7 Tendências Sensoriais do Marketing

marketing

O corpo humano é composto por 5 sentidos sensoriais: visão, audição, tato, paladar e olfato. O Marketing convencional é composto por muitos elementos com definições diferentes, mas só os 5 sentidos, incluindo o coração e o cérebro fazem a diferença na hora de vender algum produto ou serviço.

Coração – (Aprenda a fazer o coração de um cliente bater)

Você já se perguntou por que o coração está bem no meio do peito?

Na comunicação, o coração é o cliente. Coincidentemente ele é o centro de toda estratégia e das decisões mais importantes tomadas pelas empresas.

Atenda bem o cliente: É graças ao Target que o Marketing existe.

Então, que remédio tomar para seu negócio crescer?

Tome FIDELIDADE! Use seus esforços de Marketing para fidelizar clientes que já conhecem os seus produtos e serviços. Um cliente fidelizado vale mais do que um novo.  Ele fará a divulgação da sua empresa involuntariamente e, por meio da boca-a-boca convidará muitos outros para conhecê-la.

Visão – (Use Raios X na sua Estratégia)

Em negócios, ninguém enxerga melhor do que a própria empresa. Só ela sabe decidir o que é melhor para o cliente.

A fórmula exata para evitar conflitos é enxergar algo que o cliente não tenha visto. Todo cliente já tem uma ideia pré-definida sobre o que ele precisa.

Por esse motivo, antes de as empresas darem palpites elas precisam ficar atentas a todos os tipos de oportunidades e ameaças do mercado.

Quer uma dica?

Não desperdice energia discutindo com o cliente, analise mais o produto e pense em trabalhar no diferencial dele.

Um bom estrategista tem a capacidade de ver no problema uma grande oportunidade.

Sorriso – (Seja o cartão de visita dos seus clientes)

O que chamam de paladar nos sentidos, no Marketing chama-se: “Sorriso”

Qualquer profissional de Marketing precisa saber que a chave para o sucesso da venda é o sorriso. Quando falam em sorrir, os profissionais de Marketing se referem ao atendimento bem-feito e personalizado.

Como isso funciona?

O cliente tem uma necessidade, o Marketing atende e o negócio para por aí.

Resposta errada!

Nunca se esqueça do pós-venda. Criar um relacionamento com o cliente é a melhor forma de ser lembrado. Use o CRM para guardar informações relevantes e facilitar essa troca.

Tato – (Perceba o Mercado)

No frio compramos um casaco porque percebemos que temos sensibilidade.

Mas e sua empresa como ela percebe o mercado?

Desejos e necessidades mudam diariamente. Exemplo disso é o cliente que, ao adquirir algum produto ou serviço novo, se sente realizado. Mas não pense que essas sensações duram para sempre. Após usar o mesmo produto, o cliente tem novos anseios que precisam ser alinhados com novas expectativas.

Mas, afinal de contas, como é que uma empresa pode criar uma nova expectativa?

Comece melhorando a experiência do cliente no PDV. O Kinder Ovo está há muito tempo no mercado e ainda surpreende o público-alvo pela: inovação, versatilidade e simplicidade. Sim, eles seguem as tendências do mercado, analisam o comportamento do consumidor no PDV e melhoram a experiência do cliente ao entrar em contato com os produtos.

Outra solução é usar a cabeça. Ao invés de retirar um produto das gôndolas, porque não repensar em uma nova utilidade para ele.

Olfato – (Sinta o cheiro da concorrência)

O que fazer para ganhar participação de mercado?

Ter um bom preço é fator primordial para a empresa que busca o sucesso. Os consumidores estão sempre em busca do preço baixo pelo melhor produto. Uma dica é negociar com seus fornecedores para conseguir o melhor preço possível e repassá-los para seus clientes afim de se sair bem contra a concorrência. Outra dica é inserir um produto equivalente ao da concorrência no mercado, pelo mesmo preço ou por um preço ainda menor de produtos semelhantes que concorrem entre si.

Mas você sabe onde está pisando?

Se a resposta for sim, tome cuidado para não cometer os mesmos erros que outras empresas do ramo cometeram. Aprenda a acertar com o erro do outro e lembre-se: quem não dá a assistência, abre a concorrência.

