A diferença entre Identidade e Imagem na construção de uma marca

Se uma pessoa que não te conhece tomasse contato com uma foto sua, o que ela diria sobre você? Será que ela conseguiria compreender um pouco sobre a sua essência de maneira coerente?

Transferindo isso para o universo das empresas: seus posts no facebook, seus atendimentos no espaço físico, seu site, entre outros pontos de contato, têm sido percebidos de que maneira pelos públicos?

Entender a diferença entre Identidade e Imagem é fundamental para ter uma marca forte.

Vamos compreender os conceitos:

Identidade: envolve o que se é enquanto marca, ou seja, a essência e o propósito da empresa. Ela é formada pelas experiências, relacionamentos, aspirações e valores do cotidiano.

Para conhecer a fundo a identidade de um negócio é preciso questionar-se o motivo pelo qual ele existe e a forma com que engaja as pessoas.

Imagem: envolve como a marca é vista pelos diferentes públicos; é algo que depende da percepção de cada um, que é construída em função de contextos e expectativas particulares.

Cada detalhe da empresa é percebido de uma forma (nome, logo, fachada, forma de atender, etc). Por mais que esses detalhes, separadamente, não consigam representar a complexidade do seu negócio, você será avaliado a partir deles. É impossível ter total controle sobre a imagem; no entanto, uma comunicação assertiva pode influenciar as pessoas a perceberem a nossa identidade da maneira que queremos, evitando julgamentos equivocados.

Muitas marcas tentam transmitir uma imagem que não condiz com a sua identidade, e isso pode criar grandes problemas.

Uma dica para encurtar a distância entre o que se é e o que os outros veem é criar estratégias de comunicação que demonstrem não apenas os acertos, mas também exponham os erros e as maneiras da empresa lidar com problemas, agindo com transparência, responsabilidade e humanidade.

Afinal, ninguém acredita em algo 100% perfeito, certo?

Além disso, sugiro criar materiais de divulgação que enfoquem não apenas os atributos e benefícios dos produtos e serviços, mas principalmente demonstre os valores que embasam o negócio.

Pra te ajudar na reflexão sobre esses conceitos, recomendo que você assista ao filme “Especialista em Crise”. Nele, uma profissional atuante na área Política trabalha estratégias sobre Identidade e Imagem. Assista e depois me conte o que achou!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.