9 Habilidades essenciais para profissionais de marketing – Parte 2

No post Como ser o profissional de marketing ideal! iniciei uma reflexão sobre o quanto o marketing apresenta aspectos tão diversos e dinâmicos permitindo que qualquer área do conhecimento possa ser utilizada para executar estratégias e ações. Afinal, quais são a habilidades essenciais para exercer essa profissão com qualidade?

Nesse sentido é importante pensar nas competências técnicas e comportamentais que fazem a diferença para que um profissional de marketing se destaque no mercado e mostre seu real valor.

As competências técnicas são aquelas aprendidas com educação formal: faculdade, cursos, palestras, treinamentos, leitura, etc.

As habilidades comportamentais também podem ser aperfeiçoadas, mas geralmente fazem parte de traços de personalidade e são desenvolvidas e conquistadas através de autoanálise, autoconhecimento e domínio de suas forças e fraquezas.

Habilidades Comportamentais

A maior parte dessas habilidades são desejadas em diversos cargos. São elas que ajudam o profissional a ter as atitudes necessárias frente aos desafios.

O comportamento provavelmente é o indicador mais relevante para quem exerce marketing, pois as ferramentas mudam a todo momento e o conhecimento técnico precisa ser renovado. Mas, isso só faz sentido para quem tem um perfil orientado para desafios, por exemplo.

Algumas habilidades comportamentais importantes para quem exerce marketing são:

1.  Automotivação:

São muitos os desafios do setor e muitas vezes as suas atitudes serão questionadas. É preciso estar disposto a enfrentar adversidades ainda que você não tenha todo apoio que precisa no momento. Não conte com outras pessoas para ter motivação.

2. Criatividade:

É a capacidade de conectar ideias e criar algo novo, ver soluções e oportunidades onde ninguém mais vê. Ah, mas não sou design, etc, etc. Não precisa ser. Se souber um pouco ajuda, mas o que você precisa mesmo é encontrar as soluções de forma criativa. Se for para fazer um folder, você deve orientar quem sabe sobre como fazer e qual a estratégia em torno disso.

3. Comunicação:

Bem… Essa é essencial. Mas, entenda algo. Ser habilidoso na comunicação, não significa falar demais. Aliás, isso pode até atrapalhar. Saiba ser empático. Entenda o seu público e procure se expressar de forma assertiva e coerente com o contexto.

4. Flexibilidade:

Capacidade de se adaptar, se ajustar às mudanças, aceitá-las ou buscar modificá-las. Mudar de ideia faz parte. No marketing, incêndios acontecem a todo momento. Se essa não é a sua praia, se você não se permite ajustar as velas com uma frequência maior que o normal, ela não serve para você. Sem flexibilidade é impossível lidar com pessoas e seus comportamentos imprevisíveis.

Obviamente, ninguém gosta de ter surpresas a todo momento, eu não gosto. Mas, incêndios irão acontecer e você precisa ter espaço na sua cota de paciência para eles.

5. Controle Emocional:

Essa habilidade é muito importante, pois ajuda a lidar com os próprios sentimentos, reconhecendo-os e trabalhando para que sejam expressados de uma maneira equilibrada. Excessos de raiva, atitudes explosivas, decisões precipitadas são indicadores de que você não está usando essa habilidade corretamente. O cenário é adverso e o desequilíbrio lhe renderá muito stress.

6. Relacionamento Interpessoal:

Relacionar-se bem com a equipe ajuda a obter ajuda para as suas estratégias. Além disso, como uma pessoa que deve desenvolver o marketing se não possui boas relações nem com sua equipe de trabalho? Praticar relacionamento interpessoal sugere entender o contexto e cultura organizacionais e agir conforme o conjunto de normas comportamentais que geram as interações entre os pares. É uma aptidão importante para criar laços e sinergia em um grupo.

7. Visão Holística:

É a visão global de uma empresa. Ter a capacidade conectar e ver falhas em outros setores que prejudicam o seu. Ver melhorias que podem ajudar a potencializar as ações de marketing fora do seu quadrado.

Também a capacidade de conectar várias vertentes do marketing em busca de ampliação dos resultados.

Resumindo, procure ter uma visão global de todo o cenário, faça correlações entre os diversos indicadores, insira novas perspectivas de público e mercado.

8. Liderança:

A liderança pode ser exercida independente do cargo ou função. Essa habilidade ajuda o profissional a conquistar e extrair o melhor das pessoas que estão ao seu redor. Não tem equipe? O processo de liderança pode surgir naturalmente, quando você influencia pessoas através do seu comportamento e atitudes. Conte com os profissionais que trabalham com você ainda que sejam de outra área.

9. Habilidades Técnicas

Refere-se aos conhecimentos que você possui e são importantes para exercer a profissão, entre eles estão:

  • Idiomas
  • Mix de Marketing
  • Pesquisas
  • Técnicas de Vendas
  • Negociação
  • Redes Sociais
  • Produção de Conteúdo
  • Métricas

Não vou aprofundar muito sobre as competências técnicas. Como sabemos, elas mudam muito. Hoje, é importante saber fazer gestão de redes sociais, mas em breve haverá algo novo e inusitado para aprendermos.

Além disso, sem as habilidades técnicas você dificilmente irá muito longe na gestão de marketing. Por isso, é preciso desenvolvê-las continuamente. Essa é uma área que exige atualização do profissional com uma frequência enorme.

Mas evite se preocupar apenas com essa parte. Lembre-se que a maioria dos profissionais são contratados por suas competências técnicas e demitidos por seus comportamentos.

Use sua flexibilidade e proatividade para se desenvolver a cada dia.

Me aproprio de uma frase de Peter Drucker para deixar mais claro o raciocínio:

“Marketing não é uma ciência, nem uma arte. É uma prática.”

O Implantando Marketing é um espaço para reflexão, ideias e discussões sobre o setor de marketing. E você o que pensa sobre esse assunto? Quais são as habilidades que está desenvolvendo? Compartilhe sua visão conosco.

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.