A sua empresa costuma elaborar um planejamento?

Este artigo é direcionado para empresas que ainda não tem uma verba direcionada para investir em um profissional de marketing. De qualquer forma o seu negócio tem que funcionar a todo vapor! Não é mesmo?

Pois, é preciso vender, atrair novos clientes e, até mesmo, fidelizar os clientes já foram conquistados.

Sabemos que qualquer segmento de empresa tem períodos importantes e estratégicos para explorar. Com isso é necessário observar com calma e também estar pronto na hora da oportunidade. Porém, com a correria do dia a dia o empreendedor acaba não percebendo o quanto isto é importante.

Parar e pensar um pouquinho faz bem para qualquer negócio!

Por isso, deixo aqui dicas bem simples e que não exigem muito investimento, mas que pode fazer toda diferença no resultado do seu faturamento.

Que tal fazer um planejamento das ações de marketing?

Então, vamos lá! ;)

Primeiro passo: se possível faça esse processo no mínimos 3 meses antes do próximo ano iniciar, até porque o planejamento elaborado com antecedência permite que você avalie e, ao mesmo tempo, possa preparar para implantar as ações planejadas.

Segundo passo: pegue um calendário que mostra os 12 meses do ano e que tenha bem identificado os feriados e datas comemorativas.

Terceiro passo: busque também na internet o calendário com a lista de datas comemorativas de modo geral. Tipo assim, o dia do administrador, do empreendedor, da pizza, dia do amigo e por aí vai.

Quarto passo: observe o calendário e marque todas as datas que possam ser importantes para o segmento da sua empresa. Faça o mesmo com o calendário que lista as datas comemorativas.

Quinto passo: pegue uma folha e comece a anotar tudo que você acredita que pode atrair os seus clientes e fidelizar. Você pode anotar de forma bem aleatória!

Sexto passo: faça pesquisa na internet de ações que estão sendo feitas. Isto ajuda estimular a criatividade.

Sétimo passo: dentro da realidade da empresa em cada data que pontuar como importante busque uma forma de chamar atenção do cliente com desconto, brindes e tudo que sua imaginação e segmento permitir.

Oitavo passo: coloque as ações que determinar como importante em um planilha com o que será feito a data do evento e com quanto tempo deverá preparar a ação.

Bom este é um breve esboço de uma montagem simples de um planejamento de marketing sobre como montar ações que podem ser implantadas no seu negócio.

Espero que sirva de referência para você começar a colocar os seus projetos no papel e depois em ação!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.