A atuação do profissional de marketing e de gestão comercial em 3 P’s

Não… não se trata de mais uma sigla que trata das estratégias, planejamento ou teorias de Marketing conhecidas e manjadas, mas creio que temos que começar a pensar nas atitudes que um profissional de Marketing ou da área comercial precisa ter para lograr êxito no desempenho das funções e nos resultados esperados da atuação dele.

Muitas vezes, no ambiente universitário e mesmo nas ocasiões que presto serviços em corporações, me deparo com algumas atitudes de alunos e colegas de profissão, que pouco tem a ver com o que realmente é necessário para o desempenho das funções profissionais.

A partir dessa constatação, começamos a estudar um pouco sobre quais seriam as atitudes necessárias ou exigidas, que um profissional de Marketing precisa ter para que sua carreira, bem como sua atratividade no mercado, seja requerida no curto e, principalmente, no longo prazo.

Desta forma, desenvolvemos o esboço de uma teoria que trata sobre quais devem ser as atitudes cultivadas pelo profissional de Marketing e da área comercial durante toda a sua carreira, desde o início de sua formação até o momento de sua aposentadoria e resumimos de maneira simples em três Ps:

Pesquisa:

A pesquisa deve ser uma constante na vida e na carreira de um profissional da área.

Quando recebo calouros dos cursos de Marketing e Gestão Comercial, logo no primeiro encontro, faço um questionamento que deve acompanhar o profissional por toda a sua vida: “Como anda a sua leitura?”

A resposta para essa questão é de suma importância para profissionais de nossa área. Os clientes, nosso principal objeto de estudo, estão em constante evolução, e por mais que vivenciemos o dia a dia deles  nas empresas em que trabalhamos, temos que estar antenados a tudo o que acontece mundo a fora. Infelizmente, é muito comum presenciar colegas de profissão com o pensamento atrasado, muitas vezes medieval, sobre a atuação de profissionais de nossa área.

Como diria Einstein: “É impossível esperar resultados diferentes se você continua fazendo sempre a mesma coisa”.

Prática:

Praticar, treinar, fazer. Sim… fazer!

Muitos de nossos colegas são ótimos no discurso, mas quando exigidos de maneira prática, infelizmente, possuem posturas diferentes daquelas que prometem ou propagam em seus discursos. Fico extremamente decepcionado, quando alguns profissionais de Marketing ou Gestores Comerciais em formação reclamam quando são convidados a praticar o que aprendem na universidade. Reclamam que ou não tem tempo, ou que não podem fazer os trabalhos solicitados que é o que mais os aproximará da realidade. Outra coisa muito importante são os nossos colegas de profissão que são bem atualizados, mas que não colocam em prática aquilo que aprendem em suas atualizações.

A pergunta que fica aqui é: Como acumular experiência sem colocar em prática tudo aquilo que aprendemos, sejam nos bancos universitários ou no próprio ambiente corporativo? Temos que nos lembrar que experiência é a soma das vezes em que fomos colocados dentro de uma real situação de decisão.

Paciência:

Temos que lembrar que somos falíveis e que todos devemos passar por um processo (por vezes doloroso), de aprendizado!

Ou seja, vamos errar e temos que ter paciência para que aprendamos com a prática, como não errar mais (Já dizia o velho ditado…Persistir no erro é…?). Não podemos ter dó de nós mesmos quando erramos, mas também não podemos achar que os erros não podem ser evitados ou programados.

Acredito que o bom profissional não é aquele que não erra, pois temos muito aprendizado quando erramos, mas o bom profissional é aquele que erra menos!

Temos que ter paciência para aprender, bem como sapiência para aceitar que os erros fazem parte da vida de qualquer profissional, porém como lidamos com os erros pode chancelar toda a nossa carreira. Pergunta: Você assume seus erros e as consequências deles?

Costumo dizer que trabalhar com Marketing ou na Área Comercial, acima de qualquer coisa, é um estado de espírito, ou seja, temos que vivenciar o que essa profissão nos oferece. Dito isso, o profissional de Marketing tem que ter postura de profissional de Marketing, bem como o Gestor Comercial, tem que ter postura de Gestor Comercial.

E você? Como anda a sua leitura? 

Está praticando com prazer e comprometimento, ou é o rei (ou rainha), do “mimimi”?

Até a próxima folks!

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comment

  1. Clairton

    Qual curso se assemelha a administração e que traz mais oportunidades e bons salários, marketing ou comercial.