Merchandising

O merchandising pode ser definido como a área do marketing responsável pela promoção, identificação e ambientação de produtos e serviços nos pontos de venda. Seu objetivo é proporcionar maior visibilidade e atratividade dos produtos, motivando o consumidor a comprar.

É muito importante que o varejista realize estratégias para ganhar a atenção do público alvo de no ponto de venda. Mas criar a estratégia de merchandising pode ser um pouco mais complexo do que parece, já que suas técnicas de planejamento da promoção de um produto podem reunir muitos aspectos para criar uma impressão favorável aos clientes.

Como escolher a melhor estratégia de merchandising:

Para saber qual estratégia de merchandising utilizar é importante saber que cada produto tem seu público alvo, ou seja, nunca se adotará a mesma estratégia para produtos diferentes, e em alguns casos, caso haja mais de 1 linha do produto, deverá ser adotada uma estratégia para cada uma delas.

Abaixo eu separei algumas dicas para que suas ações sejam bem sucedidas:

Exposição visual:

Os produtos devem estar bem posicionados e não deve haver poluição visual, pois se ao entrar na loja o cliente notar o ambiente poluído, como materiais instalados de maneira torta, mal posicionados ou sem harmonia no processo de comunicação, ele poderá sair do estabelecimento sem sequer notar seu produto ou ainda registrando uma experiência negativa com a marca.

Ambiente:

O ambiente deve ser bem iluminado, pois um produto que esteja em um ambiente iluminado atrai o olhar, capta a atenção do cliente e produz uma percepção de valor ainda mais elevado. Muitas vezes ignoramos o que está na penumbra por não conseguir enxergar. A iluminação deve ser utilizada a favor da sua loja. Por essa razão, os diferentes tipos de sistemas de iluminação, devem ser pensados e distribuídos estrategicamente a fim de agregar valor aos produtos. Lembre-se que as repetições podem gerar monotonia, então variar o sistema de iluminação nos diferentes ambientes da loja é uma ótima estratégia para quebrar a mesmice. Trabalhar estrategicamente a iluminação de loja faz toda a diferença no visual dos produtos.

Exposição do produto:

A exposição do produto deve estar a altura do “seu valor”. Não trate um produto que custa R$ 100,00 reais como se ele custasse R$ 5,00. Dessa forma você poderá tirar dele não somente o valor econômico mas, sobretudo, o valor de sedução. É necessário estudar os locais e formas como seus produtos estão sendo sendo expostos para que eles sejam notados pelo cliente potencial.

Esses são os primeiros passos para atrair a atenção do consumidor. Uma boa exposição e o cuidado com o visual merchandising irá valorizar cada produto além de tornar a compra mais prazerosa para o consumidor final.

Fontes de pesquisa:
https://www.tradeforce.com.br/blog/o-que-e-merchandising/
https://economia.estadao.com.br/noticias/releases-ae,5-passos-para-uma-boa-exposicao-dos-seus-produtos-no-ponto-de-venda,70001642523
http://cadacomunicacao.com.br/web/acao-trade-marketing-eficaz/http://hondana.com.br/exemplos-de-trade-marketing/

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.