Surgido no Brasil na década de 50, até a década de 70, o principal objetivo do Marketing era o processo vendas, visando à conquista cada vez maior de consumidores, através de ofertas em massa de produtos e serviços. A partir desse período com a chegada acirrada da concorrência, as empresas precisavam de um diferencial, tendo em vista que a mudança no mercado também influenciava o comportamento do consumidor.
O Marketing passou então a se preocupar com a qualidade e não somente com a quantidade ofertada onde os produtos passavam por ciclos de vida, analisando os ambientes, descobrindo oportunidades e identificando tendências, antenados a demanda do mercado.
As novas tecnologias, as mídias sociais, o mobile propôs ao marketing ampliar suas habilidades adequando-se a essa plataforma de acordo expectativa do mercado e seu ambiente. Percebe-se que o Marketing evoluiu para a sociedade da informação e do conhecimento, da interação e da interatividade e acompanhar esse progresso tecnológico indica novas oportunidades, ampliação e/ou novos negócios.
A inteligência coletiva e a colaboração entre as pessoas são os novos paradigmas que constituem as novas possibilidades de sucesso nas estratégias de marketing para as empresas. Investir na comunicação levando em conta o modo de ser e agir desse novo consumidor é fundamental para o sucesso das estratégias de marketing.
“Estamos vivendo uma grande mudança de paradigma quanto à natureza e papel da tecnologia no mundo dos negócios e na sociedade”, afirma Pinheiro (2009, p. 264) e isso leva o Marketing a repensar suas estratégias e o modo de aplicação dos seus conceitos no mercado seja para o off-line, seja para o on-line.
Seja no ambiente online ou off-line o Marketing tem um papel fundamental que é atender o cliente, visando satisfazer sua necessidade e expectativas sendo essa razão pela qual deve sempre acompanhar as mudanças de mercado e se antever as novas tendências, preparando a empresa para que esteja sempre em sintonia com o mercado atual.
Vale ressaltar ainda que mesmo diante de tanta facilidade proporcionada pelas novas tecnologias, os profissionais a frente nas empresas não devem deixar de lado o off-line, afinal ele complementa o on-line e vice e versa.
Como as novas tecnologias influenciam ou influenciaram as ações de Marketing na sua empresa?
Victor Raful
As mudanças tecnologicas e comportamentais dos últimos 20 anos, fazem com quem cada vez mais a área de marketing se atualize e vá em busca de conhecimento do que quer o consumidor contemporâneo.
Hoje o Marketing trabalha com “dois mundos”, o Offline e o Online. Gosto sempre de frisar, que não considero dois mundos, mas sim uma coisa só integrada para o bem comum, mas didaticamente as vezes é bom mencionar dessa maneira.
Conteúdo, Engajamento, Compartilhamento, Redes Sociais, Conhecimento, Conveniência, Geolocalização, Valor e Experiência podem ser as palavras-chave para as estratégias dos próximos anos no Marketing.
Heron Xavier
Muito bom seu texto Geise e concordo contigo que os profissionais não podem deixar o campo “off line” de lado.
Por mais que as redes sociais e afins estejam atentas à percepção do consumidor, é no ponto de venda que a compra é decidida.
Sds,
Mateus Rosa
De fato o marketing hoje está tem cenários âncoras o “online e offline”. Mas para mim não é nada mais que, o Marketing Integrado, não há como pensar, aplicar estratégias de marketing sem integrar os cenários. Ótima abordagem Geise.
@AndreVarga
Excelentes pontos! :)
Sobre a evolução do Marketing, sugiro a leitura do ‘Marketing 3.0’ do Kotler: recapitula a evolução do Marketing e propõe os paradigmas do Novo Marketing, com a costumeira didática de Kotler.
Abraços e $uce$$o a todos! :)
Priscila Stuani
Geise,
Muito interessante ver a evolução do marketing, e agora com novas ferramentas e plataformas, os profissionais cada vez mais precisam inovar.
Os clientes por sua vez, mais exigentes.
No meu caso, acho que o velho e bom folder foi substituído por uma apresentação mais dinâmica e atrativa para o cliente…
Abraços.
Geise Souza
Obrigada pelo comentário Heron. acredito também que toda essa evolução está engatinhando e por isso os consumidores ainda não se sentem tão a vontade por comprar sem ver e tocar o produto, mas quem sabe em um futuro próximo, as coisas já caminham para isso néW
Geise Souza
Obrigada pela dica do livro André, já li e o utilizei no meu TCC do MBA, também recomendo.! :)
Geise Souza
Obrigada Victor e Mateus pelos comentários, muito bom os ponto de vista de vocês!
Também concordo que o Marketing precisa se atualizar constantemente para acompanhar a evolução do mercado e é claro que precisa sempre pensar e agir de forma integrada!!
Geise Souza
É verdade Priscila, equanto profissionais seja qual área formos, precisamos nos atualizar sempre e sendo nós profissionais de Marketing e Comunicação devemos acompanhar essa evolução constante.
Obrigada pela participação.!