A importância da curadoria de conteúdo para uma marca

Passamos pela era agrícola, industrial e hoje estamos vivenciando a era do conhecimento. Acompanhando este novo momento, compartilhamos inúmeros dados, informações, experiências e acontecimentos. O que a marca informa reflete diretamente em sua imagem.

A evolução da tecnologia proporciona um acesso cada vez mais rápido e numeroso de conteúdo na web. Existem informações relevantes mas, virtualmente, também encontramos muito lixo eletrônico. Portanto, cabe à marca o devido cuidado para filtrar, editar e publicar um conteúdo rico. É imprescindível entender que curadoria não é Ctrl C / Ctrl V. O Google está cada vez mais qualitativo e com uma capacidade maior de identificar plágio, gerando consequentemente queda de posicionamento. Esta prática fere também a imagem da empresa, afinal o plágio é também percebido com facilidade pelos usuários.

Muitas empresas compreendem o cuidado que deve ter com o que a marca pensa e passa para a sociedade, informando algo sempre relevante. O marketing de relacionamento também é beneficiado com estes critérios estratégicos de conteúdo. Temos paixão em nos relacionar com marcas que geram conhecimento e entendem o que queremos ver, ler e ouvir.

É necessário conhecer o perfil do público-alvo, comportamento e costumes para ocorrer um engajamento assertivo e, automaticamente, a escolha do melhor canal de comunicação com este público, seja vídeo, texto, infográfico em blog, rede social ou site.

Após a publicação, a tarefa não finaliza. É aí que vem a parte de mensuração do resultado. Torna-se fundamental o monitoramento do alcance do conteúdo e repercussão do mesmo. Só assim consegue-se otimizar e refinar cada vez mais a estratégia de comunicação da curadoria.

Para finalizar, o segredo para o sucesso está na continuidade da ação. Muitas empresas iniciam o processo de marketing de conteúdo e depois se perdem nos velhos hábitos. Para garantir o sucesso é uma questão de mudança de cultura da empresa. Engaje as pessoas e todos farão parte da sinergia do conhecimento e a mudança acontecerá sem retrocesso dentro de uma corporação.

O blog do projeto Implantando Marketing está concorrendo ao Prêmio Top Blog Brasil 2015. Se você curtiu este post, clique aqui e vote!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.