Segundo o portal da revista Exame 2013, a profissão de trade marketing foi considerada como uma das 20 mais quentes dos últimos 5 anos. Mas você sabe o que é trade marketing? E por que muitas empresas ainda desconhecem este profissional e sua importância para a melhoria do resultado da mesma?
Trade Marketing é a área do Marketing que executa (e propõe) as ações globais da indústria no canal de vendas (varejo e distribuição). O trade é o profissional responsável por executar campanhas de sell out, aplicar treinamentos à equipe de vendas dos clientes, negociar espaço para apresentação dos produtos no pdv, gerir equipes de merchandising, planejar e executar eventos de ativação de marca, analisar as vendas das categorias de produtos de sua carteira de clientes, entre outras atividades destinadas ao sell out dos clientes.
A área de trade marketing iniciou-se em1990, apartir da união dos departamentos comercial e marketing em busca do resultado de vendas. Naquela década, os profissionais de vendas tinham a missão de negociar preço e volume, ‘entubando’ os clientes sem se preocupar com o giro dos produtos no PDV. Já o departamento de marketing tinha a missão de desenvolver ações que os promovessem, mas não se preocupavam com o resultado da venda.
Ainda bem que as coisas mudaram: os pedidos de vendas foram automatizados e a equipe de marketing precisou olhar para os lados, desenvolvendo estratégias ‘reais’ para fazer com os produtos girassem com mais agilidade no ponto de venda. Com isto, a indústria colocava um novo pedido nos clientes e o processo de sell in e sell out acontecia.
A partir desta necessidade, ‘nasceu’ o profissional de trade, que está alinhado ao departamento comercial e que busca, diariamente, gerir as ações descritas no início deste artigo.
Priscila Stuani
Que legal que a profissão está sendo reconhecida e valorizada.
Sucesso aos profissionais de trade!
Priscila
Heron Xavier
Obrigado Priscila!
É o trabalho do dia-a-dia e os resultados apresentados que estão fazendo do trade uma profissão reconhecida nas empresas.
Que bom né! ufa rs.
Abraço!