Muitas empresas fariam de tudo para descobrir a cereja da sua receita. Portanto, nunca deixe o Know-How do seu sucesso vazar.

Audição – (Ouça o Mercado)

Você gosta de ouvir opiniões?

Se a resposta for sim, parabéns!  A única maneira de você traçar o perfil psicográfico e demográfico de alguém é conhecer os hábitos dessa pessoa por meio de pesquisas de mercado.

Mas quais perguntas abordar nessas pesquisas?

Na 1º fase, para descobrir o problema da pesquisa use a metodologia qualitativa. Desse modo, você descobrirá características fundamentais sobre o comportamento do consumidor.  Faça perguntas sobre a idade, o que ele gosta de fazer e quais lugares ele frequenta.

Na 2º fase, se o entrevistado fizer parte do seu público-alvo, entre mais na questão sobre o seu produto e os concorrentes. Para descobrir se sua empresa possui um diferencial competitivo, faça perguntas abertas sobre marcas diferentes.

Após descobrir o problema da pesquisa e a preferência do público, faça a Pesquisa Descritiva de Origem Quantitativa.

Elabore perguntas fechadas e levante hipóteses sobre o que pode ter gerado esse problema.

Para solucionar o problema e fechar a pesquisa, parta para o teste de conceito. Ajude o Marketing na elaboração de estratégias e insights, para reposicionar o produto de acordo com as necessidades encontradas na amostragem.

Cérebro – (Use para comandar todos os sentidos)

Depois do cliente, essa é a parte mais vital de todos os sentidos.

Falou-se sobre ações, estratégias e comunicação. Mas o que seria dessas 3 vertentes sem um objetivo?

Nada! É do cérebro que partem todos os princípios. Ele é o elo que liga estratégias e ações aos objetivos. A venda é a consequência natural de tudo isso.

Afinal qual é o seu objetivo?

Se for vender, incentive os seus colaboradores e torne-os a parte mais importante do time.

Para liderar, é preciso ter sintonia. Todos precisam dançar conforme a letra da música, sem perder suas próprias características.

Vender é a arte de saber ouvir e informar. Ouça os colaboradores, pense no mercado, melhore suas experiências no PDV, drible a concorrência, crie um conceito forte e permaneça na lembrança do cliente. Desse modo sua empresa irá gerar uma identidade. Mas não esqueça que todos precisam fazer parte da Missão, Visão e Valor.

marketingConclusão

Não importa, se você usa os 4 Ps ou 4 Cs da comunicação. O que você precisa saber, é que o antigo Marketing não existe mais!

“Antes, os consumidores não tinham tanto conhecimento da empresa, eles só viam o que dizia a publicidade. Ou seja, as empresas detinham o monopólio da informação. Hoje, isso mudou. Você pode conhecer a empresa tanto quanto ela. Você pode entrar na internet e saber todos os detalhes de um produto, quem são seus concorrentes e tudo mais”, destaca Philip Kotler.

Enfim, entramos na era da informação e se você trabalha com Comunicação, use as 7 tendências sensoriais do Marketing para treinamentos, reflexões, análises detalhadas das ações e mensurações, para otimizar os resultados.

* As imagens deste post foram elaboradas por Lucas Latorre

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 comments

  1. Matheus, meus parabéns ótimo artigo e abordagem prática.
    Com toda certeza ajudou muito todos nós profissionais de marketing

    Grande abç

    • Muito obrigado Matheus, é um imenso prazer fazer parte do Projeto. Em breve postarei mais artigos sobre o assunto.
      Abraços Matheus Mousse

  2. Eliane Lages

    Parabéns, pela criatividade no desenvolvimento do texto e abordagem do assunto.
    Achei bem interessante a citação do Kotler também. Sucesso!

    Abraços, Eliane Lages.

    • Muito obrigado Eli, as 7 tendências sensoriais do Marketing foram baseadas em algumas citações de Kotler.
      Abraços Matheus Mousse

  3. Olá Matheus!

    Ótimo texto e excelente abordagem! VC conseguiu apresentar ações que na prática fazem muito sentido.

    Beijos,

    Pri

    • Muito obrigado Pri, seus textos são uma ótima fonte de inspiração para mim.
      Abraços