Da mesma maneira que vibramos quando vemos cases de sucesso nas redes sociais, como o Ponto Frio, que só em 2012, arrecadou 20 milhões em vendas via Facebook e Twitter, os cases de insucesso também aparecem frequentemente, e muitas vezes, deixam claro a falta de planejamento e um dedo do “sobrinho”.
Tanto on quanto off, sabemos o quão importante é o planejamento. E nesse aspecto, alguns itens não podem ficar de fora.
– Quem sou?
Conhecer a história da empresa, missão, valores, produtos, serviços, público e outros detalhes é importantíssimo, pois através dessas informações pode-se começar a alinhar as ideias.
– Onde estou?
Saber como ela é vista pelos clientes e também pela concorrência, quem são seus clientes, quem é a concorrência, e como ela está posicionada, é outro passo importante no planejamento.
– Pra onde vou?
Depois que entendeu-se um pouco mais sobre o cliente, é possível começar a pensar nos objetivos. Quais estratégias serão usadas e como será feito o processo, são alguns dos itens que devem ser discutidos nessa parte.
– Metas e prazos
Estabelecer metas e prazos é uma maneira interessante de avaliar os resultados e observar se é preciso mudar alguma estratégia ou criar algo novo.
Enfim, o planejamento inicial é o momento onde a agencia e a empresa estão “cara a cara”, identificando necessidades e avaliando possibilidades. Depois desse contato e troca de ideias, já é possível começar a colocar a mão na massa.
É interessante frisar que o planejamento é “vivo” e constantemente, precisa ser realimentado e discutido.
Janaina Rehder
Muito bom, Arthur!!!
As vezes estamos tão absorvidos pelas atividades do dia-a-dia que esquecemos que o planejamento é essencial para o sucesso.
Abraços,
Heron Xavier
Arthur.
Planejamento é a base de quase tudo nesta vida. Para as outras, vale a inspiração.
Sds,
Alessandra Alkmim Costa
Boa Arthur! Como disse Heron Xavier, “planejamento é tudo na vida”, não tem como viver sem ele. O sucesso de uma empresa depende dele. Parabéns pelo post. Vou compartilhar no meu face ok? Bjs