QUERER É PODER – O sucesso na carreira está muito mais relacionado às suas crenças e conceitos pessoais do que você imagina

Em sessões de terapia, aprendemos que muitas das frases feitas que guardamos na nossa mente são crenças que absorvemos ainda na infância. Ouvimos nossos pais, professores e outros adultos falarem muitas coisas e gravamos a maioria dessas frases e conceitos na parte inconsciente da memória (o chamado subconsciente) – e isso é um perigo!

Esta semana terminei de ler dois livros interessantíssimos que recomendo muito (“O poder do agora” e “Um novo mundo: o despertar de uma nova consciência”, ambos de Eckhart Tolle), e com eles aprendi uma frase arrebatadora: QUERER É PODER!

Na primeira vez, essa frase soou como uma heresia. Não sei dizer quantas vezes na vida ouvi me dizerem: “Querer não é poder”. Foram tantas, que isso passou a ser quase que uma verdade absoluta gravada em algum lugar na minha cabeça. E neste mesmo lugar encontrava-se gravado o adjetivo “teimosa”. Depois de usarem aquela frase, sempre me chamavam de teimosa, com uma conotação negativa. Então, a Tati criança carregou consigo essa frase e esse adjetivo como verdades sobre si mesma por um bom tempo, até se deparar com uma contradição.

Relacionarei a seguir alguns tópicos de reflexão para que outras pessoas, que como eu também foram tolhidas por essa crença estúpida e sem fundamento, libertem-se de antigos conceitos e alcancem crescimento pessoal e, consequentemente, crescimento profissional:

TUDO COMEÇA COM O QUERER – o universo é energia. Qualquer que seja a teoria de surgimento do universo, esta verdade é absoluta. Seja criacionismo, evolucionismo ou qualquer outra explicação que as pessoas queiram dar para o princípio de tudo: a energia está presente em todas como elemento comum a todas elas. A energia é o querer manifestado do universo. Tudo no mundo quer com tanta intensidade que passa a ser e existir de forma manifestada. Quanto mais a ciência aprende sobre os elementos do macro e do microcosmo, mais descobre energia (átomos, íons, galáxias, estrelas, planetas, todas as partículas que formam tudo que existe no universo estão em movimento). Da mesma forma, logicamente, nada que não queiramos ser ou fazer, seremos ou faremos. Assim, o que não queremos, não se manifesta no universo, não possui energia e não se movimenta. Então que os pais das próximas gerações digam a seus filhos: “Queira meu filho, queira muito!!!! Acima de todas as coisas tenha vontades, pois sem vontade, você não conseguirá nada!”.

QUERER GERA PODER – parece tão óbvio que nem dá vontade de alongar muito sobre isso. Mas não subestimemos o poder de uma crença gravada no inconsciente, pois esse tipo de crença, mesmo sendo ilógica, tem forma de verdade absoluta. Verdades absolutas só podem ser desmentidas quando pensamos sobre elas e as sobrepujamos com muito argumento, força e repetição. Então, para que fique guardado em nossa mente para sempre e para que aquela antiga frase seja apagada de vez: é por meio da vontade que tudo se pode. Quando se quer, se busca e se encontra. Não é à toa que o verbo querer (do latim, quaerere), significa também pedir e buscar! E também não é coincidência que Jesus, bem como outros mestres espirituais, sempre diziam que quem busca, acha; quem pede, recebe; a quem bate, se abre. Resumindo, seria o mesmo que dizer: quem quer, consegue! Ou quem quer, pode!

PODER NÃO É QUERER – e cheguemos então ao cúmulo do absurdo: aquela frase está tão equivocada que é o oposto dela que está correto! Muitos podem ler. Quantos lêem dois livros por mês? Muitos podem estudar. Quantos estudam? Muitos podem ser primeiro aluno da classe; primeiro lugar em vendas da loja ou do país; passar no vestibular; alcançar um cargo de diretoria; abrir sua própria empresa… Quantos querem? Vejamos então que maluquice: é mais uma questão de querer, do que de poder. Pois o querer vem junto com o poder, ao contrário do que se ensina nas casas e nas escolas!

É PRECISO QUERER – parece um absurdo, mas muitas pessoas não sabem o que querem. Leia-se, não querem. Pois querer, presume saber o que se quer. Não se pode querer algo que não se sabe! Um número muito grande de profissionais com os quais tenho contato ainda não sabem qual sua missão no mundo, não sabem quais os seus objetivos de carreira, não sabem o que querem conquistar no ano de 2013, 2014, 2020, 2040. Ou seja, não andam querendo. Se não andam querendo, não andam podendo…

E tenho tristemente descoberto que essas pessoas ainda não têm consciência clara de que QUERER É PODER. A crença errada QUERER NÃO É PODER fez com que a maioria das pessoas parassem de querer, e pior, ao longo dos anos, nem se dessem conta de que estão alcançando muitas coisas que nem sabem se querem. Isso é muito sério!

