A arte de entrevistar

Cynthya Marangon

 

entrevista

A entrevista é uma atividade de grande destaque na rotina jornalística. Por ser parte do processo de apuração é um conhecimento imprescindível para os profissionais da área.

Com o objetivo de dar vida as narrativas e elucidar acontecimentos, as entrevistas dão notoriedade a pessoas com uma gama de informações de interesse público, que de maneira implícita ou formal, autorizam a publicação. É evidente que, quando o entrevistado concorda com o ato da entrevista, ele possui total consciência de que o jornalista tem interesse em divulgar os dados coletados. Caso deseje, o entrevistado tem pleno direito de solicitar o off therecord (o anonimato – pedido para que as informações concedidas não sejam publicadas em seu nome).

Uma entrevista de qualidade depende do preparo profissional. Embora não seja possível controlar cada detalhe, alguns pontos podem ser lapidados para que o entrevistador conduza o diálogo e transmita uma boa imagem.

A capacitação material e intelectual é essencial; é preciso ter conhecimento sobre a fonte, para que todas as perguntas tenham uma base argumentativa. Pesquisar e ficar por dentro do assunto debatido pode render bons frutos. Exercícios de fala, canetas funcionando e câmeras em perfeito estado são exemplos de cuidados que podem influenciar positivamente a entrevista. Um entrevistador bem preparado transmite segurança e proporciona conforto ao entrevistado.

O entrevistado nem sempre está disposto a dar respostas abrangentes. Nesse caso, é necessário que o jornalista seja perspicaz; recomenda-se evitar perguntas que possam ser respondidas com “sim” ou “não”, hipérboles, palavras carregadas e opiniões pessoais. O foco em um assunto por vez, a sutileza diante de temas sensíveis e o pedido de exemplos e descrições são artifícios que podem auxiliar a fonte na articulação das respostas.

Saber pegar os ganchos, entrelaçando os assuntos, afirma a habilidade e o potencial do entrevistador de condutor do diálogo. A atenção ao momento pós-entrevista pode potencializar resultados; por isso, é válido anotar contatos, esclarecer dúvidas e estar aberto a comentários. A postura e o preparo influenciam diretamente na imagem do profissional e no relacionamento com a fonte.

Artigo produzido pela Acesso Comunicação Jr. , empresa júnior de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply