No meu artigo anterior falei sobre transformar o planejar e o executar em hábitos e hoje começo perguntando, como está seu planejamento estratégico para 2017?
Hoje, 28 de novembro, estamos a poucos dias do final de 2016, isso mesmo, daqui pra frente um mês vai passar mais rápido do que uma semana e logo estaremos desejando feliz natal, e então, em seguida, feliz ano novo, num piscar de olhos. Não, não é exagero, é a grande realidade.
Então, vamos lá, separe de 30 a 45 minutos por dia, decida para que área da sua vida ou qual produto da sua empresa ou serviço você quer e precisa criar um planejamento e mãos a obra.
Eu já decidi que em 2018 vou dar início ao meu mestrado, mas para isso, durante o ano de 2017 tenho alguns testes e certificações para concluir e já me planejei para obtê-los e garantir alguns pontos no mestrado.
E você? Quais são seus sonhos e objetivos, quais as metas que pretende atingir na empresa para 2017, 2018… ? Não perca mais tempo, trace suas metas e corra atrás, pois o mundo não para e nem você ou sua empresa podem parar também.
Um planejamento estratégico deve ser flexível de forma que possa ser adaptado ao momento presente, às condições do mercado, às suas condições pessoais e particulares, porém não pode nunca perder o foco e a visão de futuro.
Se você não estiver sozinho neste processo, trabalhe em uma estrutura aberta, de forma que cada um saiba e entenda que faz parte do processo e defina o que se espera de cada parte para que se implemente um plano de sucesso.
Aqui vai um exemplo de como seguir um programa estratégico, adaptado de forma que você possa utilizar tanto para o seu plano pessoal quanto para sua empresa, considere cada item uma etapa do seu processo:
1. Analise as informações que você já tem, para entender qual sua posição hoje. Se necessário busque aconselhamento, converse com seus parceiros, pesquise, faça testes;
2. Identifique sua vantagem competitiva e trabalhe nela. Transforme essa vantagem na porta para o sucesso. Na minha análise pessoal, quando decidi fazer o mestrado e li o edital, identifiquei que uma vantagem que eu tenho é falar inglês então decidi buscar uma certificação internacional, com isso, além de aprimorar mais ainda o idioma, vou garantir pontuações extras na análise do meu currículo. E você? Qual é sua vantagem?
3. Defina o escopo do seu projeto. Aonde você quer chegar, suas metas, em quanto tempo, quais as vantagens e desvantagens, seja flexível se algo acontecer no meio do percurso, defina um plano B;
4. Decida onde e quanto quer e pode concentrar de recursos. Sejam recursos financeiros ou de tempo. Lembre-se da importância de um cronograma preciso, mas flexível, dentro do planejamento;
5. Identifique, priorize e implemente mudanças. Tenha em mente que todo planejamento deve ser flexível, aceitar e adaptar-se a certas mudanças, porém nunca perca o foco e seus objetivos;
6. Monitore o seu desempenho e de quem estiver te acompanhando e reavalie a estratégia periodicamente.
Aqui ficam algumas dicas, espero que com elas você possa dar um rumo novo à sua vida ou à sua empresa.
Se tiver alguma dúvida, comentário, ou até dicas de como implementar um planejamento eficaz, deixe seu recado abaixo, adoro ouvir opiniões pois, muitas vezes, são os pequenos comentários que movem uma pedra enorme que está no caminho da felicidade e realização de alguém.
Até a próxima !!!