Observe suas crenças e seus conceitos. Questione-se. Veja se o que você pensa está lhe ajudando ou atrapalhando na busca do que você quer. E, depois de ler este texto, nunca se pergunte mais se você pode. Apenas se pergunte se você quer.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

29 comments

  1. Vanessa Alkmim

    Sem comentários, Tati!
    Vc, como sempre, é uma inspiração e um exemplo pra mim!

    • Obrigada Van!
      Que bom que o texto te inspirou querida! Torço muito pelo seu sucesso sempre!
      Vc é uma super profissional e um exemplo pra mim também!
      Bju!

    • joana d'arc santos

      olá tati bom dia , eu também cresci ouvindo essa palavra. mas lendo o seu artigo tenho a convicção que eu estou no caminho certo. hoje eu sei o que eu quero, quero sim me tornar uma ótima profissional em RH, VEJO O MUNDO COM OUTROS OLHOS.a dica dos livros vou procurar ler.
      Novamente muito obrigado. e um abraço.

  2. antonio junior

    Ótimo texto de incentivo a mudança radical de comportamento no que diz respeito as relações profissionais e pessoais! cresci e amadureci lendo este texto.
    Obrigado Tatiane Vita

    • Que bom Antônio!!!
      Obrigada pelo comentário e que você aplique os aprendizados para alcançar todos os seus sonhos querido!

      Grande abraço!

      Tati

  3. antonio junior

    Esse texto tira muitas duvidas sobre profissionais que ainda não se realizaram em seus principais papeis na vida! é um choque na passividade de todos nós!!

    • Que bom Antônio!!!
      Obrigada pelo comentário e por favor compartilhe com sua rede de contatos!
      Grande abraço querido!

      Tati

  4. Anita

    Muito bom o texto!!! Sempre acreditei nisso!

    • Que bom Anita!!!
      Muito obrigada pelo seu comentário!
      Bju!

  5. Carla Viana

    Sensacional Tati! Esclarecedor e, principalmente, inspirador!
    Um belo tapa na cara da sociedade acomodada ;)

    • Que legal Carla!!!
      Que bom que ajudou você e por favor compartilhe com sua rede de contatos.

      Obrigada por seu comentário!
      Bju!

  6. Tati!!!

    Que lindo texto!!! De fato, o senso comum eh um trava mente.

    A primeira vez que me deparei com esse tema foi no primeiro ano da faculdade, quando tive aula de principios de direito. O professor era fantastico e nossa… Tirei licoes que guardo ate hoje e espero aprender mais e ficar mais atenta a tudo. Afinal, nem tudo eh como parece, e nem tudo eh como dizem.

    Assino em baixo quando voce fala que os pais precisam cativar os filhos, e aprender a querer as coisas… Ha 4 anos atras eu mal imaginava que minha vida pessoal e profissional estaria assim, e tudo comecou a mudar para a melhor depois que comecei a planejar as coisas, ter foco. Claro que nem tudo sai exatamente como eu quero, mas o legal eh que a essencia eh a mesma.

    Sem entrar em merito religioso, mas eu acredito que as palavras tem poder, e o universo conspira a nosso favor, tanto para o bem, como para o mal.

    Espero que muitas pessoas possam se inspirar e praticar o que voce recomenda!!

    Sei que tenho muito que aprender, a ensinar, compartilhar… E fico muito contente quando amigos me chamam de ” Priscila, a mulher das 40 horas”, porque quero fazer tudo, bem feito e aprender cada dia mais…

    Um super beijo

    Pri

    • Que bacana Pri!!!!

      vc está mesmo no caminho querida!!! Continue nele!!!
      Bju!!!!

  7. CARA TATIANE,

    PARABÉNS PELO TEMA ABORDADO E SE EU PUDER, GOSTARIA DE AGREGAR ALGO MAIS, JÁ QUE VOCÊ É DA ÁREA DE MARKETING E DEVE UTILIZAR DETERMINADAS TÉCNICAS COM FREQUÊNCIA COMO ESTA, SE ME PERMITE:

    O NOSSO CÉREBRO, O COMANDANTE GERAL DO NOSSO CORPO, TRABALHA E AGE ATRAVÉS DA ASSOCIAÇÃO E ASSIM SENDO, APÓS ELE SEDIMENTAR ESTAS ASSOCIAÇÕES, MANDA IMPULSOS AO NOSSO CORPO PARA QUE COMECEMOS A AGIR CONFORME TAL ASSOCIAÇÃO FEITA.
    QUANDO ÉRAMOS PEQUENOS ESCUTAMOS INÚMERAS VEZES QUE AO ACORDARMOS TÍNHAMOS SEMPRE DE ESCOVAR NOSSOS DENTES
    ENTÃO DEPOIS DE TANTA SISTEMÁTICA E ASSOCIAÇÃO, QUANDO CRESCIDOS, POR TERMOS ASSIMILADO O QUE NOS DISSERAM, O RESULTADO É A ASSOCIAÇÃO DE LEVANTAR E ESCOVAR OS DENTES.
    NOSSO CÉREBRO COMANDA AO NOSSO CORPO A AÇÃO, QUE É FEITA AUTOMATICAMENTE, SEM QUE NECESSITEMOS ESCUTAR TODO DIA ESTA MESMA ASSOCIAÇÃO.

