A inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), acarretaram em mudanças nas relações B2B, B2C e nas relações internas de uma organização. São novos formatos para novas e velhas formas de relacionamento. Estratégias e ações junto às equipes internas devem se adaptar a essa “nova” realidade; assim como a equipe também precisa estar adaptada a esses novos canais de comunicação.
As gerações atuais nasceram inseridas no contexto tecnológico, com necessidade de compartilhar as informações, de forma dinâmica; onde o conhecimento e a comunicação não possuem mais fronteiras, visto que as TICs permitem que as pessoas se relacionem estando em lugares distante geograficamente. Nesse contexto vemos alterações na forma de se trabalhar e de se relacionar com as equipes internas. Quem já nasceu em um mundo dominado pela TICs, busca interações, compartilhamentos de conhecimento e trabalho colaborativo.
O uso dessas tecnologias facilitam e aprimoram as ações de comunicação interna. E, as organizações devem estar inseridas nesse contexto. Textos longos, informativos que se utilizam somente de um papel timbrado, murais com datas de aniversários; peças que estão perdendo espaço para o uso de imagens, vídeos, textos que usam a criatividade e dinamismo da linguagem visual.
A publicidade, por exemplo, se utiliza dos games, atingindo uma geração que passa muito tempo em frente ao computador. Usando essa mesma linha, a comunicação interna se utiliza de novas linguagens para se comunicar com os integrantes da sua organização. Já vemos exemplos de treinamentos que são oferecidos através de jogos de computador, passando o conteúdo de forma atrativa e, realmente, atingindo o seu público.
Aplicativos, whatsapp, mídias sociais (criadas pela Empresa ou utilizando o Facebook, por exemplo), games e, não deixando de lado a velha conversa olho no olho. Ferramentas, canais de comunicação, tecnologias da informação e comunicação, que apoiam o trabalho de quem é responsável pela comunicação interna.
Mas, como falado em outro post, cada empresa, cada organização é única e, quando falamos de comunicação interna, devemos conhecer nosso público:
- Quem é?
- Como lida com a informação?
- Como absorve uma informação?
Afinal, a comunicação só existe se o receptor entender a mensagem e interagir com ela.