A Cultura do empreendedorismo

Neste post gostaria de falar um pouco sobre o empreendedorismo no Brasil e também sobre a eficácia dos programas de estímulo ao empreendedorismo.

Analisando a história do país podemos perceber que no século XX aconteceram várias transformações e inovações que revolucionaram o estilo de vida das pessoas. Fruto de ideias inovadoras, ou de uma nova visão de como utilizar as coisas já existentes.

Há mais de dois séculos, Schumpeter (1983) percebeu que o empreendedor é o “motor da economia”. O empreendedorismo está diretamente associado ao desenvolvimento da economia, à inovação e ao aproveitamento de oportunidades de negócios.

O movimento do empreendedorismo no Brasil começou a tomar forma nos anos 1990, quando o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Softex (Sociedade brasileira para exportação de Software) começaram a se preocupar com a profissionalização do típico empreendedor brasileiro. Antes disso, ainda não se falava em empreendedorismo e em criação de pequenas empresas. O ambiente político e econômico não eram propícios e o empreendedor praticamente não encontrava informações para auxiliá-lo na jornada empreendedora.

Atualmente existem vários programas de estímulo ao empreendedorismo, podendo destacar o EMPRETEC, Junior Achievement e Aprender a Empreender. Vale a pena pesquisar cada um deles e conhecer a metodologia para escolher qual delas melhor atende a sua necessidade.

Independente da realidade do candidato a empreender: se possui um pequeno empreendimento comercial; esta se preparando para empreender seu próprio negócio; ou está desempregado e necessita de novos conhecimentos ou mesmo aqueles que ainda não abriram as suas empresas, mas, possuem o desejo de empreender. Existe um curso que vai atender a sua expectativa.

Considero que todos são eficazes e têm a capacidade efetiva de reduzir níveis de insucesso nos empreendimentos. Com suas particularidades, estes programas conseguem efetivamente despertar o espírito empreendedor e trazer resultados mais consistentes aos participantes, seja no que se refere ao desenvolvimento pessoal, capacitando os alunos com as habilidades necessárias para um bom empreendedor, bem como auxiliando a buscar melhores resultados nas organizações que dirigem.

Aqueles que estão sempre buscando um aperfeiçoamento, seja ele na faculdade ou em programas de empreendedorismo, com certeza saem na frente na busca pelo sucesso no mercado. A capacidade empreendedora é bem maior para aqueles que buscam informação e possuem iniciativa.

Apesar de todo este espírito empreendedor tradicional do brasileiro e do apoio oficial através do SEBRAE e outros órgãos de fomento, nota-se que todo o ambiente educacional do País, desde o ensino básico à pós-graduação, tem dedicado pouco espaço ao tema.

É extremamente importante a inserção do estudo do empreendedorismo tanto nas escolas como nas universidades para que tenhamos cada vez mais pessoas motivadas, qualificadas e preparadas para empreender. Isso poderá trazer maior desenvolvimento local e regional, reduzindo índices de desemprego. Através do desenvolvimento da cultura empreendedora podemos colaborar para a geração de riqueza e trabalho e consequentemente proporcionar desenvolvimento ao País.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

2 comments

  1. Alessandra Alkmim

    Parabéns pelo post! Sou fã do empreendedorismo e como vc disse: “a capacidade empreendedora é bem maior para aqueles que buscam informação e possuem iniciativa”. Dar o primeiro passo é fundamental para quem tem a “alma de empreendedor”. Informações como essa precisam e devem ser compartilhadas. Parabéns.

  2. Izabela Reis

    Obrigada pelo seu comentário.
    O Brasil é um país que se destaca por muitos casos de empreendedorismo porém falta muito profissionalismo. Acho muito válido procurar fazer cursos e se preparar.
    Lhe convido para acompanhar os próximos posts e conto com sua sugestão.
    Abraços