O tema de hoje, é uma daquelas temáticas em que a discussão parece desnecessária, e por isto deixamos passar. Mas, é aí que mora o perigo! Leia com atenção este artigo, fazendo uma reflexão sobre como você está estabelecendo suas relações no trabalho e na vida. Boa leitura!
Relacionamento por instinto
Relacionamento é inerente ao ser humano, é algo que você já nasce fazendo, isto mesmo, o executamos por instinto, ou seja, por impulso ou intuição. O relacionamento começa com nossos pais pela sobrevivência, depois segue na vida, na escola, faculdade, chegando ao mundo do trabalho. Não necessariamente segue está ordem que citei, porém, ele está em todas as fases de nossas vidas. Se não é desempenhado de maneira assertiva, não gera resultados positivos nenhum em qualquer área da vida, e interfere principalmente no desempenho da equipe de trabalho.
Quais os principais fatores que comprometem as relações interpessoais?
No mundo do trabalho atual uma coisa está em evidencia e tem destaque o colaborador que a possui, chama-se: bom relacionamento interpessoal. Com o aumento do conhecimento instrucional no mercado, ou seja, maior número de pessoas treinadas para realizarem uma ou outra função, está ficando escasso. O profissional que transita, e que não só possui a habilidade técnica, mas, também possui a capacidade de se relacionar com as pessoas que o circulam, outros departamentos, fornecedores, e até clientes, já estão na frente neste mercado tão competitivo. Aí está um dos principais problemas que os RH’s estão enfrentando no processo de recrutamento e seleção, encontrar pessoas que estejam dispostas a se relacionar bem com os outros. A distância cultural que estamos adotando, inclusive com a adesão da tecnologia, não ajuda a valorizar a relação com o outro. “Aquecer” esta relação, algo que deveria ser natural, deve ser estimulado, pois, hoje é um diferencial competitivo o profissional que consegue realizar esta “proeza”.
Relacionamento x Engrenagem
A resposta é sim. Entender que a capacidade de realizar uma atividade é aprendida, é um ponto básico. Posso aprender a desmontar e montar um computador, e olhe que eu não tenho habilidade nenhuma com isto. Assim como coisas técnicas, o relacionamento pode ser exercitado, e é de suma importância que este exercício torne-se cultura. Antes de qualquer coisa, enxerguemos as pessoas que nos rodeiam como parte de um todo, ou melhor, vejamos como uma grande engrenagem que dependem uma das outras. Assim como todas as engrenagens precisam de manutenção para funcionar, se relacionar com as pessoas deve ser algo consistente, pessoas, não periódica e por regra, que seja algo que flua, sem se forçar nada.
Fortaleça suas relações interpessoais
A busca pela harmonia no relacionamento interpessoal dentro do mundo do trabalho e na vida pessoal é constante, até porque, diferente das máquinas, as pessoas são seres com sentimentos mútuos, que requerem certa atenção, e trabalhar relacionamento vai além de seguir um roteiro para falar com as pessoas, e distribuir sorrisos, é passar verdade para as pessoas. Para te ajudar a começar ou alavancar suas relações, seguem algumas dicas:
Seja cortês: A educação abre muitas portas, é a base para qualquer relacionamento. As pessoas tem necessidade de “um pouco” de atenção, então dê. Você vai ver o quanto funciona.
Olhe nos olhos: Quem gosta de falar com pessoas que não te olha nos olhos? Pessoas que em uma conversa agem assim, não passam segurança, e isto não ajuda em uma relação.
Escute mais: Pessoas que só falam, passam a impressão que não se importam com o outro. Escutar é quase um dom raro, apreciado por quem sabe usar.
Seja útil: O pior erro em um relacionamento é só querer ser atendido, e quando é solicitado não retribui. Cuidado um dia os favores acabam!
Faça contatos: Não existe relacionamento se não há contato, e ele pode ser realizado de muitas formas. Você pode fazê-lo de várias formas principalmente através das redes sociais, mas, não se contenha com o mundo online, não dispense um bom café, almoço, jantar… Não ache que o isolamento é normal, não faz bem, principalmente, a você.
Respeite as diferenças: A graça nos relacionarmos está nas diferenças de cada um, aprender a aprender com elas é diferencial em um relacionamento, respeitar cada ponto de vista é fundamental, e o outro se sente importante na relação.
Para o relacionamento interpessoal não há “receita”, ou fórmula mágica… Poderia encher de dicas esse artigo e não responder a todos os seus questionamentos sobre o assunto. Então, antes de fechar este material, deixo ainda mais um dica:
“Preste atenção mas pessoas ao seu redor”. Cada um vai te dizer (sem falar nada), como quer se relacionar com você, é só ler as entrelinhas, elas falam tudo.