A importância da segurança de informação nas empresas

As empresas possuem muitos dados trafegáveis e internos e um turbilhão de informações que definem até mesmo a vida ou morte de uma organização. Cuidar é preciso para evitar surpresas inesperadas.

Passamos pelas eras agrícola, industrial e estamos vivenciando hoje a era do conhecimento, o que potencializa o grau de importância das informações geradas nas corporações.

A disputa no mercado está ferrenha e vemos empresas perdendo inovações em tecnologia, arquivos e projetos valiosos devido aos ataques cibernéticos em tempo real.

Por falta de normas definidas, a empresa fica vulnerável e pode ser vítima de acesso malicioso que pode ocorrer tanto em âmbito interno quanto externo. O importante é precaver e criar uma PSI (Política de Segurança da Informação).

Segundo Fontes (2006), a Política de Segurança da Informação (PSI) é um documento que deve conter um conjunto de normas, métodos e procedimentos, os quais devem ser comunicados a todos os funcionários, bem como analisado e revisado criticamente, em intervalos regulares ou quando mudanças se fizerem necessárias. É importante definir quais arquivos serão acessados seja de forma virtual ou física e também por quem.

Além de vulnerabilidade interna, vemos no link acima a invasão virtual, e para corporações que precisam assegurar o sigilo de projetos, principalmente, industriais, que tomam anos de estudo, nada melhor do que contratar um hacker. Mas hacker??? Isso mesmo. Não assuste. Foi difundido um conceito errôneo da profissão. Hackers são pessoas que possuem habilidades para conhecer, modificar software, hardwares e redes de computadores. Já os crackers tem conhecimentos também avançados, porém os usa de forma maliciosa.

Quem recorda do ataque à Sony? (Observe que até na matéria, a imprensa foi infeliz na colocação da palavra hacker).

O importante é as organizações se aterem às ameaças que podem ocorrer e saberem a melhor forma de defender ou amenizar a perda.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.