A importância do planejamento

Da mesma maneira que vibramos quando vemos cases de sucesso nas redes sociais, como o Ponto Frio, que só em 2012, arrecadou 20 milhões em vendas via Facebook e Twitter, os cases de insucesso também aparecem frequentemente, e muitas vezes, deixam claro a falta de planejamento e um dedo do “sobrinho”.

Tanto on quanto off, sabemos o quão importante é o planejamento. E nesse aspecto, alguns itens não podem ficar de fora.

–  Quem sou?
Conhecer a história da empresa, missão, valores, produtos, serviços, público e outros detalhes é importantíssimo, pois através dessas informações pode-se começar a alinhar as ideias.

– Onde estou?
Saber como ela é vista pelos clientes e também pela concorrência, quem são seus clientes, quem é a concorrência, e como ela está posicionada, é outro passo importante no planejamento.

 – Pra onde vou?
Depois que entendeu-se um pouco mais sobre o cliente, é possível começar a pensar nos objetivos. Quais estratégias serão usadas e como será feito o processo, são alguns dos itens que devem ser discutidos nessa parte.

– Metas e prazos
Estabelecer metas e prazos é uma maneira interessante de avaliar os resultados e observar se é preciso mudar alguma estratégia ou criar algo novo.

 

Enfim, o planejamento inicial é o momento onde a agencia e a empresa estão “cara a cara”, identificando necessidades e avaliando possibilidades.  Depois desse contato e troca de ideias, já é possível começar a colocar a mão na massa.

É interessante frisar que o planejamento é “vivo” e constantemente, precisa ser realimentado e discutido.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 comments

  1. Janaina Rehder

    Muito bom, Arthur!!!
    As vezes estamos tão absorvidos pelas atividades do dia-a-dia que esquecemos que o planejamento é essencial para o sucesso.
    Abraços,

  2. Arthur.

    Planejamento é a base de quase tudo nesta vida. Para as outras, vale a inspiração.

    Sds,

  3. Alessandra Alkmim Costa

    Boa Arthur! Como disse Heron Xavier, “planejamento é tudo na vida”, não tem como viver sem ele. O sucesso de uma empresa depende dele. Parabéns pelo post. Vou compartilhar no meu face ok? Bjs