A era da sociedade individual acabou

Passamos à era digital, igual passamos à era analógica. A algum tempo perguntávamos o que a tecnologia poderia fazer por nós, seres humanos. Atualmente a pergunta é outra: o que podemos fazer com a tecnologia?

Estamos vivendo uma nova era, estamos na era da participação e do compartilhamento, somos os principais responsáveis por essa nova transição. Já passamos pela era industrial, pela de produção e agora estamos escrevendo a era do compartilhamento, do conhecimento coletivo. É o fim das fronteiras, dos departamentos, das raças, credos, delimitadores; é o começo da era das ideias globais. Se adaptar a essa mudança significa ser jovem, independente da idade.

Uma nova sociedade está se formando através de pessoas conectadas, que compartilham milhares de informações e conhecimento, aumentando as forças de trabalho, a competição, as possibilidades, a criatividade, a inovação. Até o estilo de vida desta nova sociedade é novo.

Mesmo nesta vida onde ninguém tem tempo para nada as pessoas param alguns minutos para compartilhar com o mundo, e o que elas querem em troca não é dinheiro, reconhecimento, elogios. Querem apenas estar inseridas a uma nova sociedade. Querem sair da caixinha onde vivem e se expressarem para o mundo através de suas ideias ou experiências.

Nesta nova sociedade seremos capazes de gerar envolvimento e riquezas através da sabedoria compartilhada sem que seja obrigatório a relação de pagamento por essas riquezas.

São milhares de horas de trabalho, editando sites, escrevendo textos, criando posts, enviando e-mail, tudo em benefício do outro, apenas pela satisfação de colaborar, de gerar conhecimento, movimentar a economia, gerar negócios, discutir política, dizer o que é qualidade de vida. Enfim tudo que compartilhamos é apenas por puro prazer. 

A era da sociedade individualizada acabou, quem não se adaptar vai acabar sozinho.

O novo simbolismo da sociedade que está se formando é estar ON.

Este Projeto é o exemplo claro do que estou tentando falar.

Obrigado por COMPARTILHAR este artigo.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 comments

  1. Janaina Rehder

    Muito bom João! Parabéns!
    Realmente estamos vivendo a era do “On”. Nunca se falou tanto em sistemas Online, compras OnLine, trabalhos e projetos OnLine….
    Tão comum hoje você trabalhar em São Paulo em projetos compartilhados com pessoas de todo mundo…. Até os espaços físicos dos escritórios estão se tornando “on”….
    É realmente uma nova era!!!

  2. Olá João, concordo com a pergunta que você fez no início do texto: O que podemos fazer com a tecnologia?

    Desde colaborar para uma gestão melhor de tempo, otimização de processos e até mesmo a interação/comunicação com as pessoas.

    O advento da tecnologia revolucionou a forma de convivermos.

    Abraços.

    Priscila Stuani

  3. Interessante essa “reversão” de o que fazer com a Tecnologia.
    Não faz pensar pouco não.
    Excelente artigo! :)

  4. Marisley Silva Soares

    Parabéns pelo artigo.
    João Augusto, você vai longe…
    Sucesso

  5. Obrigado pelos elogios.
    A cada dia temos mais informações compartilhas por pessoas que querem somente ajudar, acabei de comprar uma maquina fotográfica estou tentando tirar algumas fotos mais elaboradas, vocês não acreditam o tanto de informação, de dica que encontrei na net. Tudo de graça blogs pequenos que as pessoas escrevem por puro prazer.