6 dicas de marketing digital para PMEs

marketing digital

Nos dias de hoje todo microempreendedor já tem ou pretende incluir uma estratégia de marketing digital no seu planejamento. Porém, alguns pecam por um pequeno afobamento e o desejo de estar presente em todos os ambientes.

É importante ter em mente que o marketing digital vai muito além de Facebook, Twitter, dentre outras plataformas de Redes Sociais. E sim, que o marketing no ambiente digital é um conjunto de diversas ações estratégicas que auxiliam na comunicação da marca e aumento de sua presença nesse ambiente para, assim, criar uma conversão em vendas.

Gosto muito de referendar a citação da Martha Gabriel no seu livro Marketing na Era Digital (2010, pg.10 5) que diz “a proliferação de tecnologias e plataformas digitais oferece um cenário fértil para as mais diversificadas ações de marketing”.

Visto isso, podemos afirmar que a multiplicação das novas ferramentas de tecnologia nos proporcionou um cenário macro ambiental para elaboração de novas estratégias e, para os profissionais de marketing, uma melhor identificação do público-alvo. Mas, para que uma pequena empresa consiga se sobressair no ambiente digital é muito importante ter um bom planejamento estratégico e utilizar das ferramentas de forma correta e eficiente. No ambiente digital o conteúdo é base e o engajamento é essencial para o sucesso.

Por isso:

1. Entenda o ambiente mercadológico:

O primeiro passo para atuar no ambiente digital é identificar como é o posicionamento (reputação) da sua empresa na web; As oportunidades e ameaças; Analise a sua concorrência, suas estratégias e público-alvo. A partir desse entendimento é possível nortear o seu plano de ação.

2. Definir uma estratégia de conteúdo:

O conteúdo é uma das peças chaves na web, mas para definir como gerá-lo é preciso saber se seu consumidor-alvo quer se divertir? Ou quer informação? A partir disso, defina se o seu canal irá utilizar conteúdo próprio, de parceiros ou terceirizado. Se esse conteúdo será fechado, aberto ou pago. Os formatos, abrangência, periodicidade e outras possibilidades. Se você quiser conversão em seus produtos ou serviços, é preciso fornecer boas razões para isso.

3. Defina os canais para publicidade:

A publicidade te fortalece ao tornar público um produto ou serviço. No entanto, planejar a forma que você tornará público a presença da sua marca no ambiente online é de suma importância, por isso defina que formato sua empresa irá divulgar. Seja com publicidade on-line ou off-line, defina os formatos que serão adotados, identifique sites e parceiros potenciais para a publicidade e como medir o retorno desejado.

4. Seja capaz de identificar o surgimento de novas tecnologias:

Estar nas mídias que são relevantes para sua marca e onde o seu consumidor está inserido é o básico. Mas, ser o pioneiro em um novo meio digital é muito importante, além de ser bem visto aos olhos dos consumidores e da massa crítica.

5. Monitore a concorrência:

Saiba o que a concorrência está fazendo e como está se relacionando, gerando seus conteúdos, descubra quem é o favorito no digital pelos internautas e se antecipe nas tendências, trazer o novo é sempre uma boa estratégia.

6. Analise as ferramentas para executar estratégias de marketing digital:

Analise as possibilidades e ações disponíveis (marketing direto, viral, de afinidades, de infiltração etc.) que podem ser implantadas no seu canal; definir as ações que serão implementadas (formato, periodicidade, público-alvo etc. Ações de marketing direto como o e-mail se bem executados são eficientes. Tenha um mailing qualificado com os seus potenciais clientes. Muitos, provavelmente, já façam parte da sua rede social, mas certifique-se de adicionar somente quem possa estar interessado nas suas ofertas, do contrário, seu e-mail pode ser interpretado como spam.

A internet é mais um canal de comunicação, por isso lembre-se de definir quais as formas de comunicação com o mercado (prospects, clientes, fornecedores, parceiros, imprensa etc.); definir que ações serão utilizadas nesta comunicação (criação de marca virtual, newsletter – formato, periodicidade, áreas, tópicos) e o uso do e-mail marketing nas suas mais variadas formas.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply