6º BH Social Media: conteúdo e experiência

No último sábado, 04 de junho, aconteceu a 6ª edição do BH Social Media, um evento que visa colocar em pauta o tema “mídias sociais” em diferentes área de atuação, com o diálogo entre estudantes e profissionais que já atuam no mercado.

De Snapchat à utilização das mídias digitais no marketing político, o evento apostou na variedade de temas e atrair o público e de nomes como Fernando Kimura (especialista em Neuromarketing), Eduardo Di Pietro (Twitter), Ariana Luz, Vitor Colares, Eden Wiedemann, Marcelo Vitorino, Jakline Broco e Natalia Capistrano.

Dentre os diversos assuntos abordados, gostaria de destacar aqueles que mais me chamaram atenção, seja pela sua relevância ou pertinência, e que foram lembrados por um ou mais palestrantes:

Foco nas pessoas

É preciso parar de pensar somente em números e dar a devida atenção às pessoas. Isso significa que, não basta ter um CRM ou um software que lhe dê vários indicadores, se você não prestar atenção em seu público, naquilo que realmente ele quer. Infelizmente muitas empresas tem gastado milhões com mídias que não conversam com seu publico, e consequentemente na obtendo retorno. Talvez seja hora de guardar os clichês e sentar para tomar um café com seus clientes.

Novas possibilidades

O Facebook é a rede social mais lembrada, inclusive por profissionais da área, e ele pode te dar excelentes retornos. Mas não se limite! Existem diversas mídias diferentes que podem cumprir um papel até melhor e muito mais próximo do seu público, como é o caso do Periscope, Viber, Pinterest e Snapchat. O segredo é não querer estar em todas, mas estar com certeza onde seu público também está. Abra a cabeça para novas possibilidades, saia do óbvio e melhore (e muito) e experiência do usuário!

Marketing de conteúdo

Se o marketing de conteúdo pode ser utilizado até no marketing político, por que as empresas que vendem produtos e serviços ainda não perceberam a eficiência desta estratégia? Definitivamente o consumidor mudou,o eleitor mudou, as pessoas mudaram e ninguém mais quer ser bombardeado por publicidade intrusiva. Portanto, invista em conteúdo para gerar relacionamento, criar diálogos e conquistar e fidelizar clientes.

Planejamento é tudo

Seja uma campanha no Facebook ou no Twitter, na TV ou no rádio, para uma empresa ou um artista, não importa. Em qualquer opção o planejamento é necessário para aumentar suas chances de sucesso. Ter um objetivo claro, um cronograma bem definido e métricas para acompanhar, são partes integrantes de qualquer planejamento. Por isso, não poupe tempo na hora de planejar, afinal, como já disse Abraham Lincoln “Se eu tivesse 8 horas para cortar uma árvore, gastaria seis afiando meu machado”.

Convergência entre off-line e on-line

Este é um dos tópicos mais pertinentes e merece muita atenção. Chegamos em um ponto onde o mundo on-line e o mundo off-line não estão mais separados pelo botão “conectar”. Até quando acreditamos estar offline, estamos online. Ou seja, as mídias estão se convergindo e as empresas precisam entender isso. Não é mais possível ter uma postura das redes sociais e outra em seu PDV, um tipo de comunicação na TV e outro no Twitter. Mais do que nunca a comunicação integrada tomou forma e sua empresa precisa estar atenta a isso e ao posicionamento que ela terá.

Fomentar estes eventos na cidade são essenciais para gerar networking e trocar experiências, através do intercâmbio de informações entre profissionais estudantes de diferentes áreas de atuação.  Foi no evento e tem outro aprendizado para compartilhar conosco? Deixe sua opinião nos comentários.

 

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

1 comment

  1. Julio

    Parabéns pelo excelente material Carina, se preocupar com as pessoas “do outro lado dos teclados” é algo, realmente, imprescindível pra qualquer social media, e todos que submetem seus produtos e serviços às redes sociais.