A importância de fazer marketing digital

Vamos iniciar este artigo entendendo o que é marketing em sua essência e para que serve.

Marketing é uma palavra proveniente da língua inglesa. Onde market significa mercado e Marketing pode ser traduzido como mercadologia, um estudo das causas, objetivos e resultados que são gerados através das diferentes formas como lidamos com o mercado.

Segundo o dicionário Aurélio, marketing é estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc. Ou seja, o marketing, antes da divulgação de qualquer produto ou serviço, busca compreender qual é o seu público alvo, para poder entender melhor as suas características e poder comunicar-se com ele de maneira assertiva.

“Marketing é o processo de planejamento e execução desde a concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, mercadorias e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais”. American Marketing Association

Além disso, marketing pode ser definido como conhecimento que:

“engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem estar da sociedade” (LAS CASAS 2006 p.10).

Kotler ainda define marketing como um processo social “por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros” (KOTLER 2000 p.30).

O Mercado atual:

O mercado tecnológico está em constante mudança. Hoje a informação está na palma da mão. As pessoas conseguem interagir com qualquer um, em qualquer momento e em qualquer lugar do mundo.

Essas evoluções, ocorridas principalmente na área de tecnologia da informação e comunicação, exigem também mudanças nas estratégias de negócios, onde as empresas, independente de serem pequenas, médias ou grandes, deparam-se com demandas crescentes por maior qualidade em seus produtos e serviços. E é necessária competência, para transformar tais demandas e pressões do mercado em vantagem competitiva.

Marketing Digital:

Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa ou pessoa executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.

O marketing digital surgiu na década de 1990, e desde então mudou completamente a maneira com que as empresas utilizam a tecnologia na publicidade de seus negócios.

Hoje a internet possibilita que o consumidor tenha um papel mais ativo nos processos de compra online. E apesar de parecer desafiador, o Marketing Digital é uma oportunidade para que as empresas reforcem sua marca e multipliquem suas oportunidades de negócio, já que, cada vez mais, a internet vai fazer parte da vida dos consumidores.

O marketing digital atua em diversos canais, como Marketing de Conteúdo, Email Marketing, redes sociais, dentre outras. o que possibilita o alcance e influência no processo de compra dos consumidores.

Os 4 P’s de Marketing

Os 4 p’s de marketing são chamados Mix de Marketing. Foi criado pelo professor Jerome McCarthy e difundido por Philip Kotler. Os 4 P’s são os pilares básicos do marketing. Eles são utilizados em qualquer estratégia de marketing. São eles: Produto, Preço, Praça e Promoção.

O marketing digital é responsável por apenas 1 pilar, a promoção. Mas como vimos anteriormente, os clientes estão cada vez mais exigentes, por isso, é necessário que todos os pilares estejam em conformidade, ou seja, que se conversem entre si.

Vamos entender abaixo todos os 4 pilares:

Produto:

Produto, é aquilo que é oferecido por uma empresa, sendo ele tangível, um objeto, ou intangível, um serviço.

Preço:

A sobrevivência de qualquer negócio está intimamente ligado a esse P.

O preço é o valor que será cobrado pelo produto e/ou serviço que a empresa oferece.

É esse pilar vai indicar o futuro da empresa, já que é a partir da circulação do dinheiro que será possível pagar as despesas além de realizar investimentos e garantir o Break-Even, o ponto de equilíbrio, ou seja, o ponto em que os produtos ou serviços vendidos pagam todos os custos e despesas da empresa, sendo elas fixas ou variáveis.

Praça:

A praça é a forma de contato que o público terá com o produto ou serviço, ou seja, como o cliente terá acesso aos produtos e serviços da empresa. Onde a venda será feita, se online ou em lojas físicas.

Promoção:

É o quarto pilar de marketing, a promoção, que será o responsável por promover a marca da empresa. Aqui, a promoção não refere-se às liquidações e Sales que vemos em shoppings centers e centros comerciais, mas refere-se às estratégias de divulgação utilizadas pela empresa. Não apenas aos canais utilizados, mas a forma com que a comunicação será passada para o público-alvo. E é este P que trataremos neste artigo.

Os canais de promoção pode envolver marketing digital, como links patrocinados, redes sociais, email marketing, etc. E estratégias offline, como anúncios impressos, rádio, televisão, etc.

As vantagens do marketing digital

Muitas empresas buscam novas formas de atrair clientes sem ao menos conhecer seu próprio público-alvo. Implantam as mesmas propostas de vendas como as promoções do famoso leve três e pague dois. Malas diretas enviadas sem propósito, banners sem uma comunicação clara e mal expostos, e até o famoso black friday fora de época com papel pardo tampando a vitrine. Tudo isso na esperança de que tais estratégias os façam vender. Mas eles não passariam por isso se soubessem das vantagens do marketing digital.

Não estou dizendo que todas as ações acima estão erradas, embora eu realmente discorde do papel pardo, pois ele tampa a vitrine da loja e isso impede que o cliente, ou possível cliente, veja o produto que é comercializado. Além de muitas pessoas não saberem o que significa esse papel tampando as vitrines. Já ouvi relatos, e não foram poucos, de pessoas que disseram achar que a loja estava fechada ou em manutenção, ou ainda, não chegaram a ter a curiosidade de conhecer ou entrar na loja por não saberem o que era comercializado no local, e portanto, não saberem se iriam querer ou não comprar. O primeiro sentido a ser aguçado é a visão. Então, como eu posso querer atrair novos clientes se meu produto não estiver bem exposto?

