A importância do marketing para pequenas empresas

Como bem sabemos, o marketing tem grande importância nas empresas, já que trabalha para divulgação de determinado produto ou serviço, a fim de torná-lo mais competitivo no mercado. E falar desse tema é chamar a atenção dos empreendedores para a importância de se investir em marketing, mesmo tendo o seu negócio classificado como pequeno ou de médio porte. Sendo negócio, o marketing deve estar presente.

Investir em marketing não é caro para pequenos empresários, apesar de muitos cultivarem esse pensamento, por terem como referência as grandes campanhas de mídia de massa, divulgadas em emissoras de TV, rádio… dentre outros. Nesse caso, se prendem nos grandes orçamentos das multinacionais e essa referência torna o orçamento do pequeno empresário desproporcional, inclusive, às necessidades da empresa dele.. Exemplo – sapataria de bairro, não precisa fazer uma campanha macro, o que chamamos de mídia de massa, nesse caso uma campanha local, ou nas redondezas já será o suficiente para a promoção da loja. Não ficará custoso, atenderá um número segmentado/limitado de clientes, ou seja, deve ser levado em conta o ciclo: tipo de empresa, produto, público-alvo e orçamento disponível.

Esse investimento em marketing volta realmente para a pequena empresa, conforme dados de uma pesquisa publicada na Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, indicando que com um investimento baixo em ações, como divulgar seus pontos fortes, pode-se aumentar cerca de 10% das vendas, já trabalhar o marketing de guerrilha, pode gerar um aumento em torno de 47%. Um exemplo disso é uma empresa de calçados em São Paulo, que durante uma semana, promoveu sua marca por meio de cinco modelos, que passearam pelas ruas próximas as duas lojas da marca carregando sacolas enormes com o logo e calçando os sapatos da nova coleção da grife. O custo total dessa ação foi 10 mil reais. O que representou uma excelente relação custo-benefício, já que as vendas aumentaram e não caíram mais.

Existem várias ações de baixo custo que podem ser implementadas em pequenas empresas e muitas delas o pequeno empresário pode realizar a custo zero: divulgue seus pontos fortes, faça marketing de guerrilha, use as redes sociais (grátis), envie mensagens de texto, faça a sua campanha por e-mail, coloque pequenos vídeos na internet (grátis), pegue carona nas grandes marcas, negociando elas em sua empresa (grátis), divulgue as suas conquistas, leve o público para dentro da empresa (eventos promocionais), apareça nos links patrocinados, anuncie em mídias alternativas (bike marketing, táxi…), invista nas parcerias (grátis), seja seu próprio garoto-propaganda (grátis), facilite a vida dos clientes (aumentando seu mix de produtos), aproveite as datas comemorativas, ouça os clientes antigos (grátis), estimule o boca a boca (grátis), ofereça amostras grátis, dê atenção ao pós-venda (grátis), planeje promoções-relâmpago… mime o cliente, já que todo cliente adora.

Como diz o ditado popular: “a propaganda é a alma do negócio”. Mesmo antiga, essa continua sendo a forma de fazer com que o negócio ganhe vida e sobreviva. Claro que o marketing não se resume à propaganda, há vários outros recursos que se somam. Descubra qual a melhor ação de marketing a ser desenvolvida, de acordo com o seu negócio e invista, pois mesmo em tempos de crise há espaço para crescer.

O blog do projeto Implantando Marketing está concorrendo ao Prêmio Top Blog Brasil 2015. Se você curtiu este post, clique aqui e vote!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.