A importância de manter o Foco no Planejamento de Marketing

Estava preparando uma palestra sobre Foco e Organização Pessoal e, como nossa mente é um turbilhão de diferentes pensamentos, já lembrei do artigo sobre Planejamento Estratégico e Marketing que teria que escrever quando me veio a pergunta: “O que marketing, planejamento, estratégia têm a ver com Foco e Organização Pessoal?” E então, conclui: nada e tudo !!!

Mas, aí você me pergunta: “Como assim?!”

É isso mesmo! Nada, porque ali, naquele momento, eu escrevia sobre ambos no âmbito pessoal, na rotina do dia a dia, nos objetivos pessoais de cada ouvinte da palestra. No entanto, agora falamos sobre foco e organização empresarial.

O significado de Planejar, segundo o Houaiss, já nos diz tudo…

houasis-img

Então, se planejar é elaborar ou organizar um plano ou roteiro, precisamos de muito foco e organização. Primeiramente, para que o planejamento nasça e em seguida para que se desenvolva e possamos atingir as metas estipuladas.

É muito importante para qualquer empresa que queira uma merecida fatia do mercado, satisfazer e encantar seus clientes, independente do tamanho, pequena, média ou grande, pode ser até a empresa de vendas direta de cosméticos, daquela senhora que vende há anos seus produtos via catálogo. Enfim, tamanho não é documento, o que importa é que se tenha um planejamento de marketing, com estratégias traçadas e muito bem elaboradas, flexíveis, mas que sejam seguidas e convergidas para o ponto central do planejamento, atingindo as metas estabelecidas.

* Tríade do Foco:

Segundo Daniel Goleman, uma vida bem vivida exige que dominemos a Tríade do Foco. Mas o que é isso?!

Ele divide o foco em três categorias:

1. Foco Interno – nos coloca em sintonia com nossas intuições, valores, princípios e melhores decisões;

2. Foco no Outro – facilita nossas ligações com as pessoas ao nosso redor;

3. Foco Externo – nos ajuda a navegar pelo mundo que nos rodeia.

Agora se traduzirmos esta Tríade para o mundo empresarial, sem foco, e claro sem um bom planejamento, teremos uma empresa:

1. Desorientada – sem sintonia entre colaboradores de diferentes áreas, sem noção dos seus valores e missão, sem um caminho pra seguir;

2. Desinformada – cega para o mundo dos outros, para a concorrência ou para o mercado como um todo;

3. Será pega de surpresa – estando indiferente ao mundo.

* Dicas para manter o foco, baseado na Tríade do Foco:

1. Conheça a si mesmo

Crie um Planejamento Estratégico para sua empresa, definindo seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Junte sua equipe e comece com um brainstorming e responda perguntas como: onde você quer estar em 1, 5 ou 10 anos? Estabeleça metas atingíveis e flexíveis.

Quando colocamos metas e objetivos para monitorarem nosso cérebro, inconscientemente, ele trabalhará com mais dedicação, porém é importante que o monitoramento seja constante e que as pessoas envolvidas estejam engajadas e focadas.

2. Conheça quem te rodeia

Quem são seus concorrentes, parceiros e principalmente, quem é seu cliente? Conheça suas necessidades, entenda o que o encanta e coloque como foco atingir este encantamento transformando sua marca em sinônimo de comprometimento. Quais são as pessoas que podem te ajudar nessa empreitada de transformação, que podem estar ao seu lado e talvez, que até estejam dentro do mesmo barco de transformação e precisando de um apoio? Veja em que pontos vocês podem ajudar um ao outro ou até em que momento os objetivos de vocês se cruzam e podem seguir juntos. Entenda quais dos objetivos traçados para sua empresa podem influenciar a vida dos que te rodeiam, seja positiva ou negativamente. Encontre parceiros e divida histórias com eles.

3. Evite ser pego de surpresa

Leia e acompanhe os acontecimentos, mostre-se interessado ao que acontece no seu país ou no mundo. Saiba como anda a política e a economia. Não precisa ser um expert, mas seja alguém interessado, conheça diferentes mercados, que podem direta ou indiretamente influenciar seus negócios, isso fará de você uma pessoa interessante e da sua empresa uma organização ligada e atualizada.

Espero que estes rápidos comentários tenham pelo menos aguçado sua curiosidade na busca por mais informações e de criar um Planejamento de Marketing para sua empresa. Se achar que não consegue sozinho, procure um Consultor de Marketing, que certamente terá ideias ótimas para dar. Temos profissionais excelentes e talentosos no mercado.

Se chegou até aqui em sua leitura, agradeço a confiança e espero ter ajudado.

O blog do projeto Implantando Marketing está concorrendo ao Prêmio Top Blog Brasil 2015. Se você curtiu este post, clique aqui e vote!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.