A Polêmica entre a Comunicação Formal e Informal

A polêmica que envolve a separação entre comunicação formal e informal é um tema que me atrai bastante. Tanto que acabo sempre tratando um pouco desse assunto aqui no blog.

Alguns autores dizem que comunicação formal é aquela que procede da estrutura organizacional. É o conjunto de informações vindas dos veículos institucionais da empresa, possuem um emissor e um receptor, uma mensagem e um meio. Já a comunicação informal é descrita como aquela que surge das relações sociais entre as pessoas e não é demandada pela organização.

Mas qual o limite entre o formal e informal? Até que ponto o formal deixa de existir para dar espaço ao informal? São processos separados ou será que um faz parte do outro?

Quando uma empresa envia um comunicado via e-mail, por exemplo, ela fez uso da comunicação formal, certo? Mas e depois, quando os funcionários recebem esse comunicado? Que processo se inicia aí? Nesses casos, será que a organização, hoje, consegue cumprir intactamente seu papel emissor?

Bom, se tem uma coisa que eu já aprendi é que a comunicação não aceita os extremos, mas sim o meio termo. Se tratando de comunicação 2 + 2 nem sempre é 4. O que funcionou ontem pode não funcionar hoje e voltar a funcionar amanhã.

Comunicação é uma arte, e como toda arte, ela é única. Não tem molde nem padrão.

Existem sim diretrizes que nos dão rumo ao caminho certo, mas há tantas coisas que precisam ser analisadas no contexto peculiar de cada organização, que é impossível criar verdades absolutas que estejam 100% certas em todas as situações.

Por isso que eu amo comunicação! :)

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

5 comments

  1. Evidentemente que dependendo do assunto e de suas consequências, se a comunicação Formal for bem feita, pouca margem sobra para interpretações errôneas na seara Informal. Deve-se tomar o máximo de cuidado para comunicar de forma correta na via formal, para evitar mal-entendidos e desvios informais.
    Transparência, vocabulário adequado, relevância e tudo aquilo que aprendemos nos bancos escolares de Comunicação precisam ser considerado.
    Tema muito sensível, sem sombra de dúvida.

  2. Clayton Alves Cunha

    Creio que a comunicação seja um dos temas mais polêmicos na vida corporativa. A comunicação pode variar entre formal e informal muito em decorrência da cultura da organização e dos profissionais que nelas atuam.
    Pensando na prática, creio que “o seguro morreu de velho” e formalizar a comunicação de projetos e processos seja uma das melhores ferramentas para que os objetivos e resultados corram riscos menores (já dizia o manual PMBOK).
    Mas trata-se realmente de um tema polêmico e sensível!

    Parabéns pelo tema Vanessa!

    []’s Clayton Cunha.

  3. Isabel Gareta

    Excelente Vanessa! creo que como tú dices, la comunicación no acepta extremos, pues por ejemplo, en el social media la comunicación viene en muchas ocasiones de una estructura organizacional pero su tono es bien informal! Esa es mi opinión ;)

    Saludos!

  4. Francisco Serafim

    Tema bem escolhido. É mesmo difícil definir um limite claro entre formal e não formal. Ótimo texto.

  5. Obrigada a todos pelas considerações.
    Os comentários enriquecem o conteúdo dos nossos post.
    Abraços! :)