Este artigo é direcionado para empresas que ainda não tem uma verba direcionada para investir em um profissional de marketing. De qualquer forma o seu negócio tem que funcionar a todo vapor! Não é mesmo?
Pois, é preciso vender, atrair novos clientes e, até mesmo, fidelizar os clientes já foram conquistados.
Sabemos que qualquer segmento de empresa tem períodos importantes e estratégicos para explorar. Com isso é necessário observar com calma e também estar pronto na hora da oportunidade. Porém, com a correria do dia a dia o empreendedor acaba não percebendo o quanto isto é importante.
Parar e pensar um pouquinho faz bem para qualquer negócio!
Por isso, deixo aqui dicas bem simples e que não exigem muito investimento, mas que pode fazer toda diferença no resultado do seu faturamento.
Que tal fazer um planejamento das ações de marketing?
Então, vamos lá! ;)
Primeiro passo: se possível faça esse processo no mínimos 3 meses antes do próximo ano iniciar, até porque o planejamento elaborado com antecedência permite que você avalie e, ao mesmo tempo, possa preparar para implantar as ações planejadas.
Segundo passo: pegue um calendário que mostra os 12 meses do ano e que tenha bem identificado os feriados e datas comemorativas.
Terceiro passo: busque também na internet o calendário com a lista de datas comemorativas de modo geral. Tipo assim, o dia do administrador, do empreendedor, da pizza, dia do amigo e por aí vai.
Quarto passo: observe o calendário e marque todas as datas que possam ser importantes para o segmento da sua empresa. Faça o mesmo com o calendário que lista as datas comemorativas.
Quinto passo: pegue uma folha e comece a anotar tudo que você acredita que pode atrair os seus clientes e fidelizar. Você pode anotar de forma bem aleatória!
Sexto passo: faça pesquisa na internet de ações que estão sendo feitas. Isto ajuda estimular a criatividade.
Sétimo passo: dentro da realidade da empresa em cada data que pontuar como importante busque uma forma de chamar atenção do cliente com desconto, brindes e tudo que sua imaginação e segmento permitir.
Oitavo passo: coloque as ações que determinar como importante em um planilha com o que será feito a data do evento e com quanto tempo deverá preparar a ação.
Bom este é um breve esboço de uma montagem simples de um planejamento de marketing sobre como montar ações que podem ser implantadas no seu negócio.
Espero que sirva de referência para você começar a colocar os seus projetos no papel e depois em ação!