A IMPORTÂNCIA DO MARKETING ESPORTIVO PARA OS CLUBES DE FUTEBOL

Se existe um esporte que mobiliza multidões, inclusive pessoas que não entendem tão bem dele, é o futebol. Esta paixão nacional é capaz de fazer pessoas enfrentarem grandes filas para comprarem ingressos, engarrafamentos para chegar aos estádios e até mesmo suportar o barulho da torcida do início ao fim de uma partida.

Um fato pouco percebido é que, para quem joga futebol, ele é principalmente, um ESPORTE, mas para a grande massa que admira, acompanha e assiste, este esporte é basicamente, ENTRETENIMENTO, assim como, em suas devidas proporções, é o parque de diversões, o cinema ou um show. Isso incentiva os departamentos de marketing dos clubes a promoverem uma melhor gestão de suas marcas, atraindo cada vez mais espectadores para os estádios, sócios para os seus clubes, compras de produtos oficiais e a aquisição de novos torcedores.

É necessário que os profissionais de marketing dos clubes:

– criem campanhas que otimizem o acesso do torcedor ao estádio;

– participem da promoção da qualidade do evento, cuidando, por exemplo, da acomodação no estádio; da forma de transmissão dos jogos (este último depende de outras variáveis); ou participando da contratação/apresentação/exposição de atletas de nome e de qualidade (isso é um dos “ganchos” para trazer mais apreciadores do futebol aos estádios);

– cultivem um melhor relacionamento com a torcida (SAC 2.0, gestão de mídias sociais, atendimento presencial, entre outras atividades que tenha o objetivo de otimizar o relacionamento);

– criem produtos bonitos e de qualidade (camisas dos clubes, outros itens de vestuário, objetos e utensílios em geral) para serem comercializados em pontos estratégicos, que trabalhem uma justa política de preços e potencializem o desejo de investimento dos torcedores;

– consigam expor a marca do clube no maior número de pontos possível, conseguindo uma cobertura visual estratégica em várias praças e posicionando a marca no mercado esportivo (normalmente, os principais clubes do Brasil atuam em vários esportes além do futebol – voleibol, basquetebol, handebol, natação, entre outros).

Enfim, a gestão de marketing esportivo, especialmente no futebol, sempre terá um enorme potencial. Os campeonatos que acontecem anualmente a nível local, regional e nacional, o fato de estarmos na principal nação campeã mundial, a paixão e o apego das torcidas pelos clubes: tudo isso nos leva a crer que os clubes precisam investir cada vez mais em marketing, visto que o crescimento das marcas está diretamente ligado ao que o marketing é capaz de proporcionar.

O que você acha do marketing do clube que você torce/conhece? Conte pra gente!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

1 comment

  1. Marcus Leonidio

    Show de bola o post Douglas.
    Já tive algumas experiências em departamentos de marketing em clubes de futebol e tenho a convicção de que por mais emotivos que sejam os consumidores finais desse “espetáculo”, os torcedores estão cada vez mais racionais no que diz respeito ao investimento neles, ou seja, a tornar-se sócios. Eles querem benefícios, comodidades, dentro e fora de campo, da arquibancada. Querem ver ações criativas, querem ser mimados, tudo isso para que não deixem de pagar com o primeiro sinal de crise. No Brasil podemos listar no máximo 5 clubes que conseguem explorar com maestria esse potencial, se espelhando no velho continente. Entretanto conseguimos vislumbrar uma procura, um crescimento no que diz respeito a profissionalização e, isto já nos deixa bastante esperançosos. Vamos esperar, quem sabe nos tornemos também uma potencia administrativa, da mesma forma que somos dentro das quatro linhas.
    Mais uma vez parabéns!
    Abs