Novos negócios exigem novos profissionais, parte II

Gostaria de continuar o assunto dos “novos negócios exigem novos profissionais”, que coloquei para vocês no post anterior. Não vou esgotar o assunto, gostaria somente de apontar outras profissões ligadas ao mercado da comunicação que surgiram com o crescimento da internet, principalmente para auxiliar nossos leitores que estão entrando na faculdade, ou tem alguma dúvida sobre qual profissão seguir.

Novos analistas surgiram diante da necessidade de especialização e de foco em algumas determinadas demandas, como na preparação do site para os sites de buscas, ou ainda, no relacionamento das empresas com seus clientes nas redes sociais e na divulgação da empresa no grande mundo chamado internet.

Entre outras várias funções, temos o arquiteto da informação, que é responsável pela definição dos objetivos do site e pela organização do conteúdo, usabilidade e navegação do site. Ou ainda, o Analista de Mídia Online que é responsável por analisar a presença da empresa na internet e propor ações de divulgação que gere maior visibilidade na internet.

Vejam abaixo mais profissões e uma explicação básica sobre cada uma delas.

• Analista de Links Patrocinados
Função: escolher as palavras-chave mais adequadas para composição do texto dos anúncios, acompanha o desempenho e define as estratégias de divulgação.

• Consultor em e-commerce.
Função: analisar o posicionamento da empresa na web, recomendar ações de direcionamento e orientar a implementação dessas ações. Deve ser especialista em e-commerce, com conhecimento do mercado na internet,
funcionamento das lojas virtuais e sites de conteúdo.

• Analista de SEO.
Função: pesquisar, analisar e realizar as modificações no site, de forma a melhorar o posicionamento nos sites de busca. Um dos profissionais mais procurados e mais desafiados recentemente, já que o bom posicionamento nos sites de busca se tornou de fundamental importância, devido à grande concorrência.

• Analista de Redes Sociais (ou Analista de Mídias Sociais)
Função: responsável pelo monitoramento da presença da empresas nas redes sociais, desenvolvimento de estratégias de atuação e manutenção do relacionamento com o público.

• WebDesigner
Função: responsável pela elaboração do projeto estético e funcional dos sites. Deve ter bons conhecimentos em ferramentas gráficas e conhecimentos em linguagem de programação.

• Desenvolvedor web
Função: executar a construção e manutenção dos sites, utilizando linguagem apropriadas (ASP, PHP, etc.). É responsável pela criação de aplicativos e soluções para melhoria das funcionalidades do site. Trabalha junto com o webdesigner.

• Webwriter
Função: responsável pelo desenvolvimento dos textos, com objetivos diversos. Deve saber escrever bem e precisa conhecer o perfil do internauta e padrão de comunicação da internet.

Analista de Suporte
Função: auxiliar o internauta, geralmente o cliente de uma loja virtual, a realizar a ação desejada. Foi uma das primeiras profissões surgidas com o surgimento das lojas virtuais.

Blogueiro profisional
Função: administra a publicação de conteúdo e a manutenção de um blog. Pode trabalhar em blogs corporativos ou para si próprio, gerando receita via publicidade no blog.

 

Você conhece mais alguma profissão que não foi citada aqui? Compartilhe com a gente.

Quanto mais informação disponível para quem quer seguir na área, melhor.

Até o próximo post!

Referência:

http://www.e-commerce.org.br/profissoes-internet.php

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

8 comments

  1. Oi Ju!

    Adorei as dicas das profissoes!
    Eu vi numa revista Voce S/A falando das profissoes em alta, e as principais voce listou aqui. Isso é uma boa para quem esta em duvida em que area seguir, ver, conhecer outras opcoes eh fundamental para fazer uma escolha mais conciente!

    • JULIANA REZENDE

      Oi, Pri

      Essas são as principais do momento. Sabemos que no atual cenário, outras várias podem aparecer da noite para o dia e algumas delas também pode desaparecer da mesma forma.
      Para quem tem interesse neste mercado, tem que ficar sempre de olho em novas oportunidades.

      Bj.

  2. Izabela Reis

    Interessante Juliana. No mercado competitivo da atualidade, temos que buscar o conhecimento especializado, pois não basta conhecer as ferramentas e preciso utilizar de forma estratégica para buscar a diferenciação.

    • JULIANA REZENDE

      Com toda certeza, Izabela!

    • JULIANA REZENDE

      =)

  3. Muito bom Juliana. Com essas definições a pessoa pode ter mais clareza no momento da escolha profissional ou no momento de contratar um especialista para seu negócio.

    Não esqueça o Gerente de E-commerce.

  4. Muito legal seu post, Ju!
    Vc forneceu um bom guia para os que estão iniciando na área ou para os que querem seguir outros rumos.
    Abraços,
    Vanessa