A Importância do Feedback nos Processos de Comunicação Interna

Uma das principais dificuldades enfrentadas pelas organizações hoje em dia é a falta de feedback ou a ineficiência do mesmo. Muitas vezes, estratégias de comunicação interna são postas em práticas sem que sejam as mais adequadas para os colaboradores da organização e, como resultado, vemos ferramentas obsoletas,recursos desperdiçados e pessoas insatisfeitas. Pensando nisso, esse post tem como objetivo esclarecer o que é feedback e qual sua importância nos processos de comunicação interna. Visa ainda exemplificar como praticar o feedback no ambiente organizacional. Vamos lá?
O que é feedback?
Apalavra feedback traduzida literalmente do inglês significa “comentários”. Na administração, chamamos de feedback o processo de responder ou comentar,informando uma pessoa ou setor sobre nossa percepção em relação a uma ação executada, sua postura ou mesmo seu desempenho. O objetivo do feedback é auxiliar quem o recebe a manter ou buscar procedimentos mais adequados ao alcance dos seus objetivos, maximizando seus resultados.
Quando se fala em feedback, é comum vermos exemplos de sua aplicação no desenvolvimento profissional. Seu conceito é muito atrelado à avaliação de desempenho das pessoas nas organizações. Temos no mercado inúmeros cursos oferecidos por renomadas instituições falando sobre a importância do feedback como instrumento de melhoria no desempenho ou na postura dos colaboradores, mas vemos poucas citações de como buscar esse retorno visando a qualificação dos processos. Na comunicação interna (e em minha opinião em qualquer forma de comunicação), o feedback vem como uma ferramenta crucial para podermos mensurar o alcance das ações propostas.
Como obter um feedback?
Antes de qualquer coisa, é preciso que haja comunicação. Você precisa questionar o seu público diretamente.
Vamos usar um exemplo bem simples para ilustrar o feedback na comunicação interna.Quando criamos uma newsletter interna e começamos a alimentá-la com informações, estamos implementando uma ação de comunicação. Num primeiro momento, por ser novidade, ela tende a ter adesão através da visualização de um grande número de pessoas. No entanto, por falta de conteúdos relevantes ou elementos motivadores o público pode vir a perder o interesse e, embora haja visualização do e-mail (que vai aparecer no relatório de métricas), não houve eficácia no alcance dos objetivos.
Nesse caso, o feedback é importantíssimo. Você pode fazer uma enquete ou simplesmente solicitar aos gerentes dos departamentos que questionem suas equipes. Se a empresa for menor, você pode agir mais informalmente e questionar alguns líderes formadores de opinião sobre o que estão achando da sua newsletter, oque eles gostariam de ver na mesma, o que está faltando para despertar o interesse das pessoas, etc. Outra possibilidade é colocar algum elemento que exija a interação do leitor, nem que seja utilizando uma promoção ou concurso cultural, por exemplo. O importante aqui é obter o feedback do seu público para que sua ferramenta seja efetiva. Caso contrário, você estará investindo tempo e dinheiro em algo que não dará o retorno almejado.
Como lidar com um feedback?
Se o feedback for positivo, é fácil. Você estufa o peito e pensa “somos os melhores!”. O grande desafio do feedback é a possibilidade de ele ser negativo,ou seja, as pessoas não gostam ou não ligam pra ação que está sendo planejada ou foi executada. E você lá, todo empolgado achando que seu projeto ia ser a última bolacha recheada do pacote, não é?
Não desanime! Nesse momento, os profissionais que estão buscando esse feedback precisam ter maturidade para compreender que nem tudo que é pensado pode ser do agrado de todos. As críticas são muito importantes, pois com elas você tem a oportunidade de aprimorar o seu trabalho. O grande ganho é que aos poucos você aumentará sua assertividade, uma vez que você vai conhecendo a cultura da organização e das suas pessoas. 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

6 comments

  1. Tatiane Guest

    >Olá Aline!ótimo tema e texto! A era 2.0 é a era do feedback, gostei muito das explicações.Acho que seria interessante acrescentar também uma parte sobre como dar feedback. Não caberia no seu texto que aborda o lado do emissor da informação, mas pensando como receptores de muitas informações na empresa, acredito que seria interessante falar sobre isso. Eu aprendi a dar feedback com uma coordenadora pedagógica de uma escola de inglês que trabalhei e existe uma forma mais eficiente de dar feedback de forma que quem está recebendo possa apreender melhor o que você tem a repassar. Posso falar sobre isso em um dos meus posts.Grande abraço pra você!

  2. Aline Roque

    >Excelente comentário Tatiane! E com certeza é interessante complementar, pois saber dar feedback é tão importante quanto saber receber. Caso contrário pode parecer pura e simplesmente uma crítica. Vou aguardar o seu post sobre o outro lado do processo de feedback :)

  3. Juliana Nogueira

    >Muito bom seu texto, Aline. O feedback é super importante em vários processos da empresa e não podemos esquecer dele.

  4. Paulo Dias

    Aline Roque
    Boas Tardes para vc

    obrigado pelo conteudo sobre o feedback que encontrei, valeu muito bem para meu trabalho nada de grande, mas valioso em termos de contexto
    valeu muito obrigado
    Aline
    e muita sorte em sua vida
    bjs
    Paulo Alexandre D……… ias rsrsrsrs

  5. Aline Roque

    Obrigada por seu comentário Paulo! Nossa maior realização é saber que o conteúdo que produzimos é útil para as outras pessoas. Sucesso para você também! =)

  6. Roberta Metzner

    Boa tarde!
    Ótimo texto e conteúdo, ainda mais para nós, estudantes de Recursos Humanos em semana de prova!
    Sucesso!