Auditoria de Marketing: como funciona esse processo?

Hoje, o assunto será sobre Auditoria de Marketing! Afinal, uma auditoria de marketing pode ser feita da mesma forma que uma auditora interna ou externa na empresa?

Vejamos se é possível.

A Auditoria de Marketing visa uma maior organização dos objetivos empresariais, isto é, uma discussão com os responsáveis pela organização levando em conta o formato do relatório, principalmente dos seus objetivos.

Nesse tipo de auditoria, englobam-se diagnósticos da parte mais simples até a mais complexa da empresa. Do lado objetivo podemos citar os preços de produtos, desenvolvimento de marca, investimento de mercado e o quanto é destinado a esta área. Do lado detalhista são analisadas as causas e efeitos relevantes em momentos de crise, distancia entre o planejamento e o que foi executado pelos departamentos, identificação de erros e acertos, as oportunidades de melhoria e novos investimentos além de correção de possíveis falhas.

Para que essa atividade tenha o êxito desejado, a empresa que realiza essa atividade de auditoria de marketing deve fazer um Plano de Ação de longo prazo, para melhorar seus investimentos e as realizações nas ações planejadas pelo Marketing da Empresa.

Tendo em vista as características e os objetivos da auditoria de marketing é consensual que seja incluída a análise das seguintes áreas concretas da empresa:

• Missão e objetivos da organização;
• Analise das unidades de negócio (quais são essas áreas, como se comportam, qual o plano estratégico de cada uma delas, etc.);
• Estudo do mercado (segmentos de mercado, dimensão atual e potencial, características dos consumidores, qual o processo de compra, etc)
• Análise da concorrência (quotas de mercado, características dos concorrentes em cada área de negócio, etc.);
• Estratégia de Targeting (segmento ou nicho de mercado);
• Estratégia de posicionamento (mix de variáveis de marketing que será utilizado);
• Politica de produto (adequação do produto às necessidades do mercado, estratégia de marca e sua gestão, etc.);
• Política de distribuição (quais os canais de distribuição, sua eficácia, quais as alternativas, etc.);
• Politica de preço (como é criado o preço, qual a reação dos consumidores, etc.);
• Politica de promoção (como é feita a publicidade, qual é o seu orçamento, sua eficácia, etc.);
• Força de vendas (como é constituída, qual a qualificação dos vendedores, politica de incentivos, etc.);
• Papel do marketing dentro da organização (como é feito e qual o papel do plano de marketing, etc.);
• Análise financeira (rentabilidade das vendas, análise da liquidez, orçamentação, etc.).

Com a auditioria de marketing devidamente elaborada, a definição do plano de marketing a curto, médio e longo prazo é feita de maneira mais certeira e capaz de corresponder aos objetivos da organização.

Espero que tenham gostado do assunto. Deixem suas experiências com relação a essa modalidade de marketing. Nos vemos no próximo post!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário