Carolina Leonel
A comunicação digital vem ganhando cada vez mais destaque com a acessibilidade da Internet. A facilidade e rapidez com que transmitimos informações e conteúdos fizeram de plataformas como blogs, sites, Facebook, Twitter e Instagram as principais áreas de navegação dos internautas e propagação de notícias.
Nesse sentido muitas empresas e organizações estão investindo na comunicação digital para aproximar a relação entre os clientes e seu negócio. O Gerenciamento de Mídias é um método de gestão de conteúdo com o objetivo de fortificar as ações de construção da marca a partir de um estudo do público-alvo, traçando objetivos e medindo resultados para a sua visibilidade nas mídias sociais, além de garantir autonomia para o comportamento digital da marca.
Dentro desse monitoramento da comunicação nas mídias digitais existem diversas etapas para ser ter um bom retorno. Dentre elas, a definição de objetivos; a escolha dos canais; o alinhamento do conteúdo; o relacionamento e a atuação; e, por fim, o monitoramento dos canais.
Os benefícios desse investimento são vários e as empresas sentem o retorno dessa aproximação com o público de diversas maneiras. Uma delas, por exemplo, foi a utilização de marketing digital por meio de perfis em redes sociais como forma de branding. As empresas que utilizam desse tipo de estratégia lucram mais, segundo aponta pesquisa feita pelo Altimer Group e Wetpaint com as 100 melhores empresas do mundo, sendo que dessas, as que investiram em mídias sociais melhoraram seus resultados em 18%.