A importância do Follow Up na Assessoria de Imprensa

Rodrigo Gomes

Follow-up

Quem não tem medo de ser importuno, não é mesmo? A princípio, pode ser o caso de quem inicia a carreira como assessor de imprensa. Se já é incômodo pensar que jornalistas estão abarrotados de releases em suas caixas de e-mail, em meio a uma rotina agitada, imagine só, ligar para incomodá-los perguntando se receberam o que você enviou. Porém, não há nada de errado nisto. Na realidade, o Follow Up, quando bem feito, é muito valorizado pelos jornalistas.

PROFISSIONALISMO

Ao telefonar para verificar se o release chegou, o assessor de imprensa consegue estabelecer um contato mais próximo com os jornalistas, se tornando conhecido, estreitando relações, ganhando confiança e mostrando que possui um trabalho de assessoria estruturado e profissional. É fundamental que se tenha um discernimento, sabendo a hora certa de realizar o Follow Up, levando a conversa de maneira leve. Caso o assessor insista muito em vender a pauta, o trabalho deixa de ser assessoria e passa a ser telemarketing, desgastando a relação e credibilidade com os jornalistas.

DESTAQUE-SE

Como mencionado no início do texto, os jornalistas recebem uma infinidade de e-mails em sua caixa eletrônica. Ao realizar o contato por telefone para confirmar o recebimento do release, chama-se a atenção para o assunto em questão. Muitas vezes e-mails retornam ou então, por algum problema, não chegam até as redações, sendo o Follow Up um processo fundamental para garantir que se consiga realizar um bom trabalho. É também, um momento de saber se precisa ser feito algum esclarecimento sobre possíveis dúvidas ou de perguntar se há alguma previsão de publicação.

Conheça bem a mídia em que está entrando em contato e saiba direcionar o assunto para a editoria correta. Dependendo da mídia, a reunião de pauta acontece em horários diferentes. É interessante saber fazer o acompanhamento no horário apropriado às especificidades de cada veículo e editoria.

No Brasil, jornalistas podem atuar como assessores de imprensa. Desta forma, sempre que possível, é interessante que o jornalista conheça, na prática, o trabalho do assessor para compreender qual a melhor maneira de se divulgar uma potencial notícia. Assim, fica claro o que é bom e o que irrita um profissional da área, podendo-se utilizar destes artifícios como mote para melhorar o relacionamento com os jornalistas.

Artigo produzido pela Acesso Comunicação Jr. , empresa júnior de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

1 comment

  1. Pingback: Implantando o Marketing: A importância do Follow Up | Rodrigo gomes pereira