenvolva seu negócio

As pesquisas internas com funcionários são essenciais, assim conseguimos descobrir “brechas” no sistema operacional, rivalidades internas entre departamentos, satisfação ou não das pessoas chaves e tirar informações para montar um planejamento para ações motivacionais, treinamentos necessários, desenvolvimento de comissões e tudo que for preciso para suprir os colaboradores com as informações necessárias para desenvolver seu trabalho.

4º – Mostre sua cara

O que mais ouvi na minha carreira quando falava da necessidade de pesquisa era “vamos nos mostrar demais, não teremos como atender as solicitações, os clientes só vão reclamar e depois vão cobrar”, sou obrigado a criar uma regra para que todos entendam: “Suposições não são Informações!”, sua empresa já está com a cara no mercado, qualquer erro que cometer vai manchar sua imagem. A pesquisa mostra à sociedade que sua empresa está “Acessível” e “Preocupada”, com o que ele pensa. Afaste as bruxas e comece a fazer pesquisa HOJE!

5º – Divulgar a marca

A pesquisa sempre tem uma característica de divulgar mais a marca no momento em que acontece, pois ela gera diversos fatores que reforçam a marca perante o consumidor, exemplo, o cliente só liga quando precisa ou entra na loja, mas você vai mandar mensagem a ele, vai buscar no mercado para poder achar a resposta, quanto mais o nome de sua empresa for falado mais ela será lembrada.

Todos estes conceitos, como percebem, vem de minha experiência pessoal e diária, a estratégia de uma empresa só é qualificada se tem informações que correm como um rio pelo departamento, sendo computadas, analisadas e direcionadas aos departamentos certos.

Uma empresa com um fluxo de informação de qualidade e constante, tem mais força que qualquer empresa que não tenha ouvidos suficientes para ouvir a verdade sobre seu negócio e viverá sempre na ilusão.

O blog do projeto Implantando Marketing está concorrendo ao Prêmio Top Blog Brasil 2015. Se você curtiu este post, clique aqui e vote!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.