Por isso, eu te convido a se colocar no lugar de consumidor e responder as perguntas abaixo:

Quantas vezes uma promoção de leve três e pague dois te levou a comprar este ano?

Você recebe malas diretas? Se sim, você as lê?

Você já viu banners onde a comunicação não era clara?

Estes relatos, ocorrem na praça. o terceiro P, lembra? Mas que a partir do marketing digital podem ser melhorados. Entenda o por que, acompanhando comigo as vantagens do marketing digital abaixo:

1- Segmentação do público-alvo

Sim, existem milhares de pessoas na internet conectadas a cada segundo. Ainda assim, é possível segmentar o público na internet. Embora o potencial de alcance da internet seja enorme, é possível falar com um público muito específico que esteja interessado em um mesmo produto ou serviço.E isto, na verdade é muito simples e rápido.

O universo digital está tão avançado, que o processo de segmentação é possível desde o primeiro contato do visitante com a marca. Isso mesmo, é possível segmentar um público por meio de um anúncio nas redes sociais, por exemplo. E isso faz com que toda a experiência de compra seja mais satisfatória, uma vez que o usuário irá receber apenas conteúdos direcionados ao seu perfil, interesses e comportamentos.

2- Baixo custo benefício

É exatamente isso, para fazer ações de marketing digital não é preciso gastar muito. Mesmo com baixo orçamento, é possível anunciar online e atrair muitos interessados. E não é necessário um aplicativo específico ou uma agência de marketing para isso. Esses anúncios feitos no digital podem ser feitos por você mesmo, nas próprias redes sociais. Elas nos dão todo o caminho e suporte para fazer as publicidades na plataforma. E o melhor, não tem valor mínimo. Exemplo: Se eu quiser promover um anúncio, e quiser que meu ele alcance 5 mil pessoas no Facebook, hoje meu gasto médio seria de R$16,00 reais. Sim, agora é possível construir uma presença online gastando muito pouco por isso.

É importante salientar que para usufruir dos benefícios de alcances assertivos no digital, as estratégias precisam ser focadas. Ou seja, é necessário ter grande conhecimento do seu próprio negócio e público-alvo. Mas cuidado com o famoso “eu acho”. O público precisa ser definido e segmentado a partir de um estudo e pesquisa de mercado. Feito isso, maior são as chances de atingir o maior número clics qualificados e gerar novos leads – novas vendas.

3- Presença online

Hoje em dia, tudo se encontra na internet. Quando alguém pensa em comprar algo, um objeto ou um serviço, mesmo que não venha ser uma compra imediata, ele irá buscar saber o preço dessa aquisição para poder se programar.

Uma pesquisa feita pela consultoria TNS Research International apontou que os brasileiros costumam consultar sites na internet antes de fazer uma compra e comentam suas experiências sobre produtos e serviços.

Segundo o levantamento, 92% dos usuários pesquisam sobre produtos ou serviços em sites de e-commerce ou comparam preços lojas virtuais. Os consumidores buscam conhecer a identidade da marca, saber mais informações e sentir confiança antes de fazer uma compra, além de comentar suas experiências e indicar para outros consumidores. Por isso, é extremamente importante ter uma presença online e consistente, em diferentes canais, para que o consumidor encontre sua empresa na internet. Lembre-se que outras empresas, com o mesmo segmento que o seu já estão presentes na internet. Então não perca tempo e aproveite esse benefício de interação e facilidade que o universo digital oferece.

4- Gerar engajamento

Além de atrair clientes e aumentar as oportunidades de vendas, o digital possibilita às empresas a criarem relacionamentos duradouros com o cliente.

Através comunicação digital o cliente pode interagir com a empresa. Agora a empresa pode oferecer conteúdos relevantes a estes clientes, o que está muito além da publicidade puramente comercial.

Esse relacionamento entre cliente e empresa cria laços e a possibilidade do cliente voltar a comprar com esta empresa e fazer indicação é muito muito maior já que o cliente possui uma referência de compra. A fidelização desse cliente vai depender de como será o relacionamento de pós venda que a empresa terá com ele.

5- Mensuração dos dados

Diferente do Marketing Offline, com o Marketing Digital é possível mensurar os dados e analisar os resultados. Isso ocorre porque o digital nos permite rastrear todos os passos dos clientes, desde um clique em um link do e-mail marketing até a finalização de uma compra na loja virtual.

Isso mesmo, agora você consegue saber exatamente quantas pessoas acessaram sua página, quantas delas compraram e qual foi o retorno dos investimentos em publicidade.

Para isso, diversas métricas são colocadas à disposição pelas redes sociais, pelas plataformas de anúncios (como o Facebook Ads e o Google Adwords) e pelos softwares de análise de dados (como o Google Analytics).

Após o levantamento desses dados, que apenas o digital oferece. É possível transformar esses dados em informação e decidir qual a melhor estratégia a ser tomada.

Conclusão:

Fazer Marketing Digital é extremamente crucial para a sobrevivência de qualquer negócio, independentemente do seu porte. Ter presença online, hoje é essencial para atrair novos clientes para gerar confiança e relacionamento com a marca.


Referências:
https://marketingdeconteudo.com/marketing-digital/
https://resultadosdigitais.com.br/marketing-digital/
https://www.mirago.com.br/marketing-digital/
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/04/mais-de-90-pesquisam-na-web-antes-de-comprar-diz-pesquisa.html


										
									

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.