    ASSIM, “QUERER É PODER” NADA MAIS É QUE ASSOCIAÇÃO DE ALGO QUE REALMENTE QUEREMOS E ACABAMOS TRABALHANDO O DESEJO DE UMA IDEIA, DE UMA CONQUISTA EM NOSSO CÉREBRO E DEPOIS DE UM CERTO TEMPO AUTOMATICAMENTE NOSSO CORPO É BOMBARDEADO PARA REALIZAR AÇÕES E TERMOS ATITUDES EM PROL DESTAS CONQUISTAS E DESEJOS !

    • Querido Alexandre!

      Muito obrigada por compartilhar seu comentário e sua opinião! Muito bom sua observação sobre como o cérebro aprende e guarda informações!

      Siga também nosso twitter e seja membro do nosso grupo no Linkedin para mais informações sobre Marketing, empreendedorismo e carreira.

      Grande abraço,

      Tati

  8. José Clemente Méo Jr.

    Excelente texto!!! Parabéns.

    • Olá José!
      muito obrigada pelo seu comentário!
      Siga também nosso twitter e seja membro do nosso grupo no Linkedin para mais informações sobre Marketing, empreendedorismo e carreira.

      Grande abraço,

      Tati

  9. Ivani

    Excelente matéria, estou fazendo curso de coach e este assunto “crenças” é uns dos fatores marcantes, precisamos ressignificar as palavras

    • Olá Ivani!

      obrigada pelo seu comentário!
      Olá José!
      muito obrigada pelo seu comentário!
      Siga também nosso twitter e seja membro do nosso grupo no Linkedin para mais informações sobre Marketing, empreendedorismo e carreira.

      Grande abraço,

      Tati

  10. Giulliana Moreira Serafim

    Esse texto realmente SIMPLES e EFICAZ!!!!
    O DESEJO e o PRINCIPIO ATIVO da AÇÃO!!

    Parabéns por nos relembrar, ou nos ACORDAR para essa PREMISSA do VIVER.
    Parabéns por tamanha colaboração.
    Obrigada Tati Vita!!!
    Bjkas

    • Muito obrigada Giu!!!!

      Que bom que ajudou você! Sinal de que estou cumprindo minha missão no mundo: inspirar outros a ser o melhor que puderem ser.

      Siga também nosso twitter e seja membro do nosso grupo no Linkedin para mais informações sobre Marketing, empreendedorismo e carreira.

      Um grande abraço querida amiga,

      Tati

    • Ei Gil!
      que legal que leu e gostou!!!! obrigada pelo seu comentário!

      Siga também nosso twitter e seja membro do nosso grupo no Linkedin para mais informações sobre Marketing, empreendedorismo e carreira.

      Grande abraço,

      Tati

  11. Lylian Gonçalves

    Bom dia, Tati!

    Sua explanação superou as minhas expectativas, creio que estamos no mundo para integrar os seres humanos e não desagregar com ocorria no passado, pelas marcas do subconsciente.

    Parabéns!!!

    • Boa noite Lylian!
      Que bacana sua mensagem! Espero que todos os seus sonhos se tornem realidade!

      Bju,

      Tati.

  12. Cristina Doudement Duarte

    Muito muito bommm!!!! Já anotei a dica do livro quero ler tbm, tenho me educado para QUERER e vejo que pequenas atitudes nos leva a PODER e o resultado disso é maravilhoso.
    Sucesso!

    • Olá Cris!

      obrigada por deixar seu recado!!! Tínhamos mais de 30 pessoas na sala e só duas apenas ainda deixaram seus comentários, por aí você já vê que muitas vezes são poucas as pessoas que realmente QUEREM!!

      Grande abraço!

      Tati

  13. Walfran Falcão de Lima

    Tati, li O Poder do Agora e concordo com vc em Gênero, Número e Grau. Gostei tanto que deixei varias paginas marcadas para uma espécie de consulta rápida quando sentir que estou me deixando voltar a funcionar no padrão anterior. Meus parabéns pelo texto. Muito bom mesmo.

  14. Olá Walfran!

    que bom que gostou e que foi importante pra você!
    Muito obrigada por seu elogio e comentário!

    Tati