ContentMarketing2

Muito se tem falado sobre Content Marketing e o desenvolvimento de conteúdo relevante para o público, mas poucos ainda sabem utilizar a estratégia de Content Marketing de forma correta e para obtenção de resultados. Muitos acham que a simples contratação de uma ferramenta vai resolver o problema. Vai não! Ela só facilita sua implementação. A produção de conteúdo é feita por pessoas que devem estar preparadas para esse desafio e o principal perfil desse profissional é o Assessor de Comunicação. A valorização desse profissional também é algo para ser discutido, mas é assunto para outro post.

Em virtude dessa (ainda) falta de entendimento da utilização do Content Marketing e como ele pode impactar na produção de resultados positivos, algumas empresas estão realizando eventos para discutir o assunto e trocar experiências com quem já saiu na frente. Foi o caso do Content Marketing Brasil (#CMBrasil)

O evento aconteceu no último dia 27 de setembro promovido pela Tracto Content Marketing no Hotel Pestana em São Paulo.

O evento teve como objetivo discutir a importância do relacionamento com o cliente e, principalmente, oferecer conteúdo de qualidade e de relevância para esse cliente.

O evento contou com a participação de Cassio Politi e André Rosa da Tracto que foram responsáveis pela abertura do evento e pela interação com os palestrantes; além de:

Apresentações

Atividade

Palestrante / Empresa

Abertura

Cassio Politi
Tracto

Conteúdo visual

Ana Carolina Barbosa
Cabrun! Conteúdos

Content marketing para
as gerações X, Y e Z

Mauro de Oliveira
Nube

Métricas alinhadas aos
objetivo de content marketing

Emília Chagas
Contentools

Case Sorridents:
content marketing na prática

Cléber Soares
Sorridents

Marca Útil

Hegel Vieira
HA! Digital

Crenças dos profissionais
de Comunicação

André Rosa
Tracto

Casos cômicos

Cassio Politi
Tracto

Como usar o LinkedIn

Cristiano Santos
Editora Globo

Twitter como ferramenta
de relacionamento

Daniela Rezende e João Schleder
MassMedia / Ecovias

O uso do Slideshare pela
Presidência da República

Tiago Falqueiro
Palácio do Planalto

O Funil de
Content Marketing

André Siqueira
RD Station

Um dos principais objetivos do evento foi o de oferecer a troca de experiência entre quem já está fazendo uso das novas ferramentas do marketing e mensurar quais resultados estão sendo obtidos até o momento. Por esse motivo, o evento foi uma mescla entre profissionais, agências e clientes que já tiveram muito que compartilhar com quem estava no evento.

As palestras do Content Marketing Brasil 2014 seguiram uma sequência lógica de construção de um plano de Content Marketing:

Para saber mais, acesse a página do evento e veja o conteúdo de todas das palestras do evento.

E você já pode se preparar para a edição 2015 do evento que está prevista para 26 de setembro em São Paulo.

ContentMarketing

 Importância da Estratégia do Content Marketing

Segundo Cassio Politi, o plano de Content Marketing ou Marketing de Conteúdo deve ser construído sobre 3 pilares: Estratégia, Personas e Storytelling.

A estratégia diz respeito às “decisões que norteiem o conteúdo para a geração de resultados alinhados aos objetivos da marca e não apenas a área de comunicação.”

As construção de personas permite que você produza “conteúdo adequado ao seu público. (…) Você entenderá melhor o que o público espera e, ainda, descobrirá aspectos que os gráficos de Analytics são incapazes de apontar.”

Já o uso de storytelling visa diferenciar seu conteúdo do “volume de informações despejados na internet que é enorme e concorre com todo tipo de publicação: de outras empresas, de outros mercados, da mídia convencional e, principalmente, dos amigos e parentes do seu público. Você precisa, então, ser relevante. Para se destacar, aplique storytelling à missão da sua marca e aos pedaços de conteúdo que publica.”

(Fonte: http://www.tracto.com.br/tres-elementos-da-consistencia-em-content-marketing-estrategia-storytelling-e-personas/)

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.