6 Dicas para Mudar de Carreira

Quem nunca pensou em mudar de carreira? Em largar um emprego que já virou rotina e mudar completamente sua vida?

Milhares de pessoas pensam sobre isso já que muitas vezes a decisão de uma profissão está mais relacionada a sua necessidade financeira do que ao que as pessoas realmente gostam, e com o passar do tempo a estabilização financeira acontece e seu “emprego dos sonhos” vira o “pesadelo da rotina”.

Cada dia que se passa aparece mais a necessidade das pessoas de buscarem algo que realmente as motive a acordar todos os dias e lutar por seus sonhos, mas até que ponto isso é possível? O que devemos fazer para realmente Mudar de Carreira?

Sim é possível mudar de carreira, porém é necessário muito planejamento para que isso aconteça de maneira que não interfira nos seus rendimentos.

Eu sou um exemplo claro desta matéria. No início de minha vida profissional sempre fui voltado para áreas comerciais, porém em 2005 eu trabalhei com Estratégias de Varejo da Arcelor Mittal, onde aprendi que devemos lutar por nossos sonhos e lá coloquei em meus objetivos que iria buscar o meu sonho verdadeiro, trabalhar com Marketing Estratégico. Para isso, era necessário diminuir a defasagem de conhecimento que existia entre minha vida atual e os objetivos que estava buscando.

Em 2005 estabeleci um prazo de 10 anos para montar minha própria agência de Marketing Estratégico e montei um planejamento de como eu iria buscar este objetivo, dentro deste planejamento estava:

– Buscar trabalhos na área de consultoria

– Desenvolver conteúdo de marketing estratégico

– Trabalhar com Planejamento Estratégico nas empresas

Este é o site gratuito da minha agência: Pensar Estratégia

Porém algumas etapas foram esquecidas, como por exemplo, ter um diploma específico da área, e isso afetou muito meu planejamento. Na época eu não tinha o conhecimento necessário para realizar um planejamento pessoal, mas meu esforço e dedicação fizeram as coisas acontecerem, porém após montar a agência, hoje percebo a importância das etapas que faltaram e como elas estão atrapalhando meu trabalho de hoje.

Ao pensar em uma matéria para este mês fiquei pensando muito sobre isso, como escrever sobre minhas dificuldades e fazer com que as pessoas usem minhas experiências para seu desenvolvimento pessoal.

Então encontrei uma matéria bem interessante que fala sobre como mudar de carreira e através desta leitura busquei construir 8 Dicas para Mudar de Carreira, o conhecimento vivido por mim durante estes 10 anos e mais o conteúdo que adquiri na matéria vão ajudar você a planejar com mais eficiência sua virada de carreira.

Por isso trago hoje 6 Dicas que vão auxiliar você a Mudar de carreira.

A primeira dica é:

1 – Se Inspire nos melhores.

Busque analisar quem são as pessoas que realmente fazem a diferença na área que você planeja trabalhar. Acompanhe o trabalho deles e busque aprender cada dia com suas experiências.

A segunda dica está relacionada ao conhecimento:

2 – Reduza o Gap de Conhecimento

Estude para diminuir a diferença de conhecimento entre você e as pessoas que te inspiram; busque participar de meetups e palestras inicialmente, para depois buscar fazer um Doutorado ou Mestrado na área. Neste quesito eu falhei no meu planejamento, ele não incluiu este tópico e hoje pago caro o preço de não ser Mestre na área, apesar de meu conhecimento estar equiparado com muitos profissionais o fato de eu não ter um “Título” dificulta muito meu trabalho com a agência.

Mudar de carreira é uma das maiores dificuldades de um profissional, aprender a evoluir seus conhecimentos é algo extremamente difícil já que todos temos vícios profissionais que dificultam qualquer iniciativa que mude sua rotina.

A terceira dica fala sobre Trocar Informações:

3 – Busque Trocar Informações com Especialistas

Se coloque a disposição para ajudar e aprender mais com os especialistas ou pessoas que você conhece na área e que possam auxiliar você a buscar conteúdo. Não tenha medo de perguntar o que você não sabe, busque exemplos de como eles agiriam em situações N ou X. O mais importante aqui é mostrar que você está se qualificando e que você admira o conhecimento que eles estão repassando. Este também foi um tópico que faltou em meu planejamento pessoal.

A quarta dica é relacionado a Análise:

4 – Análise o trabalho dos especialistas, caso a caso, acompanhe seus Cases de sucesso, estude suas ações e como você pode aprender com elas. Caso tenha dúvida peça detalhes sobre como eles agiram nos casos determinados e comente também sua opinião, busque também mostrar sua opinião e mostrar que você busca também trocar conhecimento.

Fazer uma autoanálise é essencial para que você consiga identificar os gaps de conhecimento que existem em você.

A quinta dica é a mais difícil:

5 – Busque Experiência

Neste ponto é inevitável você iniciar o desenvolvimento de um trabalho pessoal, seja para amigos, colegas ou de forma gratuita. Mas busque desenvolver experiência na área que você deseja trabalhar.

A sexta dica é o mais básico, Apareça:

6 – Adicione Conteúdo ao seu Currículo

Após desenvolver trabalhos na área, procure divulgar este conhecimento. Realize palestras, reuniões, meetups, apresente relatórios, ou seja, mostre ao mundo que você tem o conhecimento necessário para realizar um trabalho de qualidade. Se você busca mudar de área dentro de sua empresa fica mais fácil, já que você pode mostrar aos seus colegas sua evolução realizando mini cursos e palestrar internas aos seus colegas.

Aprenda a evoluir seu conhecimento dentro do tempo que você utiliza para seu trabalho, busque trabalhar nas suas horas vagas para diminuir o gap de conhecimento que existe entre você e seus objetivos.

Uma mudança de carreira é um dos momentos mais difíceis da vida de um profissional, evoluir profissionalmente sem afetar sua saúde financeira é a maior dificuldade que existe nos dias de hoje. Por isso é importante realizar um planejamento de qualidade que posso fazer você aprender sem perder tempo e dinheiro.

Hoje após 3 anos de agência montada e poucos cliente atendidos vejo que minha maior dificuldade foi na questão de buscar títulos que validassem meu conhecimento no mercado. E ao abrir a agência e não conseguir o rendimento necessário para sobreviver cai na segunda maior armadilha a falta de capital financeiro para gerar o conhecimento que é necessário, ou seja, realizar um mestrado dentro da área de planejamento estratégico.

Como tenho que sobreviver, nos últimos 3 anos mantive um emprego no varejo de meio período para poder construir o conhecimento necessário que falta nas minhas horas vagas, por isso nasceu também meu programa #mktdiário que é uma forma de adquirir conhecimento e adicionar este conhecimento ao meu portfólio de trabalho.

Rodolfo Junior – CEO da Pensar Estratégia.

Fonte de estudo para matéria: https://hbr.org/2015/04/how-to-build-expertise-in-a-new-field

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.