O marketing evoluiu ao longo dos anos, passando por três fases: Marketing 1.0, 2.0 e atualmente estamos na fase que podemos chamar de 3.0 ou marketing colaborativo.
Alguns profissionais ainda vivem o marketing 1.0, que é o marketing centrado no produto, cujo objetivo principal era vender o produto para um mercado de massa. Outros vivem o marketing 2.0, ou marketing voltado para o consumidor, cujo objetivo principal é satisfazer e reter os consumidores; porém, consideram um consumidor estático, sem espírito. O marketing 3.0, considerado o mais atual, considera um consumidor completo, com espírito, vontade e mais cultural. Ou seja, um consumidor colaborativo que constrói a marca junto com a empresa.
A grande maioria dos clientes ainda não ultrapassou por completo a barreira do marketing 2.0, pois ainda não se atentaram para a importância da participação do consumidor na construção da marca. Muitos já perceberam que precisam ter alguma atitude para reter os clientes, mas ainda não estão dispostos a investir na mudança. É possível conseguir resultados satisfatórios sem realmente romper com a fase anterior?
Como os profissionais de marketing estão trabalhando para que seus clientes ultrapassem a fase do marketing 2.0 e cheguem à fase do marketing colaborativo? Será que os profissionais de marketing já estão preparados para ela?
Já comentei aqui algumas vezes sobre a necessidade da atualização constante dos profissionais que lidam diretamente com o cliente e esse é mais um exemplo do conhecimento que é preciso ter para que seja possível apresentar resultados satisfatórios na comunicação do cliente com seu público.
É fundamental tratar o consumidor como “seres humanos plenos: com mente, coração e espírito.” (Kotler, Philip. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano). As mudanças na esfera social estão acontecendo cada vez mais rápido e as empresas que praticam o Marketing 3.0 terão respostas mais rápidas para essas mudanças.
Veja já pratica o marketing 3.0? Conte-nos o que tem feito.
Flávia Morgana
Muito esclarecedor seu post Juliana! Me ajudou a diferenciar e a entender melhor esta evolução! Abraços
Juliana Rezende
Sempre à disposição, Flavia.
Fabio Santos
Realmente, conhecer os estágios do Marketing é essencial para alcançar o sucesso em projetos, estar em dia com o novo conhecimento é um passo fundamental para trabalharmos melhor seja com marketing, engenharia ou medicina! Sucesso!
Juliana Rezende
Sem sombra de dúvidas. No marketing ou em qualquer outra área, a atualização constante é fundamental.
Vanessa Alkmim
Adorei seu texto, Ju!
No domingo tive uma reunião de marketing com a Diretoria da empresa que trabalho e falei exatamente disso. Clientes são pessoas! De carne e osso. Hoje, não adianta mais elaborar estratégias mirabolantes se nos esquecermos dessa importantíssima verdade, não concorda?
Abraços,
Vanessa Alkmim
Juliana Rezende
Com certeza, Vanessa.
Não estamos lidando mais com um amontoado de pessoas (também chamado de cultura de massa). Estamos lidando com indivíduos que pensam e sentem.
As estratégias de comunicação e marketing deve ter isso como pressuposto sempre.
@AndreVarga
‘Marketing 3.0’ é um dos melhores livros que já li.
Quase como um livro-texto, ele revisa os conceitos do Marketing 1.0 e 2.0 para introduzir o 3.0. Portanto mesmo para quem está começando a se enveredar na leitura ou estudos sobre Marketing, começar com um chamado 3.0 não é nem de longe contra-indicado. Super-fácil de entender.
Segundo o conceito do Marketing 3.0, a estratégia das Empresas passa a ser como fazer o nosso Planeta um lugar melhor e, em consequência disso, “até” vender algo. Na visão de Kotler e seus coautores, isso já está acontecendo no mundo, mas muitas Empresas e muitos profissionais de Marketing não estão se dando conta disso.
Um livro MUITO importante para quem pretende entender o futuro do Marketing ou atuar nele nos próximos anos.
Altamente recomendado! :)
Juliana Rezende
Assino embaixo! Uma linguagem simplificada, mas não simplista.
Claro e objetivo. Este é Kotler.
Heron Xavier
Juliana, que bacana seu texto sobre marketing 3.0! Gostei bastante e pensei em quais empresas estariam desenvolvendo este 3.0…e acredito que apenas empresas grandes, mas ainda em pequena escala.
Vivo, Natura, O Boticário, Suvinil, Itaú, Coca Cola me vieram à mente logo de imediato. As demais, como dito, ainda estão no primeiro estágio do marketing e acredito que ficarão lá por muito tempo. E algumas já estão no 2.0, mas de modo inicial, mas já é um passo.
Abs,
Juliana Rezende
Concordo com você, Heron.
Também acho que estamos longe de termos empresas que trabalham plenamente o marketing 3.0. Mas a boa notícia, é que estamos no caminho.
Priscila Stuani
Bom texto Juliana, e as perguntas são bem reflexivas…. A evolução não para e temos que nos preparar para atuar nesse sentido!
Juliana Rezende
Isso mesmo, Priscila.
Como diz Superman: “para o alto e avante”!