A era digital e a transmídia

O marketing pode ser aplicado nas mais diversas áreas onde que Kotler (1998) reafirma seu papel para as empresas como o responsável pelas tendências e por possibilitar novas oportunidades de negócios no mercado, tendo em vista a demanda e necessidades dos clientes.
Com a era digital, as redes sociais, tornando o consumidor mais imediatista exigindo do marketing uma nova postura, tendo que rever conceitos e seu posicionamento estratégico diante desse novo consumidor cada vez mais exigente, em relação à evolução tecnológica e as novas possibilidades por ela permitidas.
Transmídia é o fenômeno de transporte da informação para as múltiplas plataformas de comunicação. É uma tendência que vêm de encontro com as novas tecnologias facilitado pela era digital.
A interação proporcionada pela era digital faz com que a receptividade a essas formas de conteúdos, a interação e colaboração dos consumidores, faz com que as empresas se vêem obrigadas a inovar na forma como dispõem as informações sendo essa a condição para atrair a atenção de seus consumidores.
A estratégia transmídia (crosmedia) é uma grande oportunidade de engajamento e fortalecimento da marca e produtos, e não está condicionada apenas a produtos e marcas. Nos EUA a educação já está se inovando e usando a tecnologia como forma de melhorar e segurar mais a atenção das crianças e adolescentes.
Uma escola americana está testando um formato novo usando a tecnologia digital, onde disponibilizaram um computador para cada aluno e os assentos foram colocados de forma circular facilitando a participação e interação dos alunos. Com esse novo formato os alunos estão dispensados de carregarem mochilas pesadas e todo material é compartilhado nos computadores além de disponibilizarem senhas para acesso em casa e ao vivo de aulas e atividades propostas.
Outros exemplos desse fenômeno são os programas globais, cada vez mais comuns a inserção dos programas apresentados em períodos diurnos sendo vistos nas novelas das 21hs através dos celulares e também tablets.
E qual sua opinião com relação a tudo isso? Qual é o limite da tecnologia nas vidas do ser humano? Compartilhe sua opinião.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

4 comments

  1. Alessandra Alkmim

    Ei Geise! Gosto muito dos seus textos e dos temas inovadores que sempre nos apresenta aqui no IMKT. No cenário atual não há mais como fugir da inovação. Ou inova ou morre na praia. Essa é a condição para atrair a atenção de seus consumidores. Saímos de uma sociedade de consumo para uma sociedade de experiência. E com o avanço das novas tecnologias, quanto mais emocionante a experiência vivida pelo consumidor, mais fiel ele se torna. A Apple faz muito bem isso. Mas por outro lado, eu discordo dessas escolas americanas que trocaram os livros por computadores mesmo sabendo que essa geração infantil entrou de cabeça nessa onda tecnológica. Eu ainda sou a favor de uma educação mais humana, onde atividades como leitura, teatro, música etc aproximam mais as pessoas e permite um olhar mais sensível da realidade em que vivemos. Enfim, essa é minha opinião. Beijos!

  2. Janaina Rehder

    Olá, Geise!

    Muito bom seu texto!

    Acho que atualmente somos impulsionados pela inovação….. Percebe-se muito isso nos aparelhos celulares, há diversas marcas e modelos sendo lançadas quase que mensalmente, mas só quando há inovação no produto ele ganha o destaque e a atenção do público.
    Inclusive, concordo com o que a Alessandra falou, a Apple faz isso muito bom e por ter esse pensamento inovador, ganha a cada dia novos adeptos. Penso que a inovação tecnologica tem nos levado a quase dependência desses produtos…

  3. Geise Souza

    Obrigada Alessandra. Tecnologia e inovação são assuntos que nunca se esgotam… Também compartilho da sua opinião, pois embora a nova geração é toda tecnologica, conciliar digital com o social tradicional é importante, percebo no convivio com alguns jovens que estão cada vez mais difícil estabelecer uma conversa sem que esteja em alguma rede social. A coisa não flui. Qual será o futura dessa geração tecnológica hem!!?

    Obrigada por participar!!

  4. Geise Souza

    Obrigada Janaína. Concordo com você estamos cada vez mais envolvidos e dependentes dessas tecnologias… imagine ficar um dia sem celular, internet…