Branded content, também chamado de branded entertainment, advertainment, conteúdo de marca ou marketing de conteúdo são todos os tipos de conteúdo produzidos pelas marcas, com o objetivo de promover o engajmento do público e fortalecer a identidade e os valores de uma marca.
Pode-se dizer que branded content é uma evolução de AFP ( Advertiser Funded Programming) e proporciona ao público experiências com a marca por meio de uma interação direta com o consumidor, dentro de uma linha tênue entre a publicidade tradicional e o entretenimento.
Atualmente, é uma das áreas em maior expansão no mercado. Apesar de muita gente associar o branded content com marketing digital, a produção de conteúdo vai além das fronteiras do mundo virtual, sendo trabalhada em formatos para TV, rádio, games, quadrinhos e eventos.
Mas não é uma tarefa fácil. Para que o conteúdo de uma marca se destaque no meio de tanta informação gerada a cada segundo e traga bons resultados é preciso muito trabalho. Nesse ponto, qualidade e relevância são fundamentais para conquistar alguns minutos de atenção do consumidor.
Por isso, nada de forçar goela abaixo qualquer coisa para o seu público. Conteúdos assim são facilmente esquecidos, passam despercebidos e podem até gerar uma imagem negativa para a marca.
Abaixo, três dicas essenciais para se produzir um bom conteúdo:
Entenda o seu público-alvo:
Pesquise o seu nicho, entenda o que eles buscam, qual o formato adequado para comunicar. Estabeleça parâmetros, como faixa etária, renda, localização para depois definir o tipo de conteúdo e o formato a ser trabalhado. Hoje, há uma grande tendência em focar tudo em redes sociais. Realmente esse é um bom caminho, mas às vezes, os resultados em ações offline podem dar um feedback mais positivo.
Informe, não venda:
Todos os dias somos bombardeados com propostas de venda, seja com anúncios, banners, outdoors, folders, etc. Ao invés de vender diretamente um produto, forneça informações úteis, em um artigo bem escrito, mostre os valores do seu produto sem soar como um discurso de vendas.
Qualidade sim. Quantidade, nem sempre.
A ideia de criar um conteúdo só para manter os parâmetros de atualização nem sempre é favorável. Afinal, opções não faltam para o seu público buscar entretenimento e informação. Existem várias formas de se criar conteúdos ou mesmo aproveitar os já existentes. Descubra o que o seu público quer saber e crie algo de boa qualidade, que chame a atenção.
Priscila Stuani
Jana,
Gostei do texto, principalmente por vc TER demostrado a diferenca entre mkt digital e Branded content.
A venda eh uma consequencia, certo?
janaina
Sim, primeiro, branded content se encaixa em diversos segmentos do marketing e não somente no marketing digital. Com o branded, a vantagem é que o consumidor vai aos poucos se identificando com a marca sem uma publicidade direta de venda.
@AndreVarga
“Informe, não venda”. Excelente conceito! Muito bom. Gostei.
Forte abraço e $uce$$o! :)
Bruna de Alencar
Olá Janaina,
Boa Noite!!
Acredito que o branded content vai chegar com muita força assim que muitos profissionais (não somente do marketing) pararem de apenas jogar técnicas e lábias de vendas.
A identificação da marca é fundamental para que um produto e uma empresa se destaque no mercado! Branded content se bem colocado pode revolucionar!
Abraços,
janaina
Oi André, é essa a ideia. A propaganda direta tem o seu peso e quando aliada com o conceito de branded content se torna muito mais forte.
Abraço
janaina
OLá Bruna, o consumidor hoje está esperto, já conhece bem essas técnicas de vendas. A “sutileza” do branded content tem mostrado excelentes resultados quando o assunto é identificação com a marca e fidelização de clientes. Afinal, a proposta do branded coloca a venda como consequência ao fornecer informações e experiências positivas com o público. O público que está recebendo algum tipo de retorno da marca e não apenas consumindo.
Benedetto
Ótimo post Atilo! O branded content realmente é a maneira melhor para engajar os usuários. Uma boa historia é a base de tudo, é a química que deixa a pessoa ligada ao monitor. The Hire é o exemplo que demonstra que não precisa obrigatoriamente embutir um conteúdo com o logo da marca se quero criar uma ligação entre os dois elementos. Bom se tiver interessado em conhecer outros caso de branded content, também brasileiros, dá uma olhada ao artigo que acabei de publicar ontem no meu blog: http://sambacontent.com/2013/04/26/branded-content-marketing-uma-nova-abordagem-para-gerar-valor/
Abraço
Ben