A evolução do marketing e a percepção do cliente

MarketingO marketing evoluiu ao longo dos anos, passando por três fases: Marketing 1.0, 2.0 e atualmente estamos na fase que podemos chamar de 3.0 ou marketing colaborativo.

Alguns profissionais ainda vivem o marketing 1.0, que é o marketing centrado no produto, cujo objetivo principal era vender o produto para um mercado de massa. Outros vivem o marketing 2.0, ou marketing voltado para o consumidor, cujo objetivo principal é satisfazer e reter os consumidores; porém, consideram um consumidor estático, sem espírito. O marketing 3.0, considerado o mais atual, considera um consumidor completo, com espírito, vontade e mais cultural. Ou seja, um consumidor colaborativo que constrói a marca junto com a empresa.

A grande maioria dos clientes ainda não ultrapassou por completo a barreira do marketing 2.0, pois ainda não se atentaram para a importância da participação do consumidor na construção da marca. Muitos já perceberam que precisam ter alguma atitude para reter os clientes, mas ainda não estão dispostos a investir na mudança. É possível conseguir resultados satisfatórios  sem realmente romper com a fase anterior?

Como os profissionais de marketing estão trabalhando para que seus clientes ultrapassem a fase do marketing 2.0 e cheguem à fase do marketing colaborativo? Será que os profissionais de marketing já estão preparados para ela?

Já comentei aqui algumas vezes sobre a necessidade da atualização constante dos profissionais que lidam diretamente com o cliente e esse é mais um exemplo do conhecimento que é preciso ter para que seja possível apresentar resultados satisfatórios na comunicação do cliente com seu público.

É fundamental tratar o consumidor como “seres humanos plenos: com mente, coração e espírito.” (Kotler, Philip. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano). As mudanças na esfera social estão acontecendo cada vez mais rápido e as empresas que praticam o Marketing 3.0 terão respostas mais rápidas para essas mudanças.

Veja já pratica o marketing 3.0? Conte-nos o que tem feito.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

12 comments

  1. Flávia Morgana

    Muito esclarecedor seu post Juliana! Me ajudou a diferenciar e a entender melhor esta evolução! Abraços

    • Juliana Rezende

      Sempre à disposição, Flavia.

  2. Realmente, conhecer os estágios do Marketing é essencial para alcançar o sucesso em projetos, estar em dia com o novo conhecimento é um passo fundamental para trabalharmos melhor seja com marketing, engenharia ou medicina! Sucesso!

    • Juliana Rezende

      Sem sombra de dúvidas. No marketing ou em qualquer outra área, a atualização constante é fundamental.

  3. Adorei seu texto, Ju!
    No domingo tive uma reunião de marketing com a Diretoria da empresa que trabalho e falei exatamente disso. Clientes são pessoas! De carne e osso. Hoje, não adianta mais elaborar estratégias mirabolantes se nos esquecermos dessa importantíssima verdade, não concorda?
    Abraços,
    Vanessa Alkmim

    • Juliana Rezende

      Com certeza, Vanessa.
      Não estamos lidando mais com um amontoado de pessoas (também chamado de cultura de massa). Estamos lidando com indivíduos que pensam e sentem.
      As estratégias de comunicação e marketing deve ter isso como pressuposto sempre.

  4. ‘Marketing 3.0’ é um dos melhores livros que já li.

    Quase como um livro-texto, ele revisa os conceitos do Marketing 1.0 e 2.0 para introduzir o 3.0. Portanto mesmo para quem está começando a se enveredar na leitura ou estudos sobre Marketing, começar com um chamado 3.0 não é nem de longe contra-indicado. Super-fácil de entender.

    Segundo o conceito do Marketing 3.0, a estratégia das Empresas passa a ser como fazer o nosso Planeta um lugar melhor e, em consequência disso, “até” vender algo. Na visão de Kotler e seus coautores, isso já está acontecendo no mundo, mas muitas Empresas e muitos profissionais de Marketing não estão se dando conta disso.

    Um livro MUITO importante para quem pretende entender o futuro do Marketing ou atuar nele nos próximos anos.

    Altamente recomendado! :)

    • Juliana Rezende

      Assino embaixo! Uma linguagem simplificada, mas não simplista.
      Claro e objetivo. Este é Kotler.

  5. Juliana, que bacana seu texto sobre marketing 3.0! Gostei bastante e pensei em quais empresas estariam desenvolvendo este 3.0…e acredito que apenas empresas grandes, mas ainda em pequena escala.

    Vivo, Natura, O Boticário, Suvinil, Itaú, Coca Cola me vieram à mente logo de imediato. As demais, como dito, ainda estão no primeiro estágio do marketing e acredito que ficarão lá por muito tempo. E algumas já estão no 2.0, mas de modo inicial, mas já é um passo.

    Abs,

    • Juliana Rezende

      Concordo com você, Heron.
      Também acho que estamos longe de termos empresas que trabalham plenamente o marketing 3.0. Mas a boa notícia, é que estamos no caminho.

  6. Bom texto Juliana, e as perguntas são bem reflexivas…. A evolução não para e temos que nos preparar para atuar nesse sentido!

    • Juliana Rezende

      Isso mesmo, Priscila.

      Como diz Superman: “para o alto e avante”!